1 Coríntios 14:34, 35 e a posição da mulher na Igreja

1 Coríntios 14:34, 35 e a posição da mulher na Igreja

Algumas pessoas usam 1 Coríntios 14:34, 35 para dizer que as mulheres não deveriam ter posições de liderança. O que Paulo estava dizendo nesta passagem?

Nesta passagem Paulo afirma claramente que as mulheres devem guardar silêncio na igreja. Se esta proibição for interpretada absolutamente, como alguns o fazem, as mulheres basicamente desapareceriam da igreja. Significaria que elas poderiam proclamar o evangelho para os amigos e familiares, mas sempre que elas fossem à igreja sua liberdade para proclamar a bondade de Deus acabaria. Tal entendimento do papel das mulheres na igreja não é apoiado pela Bíblia.

Através da história Deus usou mulheres em diferentes papéis. Particularmente importante é o fato que profetisas proclamaram suas mensagens para o povo de Deus em público (Ex 15:20; Js 4:4-16; 2 Rs 22:14-20; At 2:17; 21:9). O próprio Paulo reconhecia que uma mulher podia orar e profetizar na igreja; que as mulheres não são estritamente proibidas de falar na igreja. Deus, através dos dons do Espírito, lhes concedeu esse direito e privilégio (1 Co 11:5). A questão é: “O que Paulo queria dizer quando declarou que as mulheres deveriam ficar silentes na igreja?” Devemos manter várias coisas em mente.

1. Tensões durante o culto: Um dos problemas que Paulo teve que enfrentar na igreja em Corinto foi decidir o comportamento apropriado na igreja. Diferentes grupos com diferentes ideias criaram confusão e tensões (e.g., 1 Co 1:10, 11; 14:26). Isto sugere que a fala das mulheres que Paulo proibida estava de alguma maneira contribuindo para esse estado de confusão. Isso é apoiado pelo fato que a fala das mulheres a que Paulo se referia estava relacionada a perguntas que elas estavam fazendo e possivelmente comentários que elas faziam que não contribuíam para a própria ordem na igreja. Isto é indicado pelo fato que Paulo disse-lhes que se elas tivessem perguntas deveriam faze-las para seus maridos em casa.

2. Pregação não é o assunto: A discussão não era se as mulheres deviam pregar ou ocupar posições importantes de liderança na igreja, mas sobre a atitude apropriada na igreja quando instrução estava sendo dada. Proibir as mulheres de pregar ou ensinar na igreja ou de ocupar posições de liderança é abusar deste texto. Paulo estava lidando com uma situação muito específica e estava aconselhando os líderes da igreja como lidar com ela. Ele estava regulamentando a única espécie de fala diretamente mencionada no texto, isto é, fazer perguntas.

3. As mulheres deviam ser instruídas: A advertência de Paulo não negava às mulheres o direito de aprender, mas regulamentava a forma que o aprendizado deveria assumir. Ele declarou que na igreja elas deviam aprender em silêncio, sem falar, submetendo-se à instrução que estava sendo dada. No mundo antigo era indelicado os estudantes interromperem os mestres com perguntas que em alguns casos mostravam sua ignorância sobre o assunto e rompia a experiência de aprendizado. Neste caso Paulo propunha que as mulheres não deveriam atrapalhar o mestre fazendo perguntas que o interrompiam; sua educação também poderia acontecer em casa. Neste local mais privado elas poderiam fazer perguntas a seus maridos e ser instruídas apropriadamente. O fato que era esperado que seus maridos partilhassem seu conhecimento com suas esposas indica que tal conhecimento não era posse exclusiva deles. Em princípio, Paulo estava afirmando o direito que as mulheres tinham de aprender. Este direito de aprender a respeito do evangelho simplesmente não tinha o resultado de aumentar seu conhecimento para seu desempenho pessoal. Ele implica que elas estavam sendo treinadas para ensinarem a outros.

Este texto simplesmente sugere que em algumas das igrejas havia tensões entre as mulheres e seus instrutores. Paulo tentou reprimir essa situação controlando um abuso mas não removendo os privilégios de orar, aprender, e profetizar em público (1 Co 11:5). De fato o verbo Grego sigao, “manter silêncio,” poderia também ser traduzido como “estar silente,” no sentido de não estar falando mais alto. Não deveríamos ler a declaração de Paulo como significando que as mulheres são permanentemente proibidas de falar na igreja. A razão que Paulo deu para seu conselho é que tal conduta era imprópria para mulheres Cristãs na igreja. A igreja não é o lugar para uma pessoa – homem ou mulher – entrar em controvérsias verbais com aqueles que estão no cargo de instruir a congregação. A harmonia Cristã é a regra.

Author:
Anterior A Bíblia, Ellen G. White e o uso da calça comprida feminina
Próximo Qual é a diferença entre perfeição e perfeccionismo?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 441 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Processo de doação de sangue é simples e salva vidas

Doar sangue é uma maneira de ser solidário. Pensando nisso, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, dentro da filosofia do projeto Vida por Vidas, promove duas vezes ao ano uma oportunidade para que os alunos exerçam solidariedade.

Sem categoria 0 Comentários

Como deixar sua mulher mais feliz

Um homem só é completo quando tem uma mulher que é feliz ao seu lado. Por isso, descubra como pequenos atos podem ajuda-lo nesta conquista. 1. Dê Atenção– A sua

Sem categoria 0 Comentários

Viva as Crianças! Proteja as Crianças!

O American College of Pediatricians exorta profissionais de saúde, educadores e legisladores a rejeitar as políticas que condicionam as crianças a aceitarem como normal uma vida de representação química e

6 Comentários

  1. luiz pereira
    julho 09, 13:32 Resposta

    Enrolou.. enrolou… enrolou… e ficou mais enrolado…
    Cumpre o que te mandam fazer, mas não tente engabelar

  2. Luiz Fernando
    maio 06, 23:53 Resposta

    Prezado Prof. Leandro Quadros

    Boa noite

    Estou tentando passar um e-mail para o senhor no campo contato e não estou conseguindo está dando erro.

    Um grande abraço e felicidades
    Luiz

  3. MichaelKiz
    abril 29, 17:47 Resposta

    Млин, спамеры просто достали уже этим своим примитивом!

Deixe seu Comentário