12 segredos para gastar menos no supermercado

12 segredos para gastar menos no supermercado

É possível economizar na hora das compras? Claro que sim! Descubra, na lista, 12 segredos para gastar menos no supermercado.

Se tem uma coisa que ninguém pode cortar das despesas é o tal do supermercado, não é mesmo? Independente do preço dos alimentos, a verdade é que temos que dar um jeito de cortar em outras áreas da vida para as compras de alimentos continuarem cabendo no orçamento.

No entanto, o que pouca gente sabe é que até mesmo no supermercado dá para economizar e sair comprando mais coisas, mesmo pagando menos. Como? É isso que você vai aprender na matéria de hoje.

Como você vai ver hoje, existem segredos e truques muito bons para manter o foco nas compras essenciais e evitar os supérfluos, por mais difícil que isso pareça. Aliás, se você for pensar, são exatamente os “extras”, que não estão em sua lista de compras, que deixam a despesa com o supermercado sempre mais cara.

O problema é que a maioria das pessoas não sabe se planejar na hora das compras e não têm nem ideia que até o ordem que se compra as coisas pode influenciar na conta final. Inclusive, um dos conselhos mais úteis na hora de ir ao supermercado é nunca levar as crianças, como você já deve ter conferido nessa outra matéria; já que elas pedem muito e se cansam rápido daquilo tudo.

Mas as dicas estão longe de terminarem aí. Por isso, fizemos uma seleção esperta, com truques preciosos para comprar tudo que precisa e ainda economizar. Quer ver?

Confira 12 segredos para gastar menos no supermercado:

1. Vá direto ao que é essencial: arroz, feijão, hortifruti.
Dessa forma, quando você for às sessões das “besteiras”, já vai estar cansado e vai querer ir embora rápido.

2. Aprenda a escolher frutas e vegetais
Escolha frutas e vegetais sem manchas, feridas, brotamentos ou rachaduras. Isso indica que eles vão perder mais rápido e estão mais expostos a contaminações. Além disso, vegetais e frutas menores foram menos expostos a agrotóxicos!

3. Compre menos, economize mais
Comprar itens naturais, como frutas e verduras, em grandes quantidades pode significar desperdício. Esses são produtos que perdem rápido, então compre em quantidades menores. O ideal é comprar novas frutas e vegetais todas as semanas.

4. Jamais vá ao supermercado com fome
Você nunca vai conseguir ser objetivo se estiver comprando comida com fome. A tendência é que você gaste mais, especialmente com supérfluos e lanchinhos, e se esqueça das coisas realmente importantes.

5. Tenha a lista no celular
Quantas vezes você já esqueceu ou perdeu a lista de papel? Para evitar isso, tenha a lista de compras no celular, seja no email ou no bloco de notas. Ela funciona como um plano de compras e ajuda você a não se desviar do que realmente precisa ser comprado.

6. Os produtos mais caros estão à altura dos olhos
Se você ter uma olhada geral na prateleira, evitando a linha na altura dos olhos de adultos e crianças, vai encontrar produtos mais em conta e, assim vai conseguir gastar menos no supermercado.

7. Não deixe promoções aleatórias fazer sua cabeça
Você realmente precisa daquele refrigerante da promoção? Ou melhor: será que a promoção compensa mesmo? Antes de sair enchendo o carrinho só porque o produto parece barato, certifique-se de que a promoção compensa mesmo, faça comparações e veja se essa inclusão cabe em seu orçamento da compra.

8. Aproveite as promoções especiais do fim do dia
Alguns estabelecimentos oferecem alguns produtos mais perecíveis, ideais para o lanche da noite, por exemplo, por um preço mais baixo. Normalmente isso acontece porque eles estão próximos à data de vencimento, mas ainda podem ser consumidos. Panificados, laticínios e embutidos são bons exemplos disso.

9. Verifique a data de validade
A dica de cima acaba puxando essa: não compre nada sem antes consultar a data de validade. Isso evita que você tenha que se livrar de um alimento antes mesmo de pensar em consumi-lo.

10. Programas de fidelidade são uma “mão na roda”
Todo mundo tem preguiça de entrar em programas de fidelidade, mas eles podem ser muito úteis se a intenção é gastar menos no supermercado. Você pode conseguir ótimos descontos, além de juntar pontuações para trocar por outros produtos ou milhas.

11. Não compre nada que você não sabe como vai usar
Se você quer gastar menos no supermercado, compre apenas o que você planeja preparar nos dias seguintes. Se não vai usar um produto em uma receita específica, não compre.

12. Fotografe produtos que estiverem muito baratos
Desconfiou do preço? Fotografe o preço do produto na prateleira. Isso vai ajudar você a confirmar se o preço é mesmo real na hora de passá-lo pelo caixa. Caso seja mais caro, você pode desistir da compra o exigir levar o produto pelo menor preço, já que o supermercado o informou errado.

 

Fonte: BuzzFeed

Anterior O que aconteceu com as pessoas que ressuscitaram quando Jesus morreu (Mt 27:51-53)?
Próximo Quem morreu na cruz?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 666 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

FAQ - Dúvidas Frequentes 0 Comentários

Quem é o Arcanjo Miguel?

“Fundamentados nas semelhanças que a Bíblia apresenta entre as características da missão do Arcanjo Miguel com as de Cristo, podemos concordar como outros comentaristas, como João Calvino e Matthew Henry,

FAQ - Dúvidas Frequentes 0 Comentários

O que a Bíblia diz sobre gerenciar as suas finanças?

A Bíblia tem muito a dizer sobre gerenciar finanças. A respeito de pedir emprestado, veja: Provérbios 6:1-5; 20:16; 22:7,26-27 (“O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado

Ética Cristã 38 Comentários

Não seria errado um cristão usar cerveja sem álcool?

O uso ou não da cerveja sem álcool está mais ligado à consciência de cada um não sendo, portanto, um ponto doutrinário que envolva moralidade. Prova disso encontramos, por exemplo,

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comente este artigo!