3 perguntas que você precisa fazer antes de compartilhar um conteúdo

3 perguntas que você precisa fazer antes de compartilhar um conteúdo

Por Nelson Wasiuk e Leandro Quadros


INTRODUÇÃO

Um dos vilões da saúde mental é o grande volume de informação ao qual temos acesso apenas com a ponta do dedo. Para ter uma ideia da enxurrada de informações que inundam nosso cérebro e sobrecarrega nossa mente, trazendo estresse e outras enfermidades psíquicas, apensas uma edição atual de um jornal como o New York Times “contém mais informação do que uma pessoa comum poderia receber durante toda a vida na Inglaterra do século XVII”![1]

Além de nossa saúde ser afetada pelo excesso de informação, somos afetados pela quantidade absurda de conteúdo de baixa qualidade, incluindo os boatos “religiosos” que não trazem crescimento espiritual e não aproximam a pessoa de Jesus Cristo.

Por isso, precisamos ser criteriosos e inteligentes para não ficarmos sobrecarregados, doentes, perdidos e distraídos neste mar de informações. Necessitamos de “faróis” que indiquem o caminho certo na escolha de conteúdo que esteja relacionado com o que é verdade divina (para um conceito de “verdade”, leia João 14:6) e que formem pessoas sábias e capazes de fazer a diferença no mundo.

Quando for comunicar e compartilhar alguma informação religiosa e espiritual em suas redes sociais, sugerimos que faça três perguntas a si mesmo que poderão servir de faróis e ao mesmo tempo lhe nortear, a fim de que faça uso sábio da internet.

Pergunte-se: É um assunto bíblico? Motiva as pessoas a terem mais contato com a Bíblia? Exalta princípios e motiva as pessoas a crescerem?

  1. É UM ASSUNTO BÍBLICO?

O foco sempre deve ser a Bíblia, revelação especial de Deus ao ser humano a respeito de Seu amor e plano de salvação (2Tm 3:16, 17; Jo 17:17; 2Pe 1:19-21). Portanto, se o que você leu (ou estudou) é baseado nas Escrituras, compartilhe!

Antes, tenha certeza de que o conteúdo é realmente bíblico, aprendido através dos métodos corretos de estudo e interpretação da Bíblia. Do contrário, a débil palavra do homem estará sendo compartilhada, não a poderosa e transformadora Palavra de Deus.

Estou (eu, Leandro) preparando um curso sobre interpretação bíblica e pretendo disponibilizar em breve, pois vejo a necessidade urgente de cristãos leigos também usarem as ferramentas hermenêuticas disponíveis, para que saibam como deixar a Bíblia ser sua própria intérprete.

Se você não comunicar algo que realmente seja ensinado pela Bíblia, não estará sendo um agente de Cristo para levar luz à vida dos outros. Portanto, não esqueça: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Is 8:20).

Esse texto mostra que as pessoas só podem ser iluminadas verdadeiramente se tiverem contato com as Escrituras.

  1. MOTIVA AS PESSOAS A TEREM MAIS CONTATO COM A BÍBLIA?

Também os livros apocalípticos da Bíblia – Daniel e Apocalipse – quando devidamente compreendidos, além de trazerem luz para nossa vida (2Pe 1:19), nos ajudam a sabermos em que momento da história nos encontramos: os momentos finais que antecedem a volta de Jesus Cristo (Dn 12:4; Mt 24:14; Lc 21:28). Consequentemente, seremos mais fervorosos e investiremos em nossa relação com Deus, aguardando com alegria o retorno do Senhor (2Pe 3:9-13).

Porém, infelizmente há “interpretações” que fogem do propósito bíblico de exaltar a Cristo como o centro da revelação bíblica e profética (veja Jo 5:46, 47), e que não motivam as pessoas a estudarem de verdade a Bíblia, muito menos a se interessaram pelos livros de Daniel e Apocalipse. Por exemplo:

a) A interpretação de que a soma dos valores numéricos do título latim “Vicarius Fillii Dei” (“Vigário do Filho de Deus”), supostamente presente na tiara papal, dá o 666 de Apocalipse 13:18.

Isso é uma tremenda bobagem por que: (1) o apóstolo João não escreveu o Apocalipse em latim, mas em grego koinê. Que base linguística, exegética e teológica existe para relacionar uma expressão latim com um texto grego? Nenhuma; (2) A gematria (método “hermenêutico” de analisar palavras e atribuir valores numéricos a elas) não fazia parte dos recursos hermenêuticos (interpretativos) dos apóstolos; (3) Mesmo que tenhamos provas históricas de sobra para relacionarmos o papado a Daniel 7 e Apocalipse 13 (os sinceros e devotos irmãos Católicos nada têm a ver com isso), sabe-se que nunca um papa usou em sua tiara o título “Vicarius Fillii Dei”.

b) A ideia de que o jogo de basquete e a cesta estão relacionados a um ritual pagão – uma tremenda barbaridade!

c) A crença de que a celebração do Natal teve origem com Ninrode, um personagem bíblico (Gn 10:8-12) – outro absurdo.

d) A “informação” de que a logo da Volkswagen é “satânico” – nada a ver.

E por aí vai.

Nada disso é bíblico, provável e muito menos verdadeiro. Não podemos adicionar essas espécies de “temperos” (indigestos) à nossa mensagem. Precisamos ensinar a Bíblia como ela é e nos perguntarmos: posso provar biblicamente tal conteúdo que pretendo compartilhar? Ele exalta a pessoa de Cristo e leva os outros a sentirem mais vontade de conhecerem a Deus? Possui algum fundamento histórico e/ou arqueológico?

Nossa mensagem não precisa desses aditivos falsos! Esse tipo de informação infundada e alarmista distrai as pessoas e desvia-as do estudo bíblico sério. Repassando-as, não estaremos sendo instrumentos de Deus para a promoção da verdade, mas veículos do Diabo para desviar a atenção dos outros para aquilo que não possui relevância no conhecimento de Cristo e no preparo para Sua segunda vinda.

O apóstolo Paulo escreveu:

“Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior” (2Tm 2:14-16. Grifos acrescidos).

Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis” (Tt 3:9. Grifo acrescido).

Por sua vez, Ellen G. White advertiu:

“Alguns que, nos tempos de Paulo, ouviam a verdade, levantavam questões que não eram de importância vital, apresentando as ideias e opiniões dos homens, e buscando desviar a mente do mestre das grandes verdades do evangelho, para discussões de doutrinas não essenciais, e solução de disputas sem importância. Paulo sabia que o obreiro de Deus deve ser bastante sábio para descobrir o desígnio do inimigo, e recusar-se a ser desviado. A conversão de almas deve ser a preocupação de seu trabalho; deve pregar a Palavra de Deus, mas evitar disputas. Os ministros de Cristo hoje em dia acham-se no mesmo perigo. Satanás está operando continuamente para desviar-lhes a mente para direções errôneas, de maneira que a verdade perca sua força sobre o coração. E a menos que os pastores e o povo observem a verdade e sejam santificados por ela, permitirão que questões que não têm importância vital lhes ocupem a mente. Isso levará a enganos e disputas; pois inúmeros pontos de discórdia se hão de erguer”.[2]

  1. EXALTA PRINCÍPIOS E MOTIVA AS PESSOAS A CRESCEREM?

Muitos assuntos que não são necessariamente bíblicos podem e devem ser estudados e compartilhados. Filipenses 4:8 é um texto que serve como crivo na hora de escolher um conteúdo a ser transmitido aos outros:

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

Há muitos temas que se enquadram nos princípios desse verso bíblico: artigos ou notícias científicas, dicas de saúde, sugestões de leituras, ensinamentos da área da psicologia, frases e pensamentos de bons filósofos, dicas de empreendedorismo, administração de finanças, administração do tempo, e principalmente do lar. Há tanta coisa útil! Compartilhe!

Não podemos adotar a postura de muitos veículos de comunicação que, para sobreviverem, espalham lixo apenas para “entreter” as massas e anestesiá-las para a realidade da vida. Em hipótese alguma um cristão conhecedor das Escrituras deve contribuir para a promoção da “cultura burra”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Precisamos levar as pessoas à Bíblia para que conheçam a verdade e sejam transformadas. Devemos compartilhar em nossas redes sociais esperança e conteúdo de relevância que inspire os outros a um estudo mais profundo da Palavra, e desperte neles o desejo de se preparar para a volta de Jesus Cristo em glória e majestade (cf. Mt 25:30, 31; Ap 1:7; 22:20).

Até mesmo assuntos que não são bíblicos, porém, verdadeiros, podem servir de pontes para levar as pessoas a Deus e incentivá-las a crescerem e a se tornarem ainda mais úteis à sociedade.

Por tanto, descarte todo tipo de mensagem que não seja bíblica, verdadeira e nem motive os outros a estudar mais a Palavra de Deus.

Não estamos dizendo que você não deva ser bem-humorado! Há coisas legais e engraçadas que podem arrancar boas gargalhadas das pessoas. Compartilhe-as também!

Lembre-se que como cristãos, nossa grande missão deixada por Jesus é: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28:19).

Portanto, precisamos pregar em nossas redes sociais, apresentar a Cristo como o centro da nossa mensagem (1Co 2:1-5) e exaltar aquilo que é bom, verdadeiro, fundamentado, que leva à reflexão profunda e traz conhecimento, cultura e (por que não?) alegria.

Veja mais aqui:

REFERÊNCIAS

[1] Disponível em: http://www.unesp.br/proex/opiniao/veja2.htm (Acessado em 07 de janeiro de 2017).

[2] Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 311, 312. Grifos acrescidos.

Anterior Não seria errado um cristão usar cerveja sem álcool?
Próximo Pequenas Perguntas, Grandes Lições

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 686 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Aconselhamento Espiritual 1Comentários

Existe o “pecado hereditário”?

O assunto de hoje é “pecado hereditário” e responderei uma pergunta que recebi anos atrás. Assista também ao vídeo! Estão acontecendo coisas ruins na família do meu esposo. Na noite

Aconselhamento Espiritual 1Comentários

As Raízes da Violência

As explosões nucleares em Hiroshima e Nagasaki e a destruição das Torres Gêmeas continuam sendo exemplos significativos de violência. Contudo, a violência não se limita somente à guerra e ao

Aconselhamento Espiritual 4 Comentários

O cristão e a política

Desde o nascimento da igreja cristã, estas questões têm sido debatidas vez após vez: Qual é o papel do cristão na política? Pode um membro ou a própria igreja envolver-se

2 Comentários

Deixe seu Comentário