4 Erros Comuns No Preparo do Sermão

4 Erros Comuns No Preparo do Sermão

Há 4 erros que devem ser evitados pelos pregadores e evangelistas que desejam ser usados por Deus para um sermão que leve transformação à vida das pessoas:

#ERRO 1: Escolher o título do sermão primeiro

Isso é fatal porque, segundo os estudiosos, o título é a última coisa a ser produzida. Afinal, quando o título é elaborado primeiro, o orador fica “preso” ao mesmo, e a mensagem não se desenvolve. Só após a mensagem ter sido preparada, o título deve ser elaborado com o intuito de chamar a atenção para o que será dito.

#ERRO 2: Escolher o texto bíblico do sermão primeiro

Na verdade, a primeira coisa a ser feita é definir a real necessidade do público. E, com base nessa necessidade, escolher o texto bíblico que leve a solução da Palavra de Deus. Quando você estuda a Bíblia tendo em mente aquilo que seu público precisa, o Espírito Santo lhe mostrará as porções das Escrituras que Ele pode usar para ajudar os  ouvintes.

#ERRO 3: Não saber extrair do texto bíblico a ideia original do autor inspirado

Para resolver essa dificuldade, o orador precisa aprender a fazer a “Exegese” ou “Interpretação” do texto. Há regras básicas e práticas que podem ser usadas por qualquer pessoa! Uma delas é compreender o propósito específico do autor ao escrever certo livro, evangelho ou epístola. Só assim você “entrará” na mente do autor e entenderá o que,  a quem ele queria dizer e por que ele disse aquilo.

#ERRO 4: Não saber aplicar o texto às necessidades do público

Em sua congregação ou grupo de estudos bíblicos, há pessoas de diferentes faixas etárias. Ouvintes com os mais diversos tipos de problemas e carências. Por isso, é vital que saiba compreender a mensagem central do texto, e aprenda a APLICAR tal ensino à vida do seu público. Só assim o sermão será RELEVANTE e proporcionará mudanças reais.

Quer aprender a evitar esses 4 erros? Então, invista em seu dom espiritual.

Se deseja se tornar um instrumento poderoso nas mãos de Deus para evangelizar, acesse meu site CLICANDO AQUI . Ao acessar, veja como ensino meus alunos a preparem sermões e estudos bíblicos impactantes e relevantes.

===================================================================================

* Ainda não se inscreveu no Seminário Bíblico de Educação Financeira? Não perca tempo! CLIQUE AQUI E SE INSCREVA AGORA

Anterior A Homossexualidade à luz da Bíblia e da Ciência
Próximo Galeria dos defensores da Imortalidade condicional do homem

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 617 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Ética Cristã 7 Comentários

É pecado comer algo vendido em festas juninas?

Nesse ponto a Bíblia equilibra o assunto e agrada a “gregos e troianos”. Apesar de o cristão ser livre para comer ou não um alimento dedicado a um ídolo, não deve usar de sua liberdade para ferir a consciência dos “fracos”. Paulo também afirma que pecar contra a consciência dos irmãos é pecar contra Cristo.

Textos Difíceis 1Comentários

3 dicas para você parar de brincar de ler a Bíblia

Uma das razões pelas quais devemos interpretar a Bíblia é porque, como leitores, tendemos a dar ao texto um significado que não existe nele. Muitas vezes o lemos com nossos

Uma Ferramenta Poderosa para o Marketing Digital ou para o Evangelismo

Você que acompanha meu trabalho sabe que gosto muito de indicar livros para meus seguidores, auxiliando-os no crescimento espiritual e desenvolvimento intelectual. Porém, hoje ?preciso recomendar algo que os ajudará

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comente este artigo!