A criação e o Espírito de Deus

A criação e o Espírito de Deus

Autor: Ángel Manuel Rodríguez

Qual é o significado da declaração: “E o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”
(Gn 1:2)? *
Este texto é a primeira vez em que o Espírito de Deus é mencionado na Bíblia, e Ele é
mencionado no contexto da criação. É difícil saber o significado da declaração que você citou
porque ela não é imediatamente esclarecida. Para entende-la temos apenas a linguagem e seu
contexto. Examinaremos a ambos.

1. O Espírito [Heb. ruach, “vento, “sopro”] de Deus: Embora alguns tenham interpretado
a frase “o Espírito de Deus” aqui como o “vento de Deus” ou como “um vento poderoso,” não
existe razão válida para rejeitar a tradução tradicional. No Velho Testamento a frase Hebraica
sempre significa “o Espírito de Deus.” No Sl 104:30 a presença do Espírito durante a criação é
descrita em termos pessoais como “teu Espírito,” enviado por Deus para operar no mundo
natural. A Bíblia não diz muito a respeito do papel do Espírito no ato divino da criação. O Sl 104:30 identifica o Espírito como o instrumento de Deus para a criação, e para a renovação e preservação da criação. Também sabemos que “pela palavra do Senhor os céus foram feitos, e os corpos celestes, pelo sopro [ruach, “vento,” “espírito,” “sopro”] de sua boca” (Sl 33:6; cf. Jó 26:13). Neste caso Deus cria através da “palavra” e do “sopro/Espírito.” O Novo Testamento identifica a “palavra” com Cristo como a Palavra encarnada de Deus (Jo 1:1-3).

Desde que todos estão envolvidos na criação, e a criação é uma prerrogativa de Deus, Eles são por natureza divinos.

Veja mais do Espírito Santo aqui:

2. O verbo “pairar” (Heb. rakhaph): O verbo rakhaph tem sido traduzido por alguns como
“chocar,” significando que o mundo era uma espécie de ovo cósmico sendo chocado pelo
Espírito. Isto foi baseado em antigas idéias mitológicas. Mas o verbo de qualquer modo não
significa “chocar.” Ele poderia significar “tremer” (Jr 23:9) ou “pairar” Dt 32:1). Em Deuteronômio 32:1 ele é usado para descrever o movimento rápido da águia quando ela voa para apanhar seu filhote que está aprendendo a voar. Ele comunica a ideia de movimento rápido e constante para frente e para trás. Aqui ele indica que o Espírito está ativo na criação em si mesma.

É usualmente declarado que em Gênesis 1 Deus é o Criador transcendental, mas a presença ativa do Espírito na criação fala também de um Deus imanente.

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

3. O Espírito e a criação: Quando olhamos o contexto bíblico imediato e o mais amplo de
nossa passagem, podemos seguramente afirmar várias coisas.
Primeira, desde que o Espírito de Deus em Gênesis é o mesmo Espírito revelado no
restante da Escritura, o que é dito a respeito de Ele em outros lugares poderia ser útil no
entendimento do Seu papel na criação. Sabemos que o Espírito capacita as pessoas, entre outras
coisas, desenvolvendo o potencial delas para a realização de tarefas específicas. Ele está
diretamente envolvido na criação preservando e desenvolvendo seu potencial.
Segunda, podemos também afirmar o óbvio: isto é, que o Espírito estava presente sobre o planeta antes que ele fosse organizado como um habitat humano. Desse modo podemos seguramente indicar que a obra do Espírito está relacionada à obra da criação descrita naquilo
que segue no texto. Em outras palavras, o Espírito de Deus é introduzido no começo da narrativa
2 para indicar que Sua atividade é preparativa para a obra de Deus durante a semana da criação.
Terceira, Deus criou as matérias-primas com um potencial que somente Ele poderia preservar e desenvolver (e.g., Gn 1:11, 24). O potencial da criação não se torna uma realidade por si mesmo, como a evolução teística sugere. A Palavra o torna uma realidade de acordo com a intenção divina.

Qual é no nome do Espírito Santo?

Com estes comentários em mente, permita-me uma sugestão: A presença do Espírito na criação – Sua constante atividade/movimento expressa pelo verbo “pairar” – é o meio através do qual o potencial da criação finita foi preservado e será ativado em combinação com a Palavra criadora de Deus. A Palavra de Deus e o Espírito de Deus trabalharam juntos numa maneira misteriosa para trazer nosso mundo à existência.
*Os textos são da Nova Versão Internacional.

Copyright © Biblical Research Institute General Conference of Seventh-day Adventists®

Anterior Atos 9:7 e Atos 22:9 – Contradição?
Próximo Como Ler Ellen White no Século XXI

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 665 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Bons Debates 2 Comentários

Os 144 mil de Apocalipse representam o número total dos salvos?

A sua pergunta tem sido causa de muita controvérsia pois há muita especulação em torno da definição dos 144.000. Este tema permite uma gama de diferentes interpretações onde muitos torcem

Bons Debates 0 Comentários

O que o Apostolo Paulo quis dizer em I Coríntios 5:5?

Além de estudá-lo juntamente com outros textos de Paulo acerca do estado do homem na morte (I Coríntios 15:23; I Tessalonicenses 4:13-16, etc), temos de analisar I Coríntios 5:5 em

Bons Debates 0 Comentários

A Pessoalidade do Espírito Santo

Um antitrinitariano me escreveu o seguinte: “Gostaria de saber qual o seu entendimento sobre Efésios 4:30, que diz que o Espírito Santo se entristece. Muitos acreditam que, por este motivo,

1 Comentário

  1. Damião Bonfim
    junho 14, 15:03 Resposta

    Embora reconheça que, provavelmente, seja “voto vencido”, Gn 1,2 parece apenas descrever o estágio anterior à intervenção divina na criação, conforme abaixo fundamento.

    Razão por que, apesar de a leitura dogmática contemplar nessa passagem elemento que substancie a ação trinitária na criação, comparando textos em que o Pai (caso de todo o relato do hexameron (os seis dias) da criação) é atestado como Criador; o Filho, especialmente o Novo Testamento (cf. Jo 1,1-3 e Hb 1,3 e Cl 1,16-19), também atestado como partícipe desse processo, e procurar, por isso, descrever a ação do Espírito Santo a partir desse verso (Gn 1,2). E assim completando a tese de que a criação é obra trinitária (concordamos que o seja, mas descordamos que Gn 1,2 tenha esse propósito quanto ao Espírito Santo).

    Observemos que Gn 1,1-2 descreve uma terra SEM FORMA, VAZIA e tomada pela ESCURIDÃO. E nesse quadro de AUSÊNCIA DE VIDA, o vento (não o Espírito Santo), pairava sobre as águas.

    Não há, até esse momento, descrição de atuação divina que ordene o caos em que a terra se encontrava, mas a pura descrição de um caos, atestando que sem a intervenção divina, a terra continuaria no estado de não-vida, em que imperaria o caos ilustrado pela ausência de forma, pelo vazio e pela escuridão; restando apenas o vento que pairaria irrompendo o silêncio de um quadro sombrio.

    De fato, embora se costume traduzir Gn 1,1 como “No princípio criou Deus o céu e a terra”, a idéia subjacente é: no princípio, QUANDO Deus criou o céu e terra”, porque o autor está descrevendo como era a Terra, antes da ação divina: era sem forma, e Deus lhe deu forma; era vazia, e Deus a povoou; era escura, e Deus lhe trouxe luz.

    Ainda que os LXX traduza o termo “Ruah” por ?????? ???? (pneûma theoû = espírito ou vento de Deus), deve-se levar em conta que o termo “ruah” é também utilizando como referência ao vento, do mesmo modo que pneûma o é.

    E nesse caso, parece mais de acordo entender que de fato a intenção seja descrever como era a terra antes da intervenção de Deus (Gn 1,1-2), o qual, segundo a ortodoxia cristã, é unidade de Pessoas – o Pai, o Filho e Espírito Santo –, no que concordamos, porém, não se está discutindo dogmaticamente o ser de Deus, mas o que Ele fez.

    No caso em especifico, o acento recai sobre a ação de Deus, sem que se pretenda descrevê-lo, para realçar como a terra passou a ficar após a ação de Divina (Gn 1,3-30), até que se chega à conclusão: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom…”
    (Gn 1,31).

    Assim, temos: como era a terra (Gn 1,1-2); como “foi ficando” a terra após a intervenção divina (Gn 1,3-30) e como ela ficou, concluída a obra (Gn 1,31) .

    Mesmo, reitero, acreditando ser “voto vencido”, destaco que a força da descrição de Gn 1,2 sobre o vento (não o Espírito Santo) pairar sobre a água é fazer perceber que sem Deus a terra ficaria tal como Gn 1,1-2 a descreve: sem forma, vazia, escura e num silêncio absoluto, realçado pelo barulho do vento que percorreria o vazio escuro de uma terra disforme.

    Para nós cristãos, quando pensamos em Deus como Criador, subentendemos que esse Criador é Pai, Filho e Espírito Santo. De modo que, quando pensamos “Deus” não temos por que excluir qualquer dessas Pessoas Divinas. E quando dizemos “Deus”, implicitamente, já as incluímos.

    Assim, mesmo que reconheçamos que a ruah de Gn 1,2 é pura e simplesmente o vento, não estamos negando que o Espírito Santo (que é Deus) atou na criação, porque Ele é Deus, e como tal, agiu no princípio.

Deixe seu Comentário