Leandro Quadros

A diabólica doutrina do inferno eterno (Parte 2)

Entendendo o termo “para sempre”

“As palavras que se traduzem por “eterno” e “todo o sempre” não significam necessariamente que nunca terão fim. No Novo Testamento, vem do grego aion, ou do adjetivo aionios. É impossível forçar este radicas grego significar sempre um período que não tem fim.

“A palavra aionios, traduzida como “eterno”, “para sempre”, significa literalmente ‘perdurando por um século’”. – “Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia”, vol. V, pág. 512.

“Comentando o texto de Filemom 15, o erudito evangélico H. G. Moule afirmou:

O adjetivo aionios (eterno, para sempre) tende a marcar a duração enquanto a natureza da matéria o permite. E, no uso geral, tem íntima relação com as coisas espirituais. ‘Para sempre’ nesse verso significa permanência de restauração tanto natural como espiritual. Ligado, porém, a Deus, [o termo] significa eterno, para sempre. Também ligado à vida que provém de Deus, significa uma vida de duração sem fim.” – Arnaldo B. Christianini. “Sutilizas do erro”. 2a Edição, pág. 270.

“No grego, a duração de aionios deve sempre se determinar em relação com a natureza da pessoa ou coisa a qual se aplica. Por exemplo, no caso de Tibério César, o adjetivo aionios descreve um período de 23 anos, desde sua ascensão ao trono até sua morte”. – “Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia”, vol. V, pág. 513.

Percebeu? Na Bíblia, o termo “para sempre” pode significar “um tempo sim fim” ou “um tempo específico”. Depende da natureza do objeto (Pessoa) que está ligado à palavra. Se for Deus, o termo “eterno” é eterno mesmo. Se estiver ligado a um ser humano mortal, que não comerá da árvore da vida, significa um tempo de longa ou curta duração (dependendo do grau de castigo que mereça). JAMAIS o termo dá a ideia de que um pecador pode sobreviver eternamente num castigo sem fim.

É importante entendermos a expressão na língua original bíblica e não como é explicada em nossa língua portuguesa (que é de outra cultura, a ocidental).

Uma perversão do caráter de Deus

No início do artigo expliquei que a justiça e amor eternos de Deus estão de mãos dadas. Creio que isso ficou claro de modo que podemos entender que o juízo de Deus é uma manifestação do amor dEle pelas criaturas e pela Verdade.

Uma das atividades do diabo na história é “desvirtuar” o caráter amoroso da Divindade. Nos dias do povo de Israel satanás arrumava meios de apresentar a Deus como carrasco. Os judeus, nos dias de Cristo, não escaparam dessa artimanha do inimigo (Jesus veio também para revelar o caráter do Pai, que era mal compreendido – ver João 14:9, 10 e João 9:1, 2); hoje, os cristãos se encontram mergulhados numa “doutrina” que mostra um Deus que, para satisfazer Sua justiça, precisa de maneira tirana atormentar criaturas que pecaram por alguns anos na mesma proporção que o diabo, o pai do pecado.

Ellen White escreveu de forma inspirada:

“Depois da queda, Satanás ordenou a seus anjos que fizessem um esforço especial a fim de inculcar a crença da imortalidade inerente do homem; e, tendo induzido o povo a receber este erro, deveriam levá-lo a concluir que o pecador viveria em estado de eterna miséria. Agora o príncipe das trevas, operando por meio de seus agentes, representa a Deus como um tirano vingativo, declarando que Ele mergulha no inferno todos os que não Lhe agradam, e faz com que sempre sintam a Sua ira …” – “A fé pela qual eu vivo” (Meditação Matinal de 1959), pág. 208. CD ROM “Obras de Ellen G. White” – Casa Publicadora Brasileira.

Realmente, a ideia da punição eterna a uma criatura nasceu na mente de satanás.

White continua:

“Quão repugnante a todo sentimento de amor e misericórdia, e mesmo ao nosso senso de justiça, é a doutrina de que os ímpios mortos são atormentados com fogo e enxofre num inferno eternamente a arder; que pelos pecados de uma breve vida terrestre sofrerão tortura enquanto Deus existir! Contudo esta doutrina tem sido largamente ensinada, e ainda se acha incorporada em muitos credos da cristandade.” – “O Grande Conflito”, pág. 535.

Se você que é pai e mãe não faria isso a um filho, imagine Deus! (Isaías 49:15)

“Sobre o erro fundamental da imortalidade inerente, repousa a doutrina da consciência na morte, doutrina que, semelhantemente à do tormento eterno, se opõe aos ensinos das Escrituras, aos ditames da razão, e a nossos sentimentos de humanidade. Segundo a crença popular, os remidos no Céu estão a par de tudo que ocorre na Terra, e especialmente da vida dos amigos que deixaram após si. Mas como poderia ser fonte de felicidade para os mortos o saberem das dificuldades dos vivos, testemunhar os pecados cometidos por seus próprios amados, e vê-los suportar todas as tristezas, desapontamentos e angústias da vida? Quanto da bem-aventurança celeste seria fruída pelos que estivessem contemplando seus amigos na Terra? E quão revoltante não é a crença de que, logo que o fôlego deixa o corpo, a alma do impenitente é entregue às chamas do inferno! Em quão profundas angústias deverão mergulhar os que vêem seus amigos passarem à sepultura sem se acharem preparados, para entrar numa eternidade de miséria e pecado! Muitos têm sido arrastados à insanidade por este inquietante pensamento.” – Ibidem, pág. 545.

A doutrina do “tormento eterno” faz mal até para a saúde:

“Satanás é o causador da doença; e o médico está batalhando contra sua obra e poder. A enfermidade da mente reina por toda parte, e noventa por cento das doenças que atacam o ser humano têm aí seu fundamento. Talvez algum vivo distúrbio doméstico esteja, como gangrena, roendo até à própria alma, e enfraquecendo as forças vitais. O remorso pelo pecado aflige por vezes a constituição, e desequilibra a mente. Há, também, doutrinas errôneas, como a de um inferno eternamente a arder e o tormento perpétuo dos ímpios, as quais por darem uma visão exagerada e distorcida do caráter de Deus, têm produzido os mesmos resultados sobre espíritos sensíveis. Os infiéis têm aproveitado ao máximo esses casos infelizes, atribuindo a loucura à religião; isto, porém, é grosseira difamação, a qual deverão enfrentar finalmente. A religião de Cristo, bem longe de causar loucura, é um de seus mais eficazes remédios.” – Conselhos Sobre Saúde, pág. 324.

Conclusão

Longe de dizer que os maus serão aniquilados instantaneamente (se o fossem, não receberiam um castigo merecido – não acha?) ou que sofrerão pela eternidade, a Bíblia ensina que:

1) Cada pessoa será punida proporcionalmente, segundo as obras (Apocalipse 22:12). Uns serão mais castigados. Outros, menos (Lucas 12:47, 48);

2) Depois do castigo, a pessoa será finalmente aniquilada (Malaquias 4:1-3).

Como sempre, a Palavra de Deus é equilibrada em tudo o que ensina!

Estude esse assunto com oração. Avalie os textos que citei e solicite ao programa “Na Mira da Verdade” (namiradaverdade@novotempo.org.br) o estudo completo sobre o tema. Você verá que o Deus da justiça (Gênesis 18:25) também é amor (1 João 4:8, 16) e que jamais Ele poderia secar as lágrimas de nosso rosto se soubéssemos que em algum lugar se encontra em tormentos queridos que tanto amamos. Apocalipse 21:4 não poderia se cumprir.

Um abraço carinhoso,

Leandro Quadros.

“Porque não tenho prazer na morte de ninguém [e muito menos no tormento!], diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei.” Ezequiel 18:32.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

14 respostas

  1. Não entendi! o argumento da bondade divina para não existência do inferno, fica prejudicado quando nós é ensinado que depois de castigado o pecador será aniquilado!

    Uso o mesmo argumento e digo que pais fariam isso com seus filhos?

    Outra coisa… os escrito da Sra White são inspirados? Estão em pé de igualdade com a Bíblia?

  2. O inferno não é eterno mesmo, em algum momento ele será lançado no lago de fogo 🔥.
    Qual a situação daqueles que forem para o lago de fogo, isso eu não tenho certeza ainda..
    Para escapar do inferno é simples.
    Jesus é a porta, o caminho, o Salvador

  3. DEUS é um só, MAS cada um tem o seu:
    Muçulmano, Judeu, Cristão, IASD, JW, Budista, Hinduísta e por aí se segue… e dentro da Cristandade, cada um tem o seu também, vejam: JW, IASD, Mórmon, batista, presbiteriano, Neo-pentecostal, pentecostal, IURD, IIGD, IMPD, IAPTD, AD e por aí se segue…

  4. Pastor Leandro surgiu uma dúvida em mim, o senhor falou nesse vídeo aula 6 sobre apocalipse 22: 2. que é necessário os justos no céu provarem da árvore da vida para sempre manter a vida eterna, minha pergunta é: devemos sempre está provando da árvore da vida no céu para termos vida eterna? ou ao provarmos uma única vez seremos eternos?

  5. Realmente, Hoje Sou grato a DEUS, Pela Rede Novo Tempo de Comunicação, e Seus Programas, Que é um instrumento que liberta, Tendo Como Seu Alvo Jesus Cristo, , , Na Sua inspiração : Sola Scritura, que muito me Ajudou, s Saí do Analfabetismo Teológico, que eu Vivi por mais de duas décadas,Louvado Sen DEUS

  6. ESTOU COM DIFICULDADE DE LHE CONTACTAR, POR ISSO APROVEITO ENVIAR ESSA MENSAGEM…
    Cordiais Saudações PROFESSOR!

    Sou membro da igreja Adventista em Angola, e cá temos muitos problemas em diferenciar doutrina da cultura e um dos grandes problemas tem haver com 1 Pedro 3 A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas.
    1 Pedro 3:3 e 1 Timóteo 2 : Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
    1 Timóteo 2:9 e a grande questão aqui é o assunto sobre tranças. Uns acreditam que as mulheres podem trançar, usar pirucas, tiçagens e outras aplicações de cabelos, e a maioria crê que é um pecado grave, e eu estou dirigindo um salão em minha terra Natal, tenho estado a lutar com esses textos e eu tenho uma posição de que tudo que é feito com modéstia (Simplicidade) n ´e pecado, mas há uma guerra grande entre nós. Por favor ajuda-nos.
    Outra questão que temos é saber se Ellen white usou pirucas?

  7. Mt25.46/Mt25.41/Isaías 33.14/AP 20.15/Ap14.9,10/Mt3.12/2 Pedro2.4/Lc16.23/Sl9.17/pv9.18/Pv27.20/pv23.14/Os 13.14/Mt5.22-29/MT10.28/Mt11.23/Mt16.18/Mt18.9/Lc10.15/Tg3.6/Ap1.18/AP 20.14- essas são algumas referências bíblicas falando sobre inferno, e vcs ainda dizem que não existe! Amados oro pra que Espírito Santo fale ais vossos corações. Se não existe inferno , o Senhor Jesus morreu em vão. Ele não só veio livrar o homem do pecado, mas da condenação eterna.

  8. Quando Deus disse q iria queimar as cidades de Sodoma e Gomorra com fogo eterno, era até o fogo consumir toda a cidade, o “inferno eterno” é a mesma coisa, não vai durar para sempre, apenas por um período de tempo e irá acabar, se fosse “eterno”, as cidades de Sodoma e Gomorra iriam estar queimando até os dias de hoje. Abraços

  9. Olá, professor – tenho acompanhado seus vídeos e seminários, e compartilho muito, inclusive na página da minha Igreja (IASD GRUPO LUTZ – Santo Ângelo/RS). Só não fiquei contente com o Na Mira acontecer às 9 horas da manhã; dificilmente a “vida começa a essa hora”. Ainda bem que temos as reprises.

    Esse assunto (salvação) ainda está confuso para mim: Jesus nos salvou, certo? Como é certo que não nos salvamos pelas obras. Então por que Jesus disse: “aquele que perseverar até o fim será salvo”. Perseverar no que, se as obras não me salvam?
    Outra coisa que me intriga e assusta: É certo que somos pecadores, entendo, e vivemos pecando, mesmo não querendo. Então Porque que, em Hebreus 6, está afirmando que “aquele que provou do poder do Espírito Santo e cai, não terá mais como ser levado ao arrependimento”?

  10. Zezene

    Na verdade o mesmo argumento que você usou o Prof.Leandro Quadros pode argumentar que ele segue o que Jesus deixou para ser escrito. Na verdade é a sua interpretação pode ser também o que você aprendeu em uma tradição e segue até hoje. Então a Bíblia não é clara e depende do entendimentor de cada um.

  11. A Bíblia não é clara nesse assunto. Os aniquiquilacionistas proporcionalistas podem argumentar que Jesus veio salvar da condenação proporcionalista.

  12. Caro Pastor, eu o conheço através da mídia e sei sobre a doutrina a qual você segue.
    Assim como você, eu também conheço a Bíblia e a sigo conforme o que Jesus deixou
    para que fosse escrito, e dizer que o inferno não é eterno, isso sim, é uma obra do
    diabo, pois, o próprio Jesus falou e por várias vezes sobre esse tema. E mais, se esse
    lugar não é eterno, então Ele veio nos salvar do quê, e para quê? Ah, me poupe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes