A Natureza Humana de Cristo

A Natureza Humana de Cristo

A Igreja Adventista tem uma posição tomada em relação à natureza humana de Cristo?

Por décadas, os adventistas têm debatido sobre a natureza humana de Jesus, sem resolver a diversidade de posições que caracterizam o debate. Sou grato por não ter pedido minha opinião pessoal, mas pelo que a igreja tem em relação a essa questão. A igreja respondeu sua pergunta de maneira tangencial. Mostrarei a posição e por que, na minha opinião, a igreja está certa.

1. Posição oficial da igreja: Por “posição oficial da igreja” quero dizer uma compreensão específica de uma questão doutrinal, votada em consenso pelos representantes da igreja mundial em uma sessão da Conferência Geral. Quanto à sua pergunta, a declaração da igreja das Doutrinas Fundamentais é útil, pois resume o que a igreja considera verdades bíblicas em todo o mundo. Deixe-me citar algumas declarações relacionadas à sua preocupação: “Deus, o Filho eterno encarnou-se em Jesus Cristo [João 1: 1-3, 14] […] Sendo para sempre verdadeiramente Deus, ele também se tornou verdadeiramente homem, em Jesus Cristo [Heb. 02:14] […] viveu e experimentou a tentação como ser humano, mas exemplificou perfeitamente a justiça e o amor de Deus [Heb. 04:15] “(crenças fundamentais da Igreja Adventista, No. 4) . Em seu infinito amor e misericórdia, Deus “àquele que não conheceu pecado, nos fez pecar por nós” (2 Co 5:21).

Estas declarações testificam que, em primeiro lugar, Jesus é divino; segundo, que se tornou o que não tinha sido antes: verdadeiramente humano; e, terceiro, que ele estava sem pecado, mesmo quando enfrentava tentações severas. Podemos fazer essas afirmações sem hesitação, porque é isso que a Bíblia claramente ensina sobre o Filho de Deus. Contudo, a igreja, sabiamente, não elucidou, em uma declaração doutrinária, a essência específica da natureza humana de Jesus.

2. O mistério da encarnação: O que aconteceu dentro do útero de Maria é algo desconhecido para os seres humanos. Devemos estar mais do que dispostos a reconhecer que a encarnação do Filho de Deus escapa ao nosso entendimento. A encarnação é, precisamente, a união do divino e do humano na condição da carne humana. Embora as duas naturezas permaneçam distintas, o que aconteceu não foi que o divino habitasse no humano, mas uma encarnação real. Este é o evento mais misterioso da história do universo que as criaturas inteligentes de Deus conheceram e está além de sua capacidade intelectual. É uma singularidade genuína no cosmos; É provavelmente por esta razão que Deus levou a igreja a afirmar apenas o que a Bíblia afirma de forma inequívoca, sem tentar especular sobre o evento em si e o que aconteceu no momento em que as duas naturezas estavam unidas no ventre de Maria .

3. Desafio para estudar: O fato de que a encarnação do Filho de Deus é um mistério não deve nos desencorajar de explorá-lo para obter sua melhor compreensão. Dado que o estudo do assunto nos levará toda a eternidade, seria desejável – até mesmo necessário – começar a estudá-lo a partir de agora. No entanto, a profundidade desse tema sagrado deve nos levar a reconhecer que nossas posições são sempre limitadas e que nossas pretensões do que entendemos devem ser caracterizadas pela humildade. O significado deste evento magnífico é que Deus veio habitar entre nós, revelando-nos sua glória, sua graça e sua verdade (João 1:14); Jesus “é a imagem do Deus invisível” (Cl 1:15). A encarnação não ocorreu para estimular o debate teológico entre os crentes, mas para permitir que o Filho de Deus morreu por nós e livrar “a todos aqueles que, com medo da morte, estavam toda a vida sujeitos à servidão” (Heb. 2:15). A contemplação da encarnação do Salvador deve nos levar a imitar seu amor desinteressado em espírito de humildade (Fp 2: 1-5).

Qualquer tentativa de definir a natureza humana de Cristo é uma exploração do mistério da encarnação, e deve ser abordada com reverência e com a consciência de que não há lugar para o orgulho humano e para condenar atitudes. A igreja permitiu a diversidade de opiniões sobre este assunto e encoraja seu estudo, mas rejeita tentativas de impor nossas idéias pessoais aos outros. Esforços para obrigar os outros a adotar uma compreensão particular da natureza humana de Cristo geralmente causam turbulências, divisões e atitudes anticristãs nas congregações locais. A exploração deste tema deve motivar a unidade, o amor e a fé dos cristãos.

Anterior Confiando em mentiras
Próximo Satanás nunca reconhecerá seus pecados?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 520 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 0 Comentários

REFUTAÇÃO: Achados arqueológicos desafiam a vontade de Deus

Análises de DNA de corpos encontrados no Líbano mostram que cananeus, ao contrário do que pediu Deus, não foram exterminados

Apologética Cristã 0 Comentários

o Domingo não deveria ser o dia de guarda?

Sendo que Cristo ressuscitou no domingo, não deveria este ser o dia de guarda para todos os cristãos? *Alberto R. TimmA maioria dos observadores do domingo tenta justificar essa prática

Apologética Cristã 0 Comentários

A Abominação desoladora

Este artigo examina a frase “A abominação desoladora” encontrada em Daniel. Lida com a profanação da adoração a Deus através do estabelecimento de uma nova forma de adoração.

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comente este artigo!