“Adventista? Jamais”

“Adventista? Jamais”

Um internauta com o pseudônimo “Adventista? Jamais” fez a seguinte afirmação:

“Você diz usar a Bíblia como sua única regra de fé pratica não é? Então me mostre onde está escrito NA BIBLIA que a igreja adventista é a única verdadeira e as outras são falsas!

“Garanto que você nunca ira me responder, sabe por quê? “Porque isso não existe na Bíblia. Os adventistas têm o dom de inventar historias por isso JAMAIS SEREI UM DE VCS pelo simples fato de não querer viver na mentira. Jamais serei adventista…

Não julgo a sinceridade dele, pois, em outro comentário vi ser ele uma pessoa acessível. O que questiono é o tipo de “fonte” de onde ele tirou tamanha barbaridade.

Respondo sem medo de errar: Não há base bíblica para afirmar que só a Igreja Adventista é verdadeira. Nunca ensinamos isso por que não temos dúvidas de que é parte do plano Divino para a evangelização do mundo usar todas as religiões que exaltam a Cristo. Mesmo que tenhamos nossas doutrinas distintivas e a convicção de que um dia o povo de Deus sairá da babilônia espiritual (confusão religiosa – Apocalipse 18:4), não negamos que cada instituição religiosa foi usada por Deus para trazer de volta verdades bíblicas que foram esquecidas no período medieval:

a) Com o Luteranismo aprendemos que o perdão é pela fé em Jesus;

b) Com o Metodismo, que a graça de Deus não anula a Lei da experiência Cristã. Também, a importância da doutrina da Trindade;

c) Como os Anabatistas aprofundamos nossa compreensão sobre a importância da Liberdade Religiosa;

d) Com os irmãos Batistas, vimos o significado do batismo bíblico – por imersão;

e) Com os Batistas do Sétimo Dia, nossos pioneiros descobriram a verdade de que o Sábado é o dia de adoração;

f) Com os carismáticos vimos mais de perto como devem ter destaque na vida do crente os dons espirituais.

Poderia citar muitas outras denominações, mas, o espaço não permite por que quero disponibilizar outras informações.

O que os Adventistas do Sétimo Dia fizeram foi reunir essas doutrinas bíblicas (muitas delas redescobertas antes, pelos reformadores), sistematizá-las e contextualizá-las no Grande Conflito entre o bem e o mal. E, para ajudar todas as pessoas – cristãs ou não – a terem uma visão do todo da Bíblia, Deus nos chamou para pregarmos sobre a Segunda Vinda Visível de Cristo a esse mundo (Mateus 24:30,31; Tito 2:13; Apocalipse 1:7) as Três Mensagens de Apocalipse 14:6-12, que são os três últimos recados Divinos a uma humanidade rebelde.
Portanto, não nos consideramos os “donos da verdade”.

A POSIÇÃO OFICIAL DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

Gostaria de repartir com cada internauta – e especialmente com o “Adventista? Jamais” – o posicionamento da Igreja Adventista sobre o relacionamento dela com as demais religiões cristãs. Não me aterei aos muitos textos no momento por que o presente artigo tem o objetivo de esclarecer nossa visão bíblica baseada em bibliografias fidedignas.

Na Declaração de Relacionamento com Outras Sociedades (Edição de 1999-2000), entre muitas outras afirmações importantes encontramos:

Reconhecemos como parte do plano divino para a evangelização do mundo todas as corporações que exaltam a Cristo ante os homens, e temos em alta estima os homens e mulheres cristãos de outras comunhões religiosas que se empenham em ganhar pessoas para Cristo.

“Como nas gerações passadas, na providência de Deus e conforme o desenvolvimento histórico de Sua obra em favor dos homens, têm surgido corporações denominações e movimentos religiosos para dar ênfase especial a diferentes aspectos da verdade evangélica…” Citado em Questões sobre Doutrina. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2008, p.p. 425, 426.

Manual da Igreja (Edição de 2005), p. 13: “A Igreja universal [aqui não se refere à igreja do Bispo Macedo, mas, a todos os filhos de Deus, que se encontram também na igreja dele] se compõe de todosos que verdadeiramente creem em Cristo…”

Livro Nisto Cremos (que contém as nossas 28 crenças fundamentais). 2003, p. 199:

“A igreja invisível, também conhecida como igreja universal, é composta dos filhos de Deus em todo o mundo. Inclui os crentes que estão dentro da Igreja visível e muitos outros que, embora não pertencendo à Igreja visível, têm seguido a luz que Cristo lhes concedeu (João 1:9). Este último grupo inclui aqueles que jamais tiveram a oportunidade de aprender a respeito de Jesus Cristo, mas que têm respondido ao Espírito Santo e têm procedido “por natureza, de acordo com a lei” (Rom. 2:14). A existência da Igreja invisível demonstra que a adoração a Deus é, no mais elevado sentido, espiritual. Jesus expôs nestas palavras a questão: “Vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para Seus adoradores” (João 4:23).

“Tendo em vista a natureza espiritual da adoração, os seres humanos não são capazes de calcular exatamente quem constitui e quem não constitui parte da Igreja de Deus.

“Por intermédio do Espírito Santo, Deus conduz Seu povo da Igreja invisível para uma união com Sua Igreja visível. “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a Mim Me convém conduzi-las; elas ouvirão a Minha voz; então haverá um rebanho e um Pastor” (João 10:16).”

Ellen White: Deus tem pedras preciosas em todas as igrejas, e não devemos fazer denúncias impetuosas do professo mundo religioso.” The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 4, pág. 1.184.

O Senhor tem Seus representantes em todas as igrejas. As especiais verdades probantes para estes últimos dias não foram apresentadas a essas pessoas de tal modo que trouxessem convicção ao coração e à mente; por isso, ao rejeitar a luz, elas não romperam sua ligação com Deus”. Testimonies, vol. 6, págs. 70 e 71.

“Entre eles [os católicos] existem muitos que são conscienciosíssimos cristãos, que andam em toda a luz que sobre eles brilha, e Deus operará em seu favor.” Obreiros Evangélicos, pág. 329.

Depois de ler tais informações oficiais, uma pessoa tem que ser muito fundamentalista para dar crédito mais aos sentimentos de preconceito do que a fatos documentados.

CONCLUSÕES

1) Esse nosso amigo e muitos outros precisam ir a fontes primárias para não afirmarem coisas sem cabimento. Jamais deveriam acusar os adventistas de algo sem ler nossa literatura ou entrevistar um líder da igreja.

2) Os adventistas não se consideram os donos da verdade. Cremos que temos uma mensagem especial, mas, isso em nada diminui o valor dos demais cristãos ou nega o chamado que Deus fez a eles para exaltar a Pessoa Divina de Jesus.

3) Quem fizer uma pesquisa imparcial sobre os adventistas não cairá no erro refletir ideias de quem nada conhece sobre nossas doutrinas e origem denominacional.

Estou à disposição para maiores esclarecimentos.

Um abraço,

Leandro Quadros.

 

Veja mais aqui:

Veja como lidar com escarnecedores:

 

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

Anterior Como agir em um debate
Próximo Precisamos nos levantar contra a hegemonia evolucionista nas escolas

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 697 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 0 Comentários

A Bíblia proíbe o uso de jóias em 1 Pedro 3:3, 4?

É verdade que 1 Pedro 3:3, 4 deveria ser traduzida “Sua beleza não deve vir tanto do adorno exterior… mas ao contrário ela deve ser aquela do seu eu interior”?

Sem categoria 0 Comentários

O que a Bíblia diz sobre o julgamento?

Ter consciência de que um dia haverá um acerto de contas no tribunal divino, certamente nos ajuda a viver de forma correta em relação com Deus e com o próximo.

Apologética Cristã 1Comentários

O pensamento hebraico comparado ao grego

Adotar uma perspectiva hebraica das Escrituras ajuda a entender o pensamento dos autores bíblicos? Na Antiguidade, dentre as várias cosmovisões existentes, duas, em especial, se destacavam. Grécia e Israel tinham

13 Comentários

  1. Nanny Lopes
    maio 03, 21:21 Resposta

    Vocês deveriam estudar mais a Bíblia, ela se explica por si só.
    Caro amigo aí acima, não se inspire nos exemplos de erros de homens, eles são iguais a você e eu; imperfeitos, seja imitador de Jesus.
    Eu nunca li tantos absurdos sobre os adventistas e sua sãs doutrinas, como agora, lendo alguns comentários sem fundamento, típico de quem não conhece a verdade ou não se firmou na mesma.
    Ao invés de mímimi, usem todo esse potencial na língua, para pregar o evangelho e não para criticar quem o faz.
    Feliz sábado a todos!
    Ah! Não sou adventista, mas sei.

  2. hildassy
    maio 02, 18:59 Resposta

    resonnder w wxpicar e dificil, mais dificil ainda outras pessoas concordarem, irmaos alguns transformam em contenda a palavra, nas lembresem tem ouvido, mas nao ouvi tem nariz , mas cheira, tem pes mas nao andam
    pq e tao dificil as essoa estudarem sobre outras religioes, teologia e nao entenderem, entao pra se chamre de irmaos.
    primeiro antes de atirar a primeira pedra estudem a funda a religiao, cada uma a historia e a biblia,
    cada um de nos somos a igreja, com olhos abertos, ouvido , mente e coraçao.
    nem todo mundo e igual em qualquer igreja existem roblematicos entao nao vamos nos ater naquela o naquela outra ou membros com problemas, jesus julga e nos deveriamos ajudr os problematicos no caminho a ser seguido sem cruxifizar isso e do assado.
    agora a todos a ajudarem o dessa ou daquele templo a unir e fazer algo , isso sim somos ristaos.
    quando dizemos nunca seremos e pq nunca fomes de jesus pq cda templo com portas e um so.
    desculpem a ortografia

    lembrando templo nao deve pedir casa, transporte de ninguem como oferta a deus, pq ele ja tem

  3. Ione
    maio 02, 15:54 Resposta

    Olá, tudo bem? Como a igreja adventista se posiciona sobre Lucas 14:1-5? É apenas uma curiosidade, já que não encontrei respostas onde procurei. Em vídeos de ministros da palavra no youtube, buscas no google etc. Muito obrigada!

    • Vitor Barros
      maio 02, 16:03 Resposta

      Graça e paz, irmã.
      O próprio texto apresenta a verdade, que eu, como adventista, a minha família, e acredito que a minha igreja prega.
      Jesus perguntou: “É lícito curar no sábado?”
      Os líderes se calaram.
      E Jesus, o que fez??!? Além de curar o homem, nos deixou uma lição que está acima de qualquer legalismo. Ao efetuar a cura no dia do Senhor, Jesus mostrou que amar ao próximo e suprir as suas necessidades, bem como aliviar-lhe o sofrimento é lícito de se fazer no dia de sábado.

  4. Sigo a palavra de Deus por meio da Bíblia. Os Adventistas seguem ensinamentos de Ellen G White, como sua grande profeta. Essa profetisa já previu o fim do mundo em várias ocasiões…
    Os adventistas seguem partes do VT, em leis dadas aos hebreus como se fossem para eles…Quer uma prova? Não comem carne de porco porque está escrito em Levítico 11. Mas se vc voltar ao iníciodo Levítico, prestam atenção para saberem a quem foram dadas as ordens….Jesus afirmou que nada é impuro para nós!

    • Vitor Barros
      maio 02, 15:54 Resposta

      Queria ver aonde foi que Jesus afirmou isso. Ajudaria colocar aqui as referências pra enriquecer a discussão.
      Sobre Ellen White, dos muitos livros dela que já li, não vi NENHUMA previsão sobre o fim do mundo.
      O irmão fez duas afirmações sem apresentar uma referência sequer, mesmo depois de ler (acredito que tenha lido) uma postagem que apresentou informações lastreadas em diversas referências. Não importa nesse erro! Afirme e apresente a justificativa da data afirmação.

  5. Sou da igreja Assembleia De Deus , e gosto muito dos ensinamentos Adventista, mas a verdade é que cada denominação puxa a sardinha para o seu próprio lado, cada um diz que a sua igreja é que prega e ensina a verdade,e sempre tentam convencer as pessoas para mudarem para sua igreja,inclusive a Adventista, todas, ou quase todas nos mandam ler a bíblia e pedir orientação ao Espírito Santo , sempre achando que a orientação será a favor da sua denominação, quando na verdade , nem deveria ter denominações, mas somente a igreja viva, imitadores de Cristo, que pregavam por amor as almas .

  6. Bonnechance
    agosto 03, 14:54 Resposta

    Realmente um e outro membro podem tecer essas palavras de que os Adventistas são os unicos mas como Prf. Leandro bem disse, essas opinioes não reflectem a posição oficial da igreja!

  7. Luiz
    junho 05, 15:05 Resposta

    A ideia que só existe uma e somente única Igreja verdadeira é bíblico pois Jesus só pregou uma e somente uma doutrina se entendermos que em Mateus 16:18 Jesus é a petra logicamente a Santa Igreja está alicercada sobre a Rocha que é Cristo com uma única Doutrina um só batismo e uma só fé. Um crente achar que só a denominação dele é correta biblicamente é correto pois se um crente segue uma doutrina em uma denominação é bem lógico crer que essa pessoa creia que a denominação que ela segue se baseia e tem a Verdade Total e Absoluta.

  8. Ilzo
    outubro 28, 22:29 Resposta

    Infelizmente a igreja esta dando desculpas ma’s esta participando De reunioes ecumenicas Que pena

  9. Angela
    outubro 26, 13:16 Resposta

    É Leandro, vc generalizou os adventistas. Porque não são todos iguais. E tem visões distorcidas da mensagem essencial. Eu já ouvi num culto de escola sabatina de um membro,que a única igreja verdadeira é a adventista. Então, não tiro a razão deste jovem. Generalizar é muito fácil para defesa. Te aconselho a visitar suas Igrejas. Você sabe muito bem do que falo.

Deixe seu Comentário