Leandro Quadros

As crianças fazem parte do nosso processo de cura emocional

“Mas Jesus lhes ordenou: deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, pois, o Reino dos céus pertence aos que se tornam semelhantes a elas”.
(Mateus 19:14, na versão King James Atualizada)

Nossas filhas têm a capacidade de me fazer voltar a ser criança e, consequentemente, ajudam-me a desacelerar a mente.

Tenho sérias dificuldades de ficar sem fazer nada. Estou sempre lendo, escrevendo, estudando, e passo muito tempo no mundo das ideias. Melhorei muito depois das psicoterapias e quando decidi fazer exercícios mais regularmente.

Porém, Yasmin (6 anos) e Lavínia (1 ano) conseguem – melhor que os medicamentos que uso (não se culpe quando precisar de medicamentos) – tirar-me do meu mundo mental ansioso e acelerado, e me colocarem no mundinho de paz do qual elas fazem parte.

Portanto, só minhas filhas podem fazer que um gaúcho (macho, obviamente) como eu brinque de bonecas J Veja o diálogo de Yasmin comigo:

– Papai, vamos brincar que essas duas bonecas são suas filhas e eu, a médica. Elas caíram da cama, quebraram alguns ossos e você trará elas ao meu consultório.

Peguei as duas bonecas, saí da sala e retornei à sala (consultório):

– Dra. Yasmin: estou muito preocupado porque minhas filhas caíram da cama. Por favor, me ajude!

Com um tom sério, Yasmin pegou o “estetoscópio” e disse:

– Bom, o coração delas está batendo.

– Ufa, que bom! – Respondi.

– As orelhas estão com poeira porque elas caíram da cama e bateram a cara. Vou tirar a poeira.

– Que ótimo! – Exclamei.

– Agora você levará elas para casa (detalhe: as duas “filhas” foram amarradas e imobilizadas juntas) e passará um pano gelado nelas. Depois de quatro dias, traga-as aqui novamente para eu ver se elas melhoraram. Tchau.

Fim de conversa.

Estou aprendendo a deixar-me guiar por minhas filhas e convido-lhe a fazer isso também. Os filhos levarão você a um mundo de paz, alegria, sem competitividade e estresse.

Ao amá-los e sentir o amor deles enquanto brinca, terá ainda mais certeza de que existe um Deus Criador que lhe ama e cuida de você. Sua fé nEle aumentará porque verá ser impossível que o amor incondicional por um filho possa ter surgido simplesmente por causa de uma “evolução” egoísta.

Seus filhos (ou seu filho) fazem parte do seu processo de cura psíquica. Uma criança permite que reencontremos a nossa criança interna ferida para que cuidemos dela também ao longo da nossa jornada vida. Pense nisso.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes