Como Guardar o Sábado?

Como Guardar o Sábado?

Jesus responde em Mateus 12:12 “é lícito fazer o bem no dia de sábado”

O maior exemplo daquilo que devemos fazer no dia de Sábado vem do próprio Jesus.
No sábado Jesus Cristo:

Visitava: Lucas 14:1 “Aconteceu que no SÁBADO ao entrar na casa de um fariseu para comer pão,…”

Passeava: Mateus 12:1 “E aconteceu que passando ele num SÁBADO pelos campos, os seus discípulos tendo fome, caminhando, começaram a colher espigas e a comer”
Obs: Colheram apenas para comer, igual a pegar frutas num pomar.

Curava: Muitos Milagres de Jesus foram feitos no Sábado:
A cura da sogra de Pedro Marcos 1:21 e 29, a cura do paralítico (João 5:9), o cego de nascença (João 9:14) e muitos outros.

Adorava: Ia a Igreja: Lucas 4:16 “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.”

Podemos fazer o bem todos os dias, porém no dia de Sábado devemos fazer o bem, temos durante o sábado muito mais tempo para fazer o bem.

AFINAL DE CONTAS PARA QUE DEUS CRIOU O SÁBADO?

Marcos 2:27 e 28 E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.

O verso diz que Deus pensou no ser humano, quando criou o Sábado, é um dia especial de comunhão entre o nosso Pai e nós que somos seus filhos, e entre os irmãos que fazem parte da família de Deus, e mais tempo para dedicar aos que ainda não fazem parte da família de Deus.

O QUE NÃO DEVEMOS FAZER NO DIA DE SÁBADO?

Veja: Isaias 58:13 e 14 “Se desviares o pé de profanar o sábado e de CUIDAR DOS TEUS PRÓPRIOS INTERESSES NO MEU SANTO DIA; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR.”.

O Sábado foi feito para que o homem tivesse tempo para repousar e ter uma relação intima e pessoal com o seu Criador e Salvador. Qualquer coisa que interfira na nossa comunhão com Deus e com a Família de Deus, que roube o tempo que pertence a Deus, deve ser evitado. Sendo assim, tudo que pode ser feito outro dia da semana, que não precise ser feito no Sábado (ex: trabalhos domésticos como faxinas, consertos de casa, lavar carros, ir ao supermercado, etc), se não agirmos assim, o sábado deixa de ser um dia especial, e passa a ser um dia comum.

CRIAÇÃO E SALVAÇÃO

O Sábado está constantemente apontando para dois eventos: Na Sexta-feira ao pôr-do-sol, lembramos a nossa Criação (No Éden) e também a nossa Salvação (Cristo morreu numa sexta-feira) conforme: Lucas 23:54 “E era o dia da preparação e já ia começar o Sábado”.

A Bíblia nos revela que JESUS é o Criador “…todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez” João 1:3, então concluímos que:
No Sábado o Criador descansou da criação, e ao morrer na Cruz, no Sábado Jesus dormir o sono da morte, portanto Jesus descansou dentro do sepulcro do seu árduo trabalho em favor da raça humana.

VACINA CONTRA O ESTRESSE

O estresse foi chamado pela ONU de “mal do século” e traz como conseqüências: “Envelhecimento precoce, obesidade, anemia e baixa imunidade, aumento da freqüência cardíaca, tensão muscular, palidez, alterações do sono, alterações da digestão e função sexual, dermatoses, quadros alérgicos, baixa resistência a infecções e queda de cabelo… e a lista continua ainda, veja só os sinais na parte psicológica: sensação de incompetência, desmotivação, mania de perseguição, diminuição capacidade de concentração… De acordo com Marilda Novaes Lipp, psicóloga especializada em estresse, pela PUC de Campinas.

Mesmo antes do pecado, Deus já estabeleceu um ciclo semanal de 6×1, ou seja: seis
dias de atividades e um dia de descanso como está escrito em Gênesis 2:1 a 3
“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.
E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia
de toda a sua obra que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra
que, como Criador, fizera.
O criador estabeleceu a primeira semana como um modelo para a humanidade e depois de tirar o seu povo da escravidão no Egito disse Êxodo 31:13 e17 “Certamente guardareis os meus sábados… entre mim e vós será um sinal para sempre, pois em seis dias fez o Senhor o céu e a terra e ao sétimo descansou e tomou alento.”
Na BLH diz: “…no sétimo dia parei de trabalhar e descansei”.

COMO GUARDAR O SÁBADO?

A maneira correta de contar o dia é conforme está na Bíblia. O dia deve ser contado do por do sol (tarde) a outra tarde, doze horas de claro e doze horas de escuro.

No livro de Gênesis vemos que no princípio o dia era contado sempre a partir da tarde veja só:
foi tarde e manhã do 1º dia (Gênesis 1:5), do 2º dia (1:8), do 3º dia (1:13), do 4º dia (1:19), do 5º dia (1:23), do 6º dia (1:31)

Na Bíblia, o dia tinha as mesmas 24 horas, mas era dividido em duas partes de 12 horas sendo: 12 horas de claro (por volta de 6 horas da manhã até 6 horas da tarde) e 12 horas de escuridão (das 6 horas da tarde às 6 horas da manhã).

Jesus mencionou isso em João 11:9 “Respondeu Jesus: NÃO SÃO DOZE AS HORAS DO DIA?.”

E assim o dia que era contado de por do sol a por do sol, conforme Levíticos 23:32 “ SÁBADO de descanso solene vos será; ENTÃO…DE UMA TARDE A OUTRA TARDE, CELEBRAREIS O VOSSO SÁBADO.”

Então, conforme a Bíblia o sábado começa no por do sol da sexta feira e termina no por do sol do sábado. Mas será que isso tem alguma importância ou o que importa é separar um dia e pronto?
Bem se o dia não fosse importante, porque Deus seria tão específico em determinar:

? o dia? (Êxodo 31:17)
? a hora de começar e terminar? (Levíticos 23:32)
? colocar como um dos Dez Mandamentos? (Êxodo 20:8 a 11)

Equipe Ministério Está Escrito

Anterior É Correto Comemorar o Natal?
Próximo O melhor presente de Natal

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 520 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 49 Comentários

Deturpação de João 1:1

Na tradução bíblica das Testemunhas de Jeová, que o apologista e polemista Arnaldo Benedicto Christianini (1915-1984) chama de “tradução pré-fabricada”, há uma série de distorções do sentido original do texto

Apologética Cristã 5 Comentários

O argumento fracassado dos observadores do domingo – Apocalipse 1:10

Os observadores do domingo, em uma tentativa desesperada de defender o indefensável, apelam aos pais da igreja e ao texto de Apocalipse 1:10 para “provar” que o “dia do Senhor” não é

Apologética Cristã 2 Comentários

Existem Almas Debaixo do Altar? – Apocalipse 6:9

“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da Palavra de Deus e por amor do testemunho que deram”. “O

2 Comentários

  1. Sofia
    abril 17, 16:49 Resposta

    Só quem experimenta essa benção ,sabe com prazeroso e servir a Deus nesse dia!!!!

  2. Eduardo Lucacin
    dezembro 16, 19:29 Resposta

    Olá! Obrigado pelas sempre belas postagens! Tenho uma dúvida quanto ao horário de início do sábado, por favor, me orientem. Deus siga abençoando a todos!
    Em ” como guardar o sábado” está escrito que o dia tem 24horas e que a tarde equivale ao por do sol ( primeiro parágrafo) logo a seguir, vcs escrevem que o dia é período claro e escuro. Concordo com esta afirmação, porém não é o que fazemos, guardando o início do dia (24horas) ao por do sol (primeiro o período escuro e após o claro)
    Em Gênesis 1: 1 e 2, Temos o relato da criação dos céus e terra, e havia trevas. Quanto tempo durou isto? Se forem 12 horas, estaria correto contar o início do dia na parte escura. Do contrário, se seguirmos o capítulo 1:3, está o primeiro ato da criação NA terra: “Haja luz”. Passam 12 horas, “houve tarde”, ou seja, o por do sol, passam mais 12 horas de noite “trevas” e Houve ” manhã” ou seja, o nascer do sol, o dia primeiro. Entendendo desta maneira, o dia terminaria na manhã, ou seja, começaria com o raiar do sol. Além destas colocações, fica outra dúvida…em Gênesis 3:8 Deus andava pelo jardim na “viração do dia”isso seria no entardecer? Lendo em Apocalipse 21:23 que a nova Jerusalém não precisa de sol, porque a Glória de Deus a iluminará, não seria correto imaginar que a viração do dia, com a chegada de Deus no Éden, seria em um majestoso e brilhante amanhecer? Muito obrigado novamente, que o Senhor sempre nos guie!!

Deixe seu Comentário