Confiando em mentiras

Confiando em mentiras

“Escute, Hananias! O Senhor não o enviou, mas assim mesmo você persuadiu esta nação a confiar em mentiras” (Jr 28:15, NVI).
Logo veio a resposta sobre quem estava certo, entre Jeremias e Hananias. Jeremias 28:16, 17 narra o fim do falso profeta, que foi exatamente o que o verdadeiro disse que seria.

Embora Hananias tenha morrido, já havia causado dano à nação. Suas obras, em certo sentido, o seguiram. Ele fez o povo “confiar em mentiras”. O verbo hebraico é hifil, uma forma causativa do verbo “confiar”. Ele fez o povo confiar em mentiras, não no sentido de forçá-los fisicamente a fazer isso, mas por meio do engano. Embora o Senhor não o tivesse enviado, ele falou em nome do Senhor, o que tinha um peso muito grande em Judá. Além disso, a mensagem de “graça”, “livramento” e “redenção” dada por Hananias certamente era algo que o povo desejava ouvir, considerando a grande ameaça que Babilônia representava para a nação. Porém, aquele era um falso “evangelho”, uma falsa mensagem de salvação que o Senhor não havia concedido ao povo. Portanto, num tempo em que as pessoas precisavam ouvir as palavras de Jeremias e a mensagem de redenção que ele trazia, deram ouvidos às palavras de Hananias, e isso só tornou a miséria delas ainda pior.

O que os versos seguintes têm em comum com Jeremias 28:15? 2Tm 4:3, 4 e 2Ts 2:10-12

As coisas não são diferentes hoje: estamos num grande conflito, numa batalha pela posse do coração e da mente de bilhões de pessoas no mundo. Satanás está trabalhando intensamente para levar o maior número possível de pessoas a “confiar em mentiras”, e essas mentiras podem vir em muitos disfarces e formas, embora sejam sempre mentiras. Pelo fato de Jesus ter dito “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6), as mentiras de Satanás podem ser a respeito de qualquer coisa, desde que não contenham a verdade.

Faça do batismo desta semana uma festa espiritual de gratidão e louvor a Deus. Receba as pessoas com muito amor e carinho.

Anterior O propósito da disciplina
Próximo A Natureza Humana de Cristo

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 485 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 0 Comentários

Na transfiguração Jesus se encontrou com Moisés e Elias: como isso foi possível?

Qualquer tentativa de justificar a teoria espírita da reencarnação, com base no relato da transfiguração, está em direta oposição ao claro ensinamento bíblico de que “aos homens está ordenado morrerem

Apologética Cristã 1Comentários

Cristo realmente pregou aos “espíritos em prisão” no purgatório? 1 Pedro 3:19

Vou disponibilizar a você um estudo do Prof. Pedro Apolinário a respeito de 1 Pedro 3:19 (e de Hebreus 12:22, 23), texto bíblico usado de forma errada para apoiar a

Apologética Cristã 0 Comentários

Não perca tempo com os brigões

É curioso como as pessoas perdem tempo em assistir aquilo que é lixo e que nada contribui para o crescimento pessoal e desenvolvimento das nobres qualidades de caráter de Gálatas

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comente este artigo!