Deus ama os espíritas, mas, odeia o espiritismo

Deus ama os espíritas, mas, odeia o espiritismo

Um espírita escreveu-me irritadíssimo com a afirmação que fiz em um e-mail (dirigido a ele) sobre o espiritismo, baseada em 1 Crônicas 10:13, 14: a de que o espiritismo originou-se com o diabo.

Adquira aqui

O texto mostra claramente que Deus não aprova a mediunidade:

“Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.”

Com isso jamais estarei condenando qualquer amigo espírita que, vivendo de acordo com a luz que recebeu, ameniza o sofrimento do próximo através das obras de caridade. Entretanto, boas obras não justificam o espiritismo, assim como o fim não justifica os meios.

Nosso amigo também argumentou que o diabo é apenas um “pobre espírito escravizado pelo mal”. A seguir, a resposta dada a ele:

Caro amigo:

Independente de sua confissão religiosa saiba que o respeitamos como pessoa. E, que queremos o seu bem-estar, tanto nesta vida quanto na futura, que será inaugurada com a volta gloriosa de Jesus a esse mundo (Apocalipse 1:7).

Realmente não foi Deus quem matou Saul, pois, este suicidou-se (1 Samuel 10:4). Quando 1 Samuel 10:13, 14 afirma que Deus “matou Saul”, essa é apenas uma forma hebraica de dizer que Deus permitiu que Saul morresse. E por que isso ocorreu? O texto responde:

“… morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante 1 Crônicas 10:13.

Por uma questão de bom senso, você deve aceitar toda a Bíblia ou nada dela. Para Deus não existe meio termo: ou somos “frios” ou “quentes” (Apocalipse 3). Se você tem a Bíblia como sua norma de fé e prática terá que aceitar também o que ela diz sobre o espiritismo. E estamos percebendo juntos que a Bíblia o condensa. Por mais que se tente argumentar a favor do espiritismo, na Bíblia não se encontra embasamento para o mesmo.

Recomendo que aceite a Palavra de Deus. É por ela que você e eu seremos julgados e não pelas obras de Allan Kardec. Sei que não é de uma hora para outra que entenderá e aceitará isso. Mas, pense consigo: “devo ficar com a Bíblia e o texto de 1 Crônicas 10:13, 14 ou com o kardecismo?” As duas coisas são antagônicas. Sendo que duas coisas contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo, a Bíblia ou o kardecismo tem a Verdade. Jesus disse que é a Bíblia (João 17:17) e jamais fez menção ao kardecismo (sei da diferença entre o mesmo e os rituais praticados entre os culto afro-brasileiros).

Cuidado com a negação do diabo. Negar a existência dele é colocar-se em um terreno perigoso. 1 Pedro 5:8 afirma: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” Aqui não é mencionado um “pobre espírito que se escravizou ao mal” mas um ser real e pessoal – inimigo do  bem e disposto a destruir a felicidade das pessoas. Se não fosse o poder de Deus, já teríamos sido derrotados. Seja prudente como Paulo: não ignore as forças do mal “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.” 2 Coríntios 2:11.

O fato de satanás ser imperfeito não é um problema de Deus, pois, tal ser foi criado perfeito (Ezequiel 28:15). Se a existência dele é sinal de que o Criador errou, a existência de um simples “espírito escravizado ao mal” também seria indício de um “erro” divino, pois, como Ele permitiu um espírito ser escravizado pelo mal?

O anjo perfeito criado por Deus tornou-se satanás (adversário) por causa da má escolha que fez ao exercer o livre-arbítrio. Nada mais que isso.

Reflita com carinho no que lhe escrevi Valter. Deus tem planos para você e não foi por acaso que nos escreveu. A caridade é importante, mas, para ser totalmente aceita por Deus precisa vir acompanhada da obediência (inclusive à ordem de Deus de não ir até médiuns), como ensina Mateus 7:21-23:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.  Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?  Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.” Mateus 7:21-23.

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

Veja mais sobre a Bíblia aqui:

Deixo-lhe outro texto bíblico para reflexão:

“Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!” Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.”” Isaías 8:19-20 (Nova Tradução Na Linguagem de Hoje)

Fique com Deus,

Leandro Quadros.

Anterior É a minha Bíblia igual a que foi escrita pelos profetas?
Próximo O arrependimento de Satanás

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 520 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 5 Comentários

10 Perguntas para os que não Acreditam na Trindade

São dez perguntas que desafiam qualquer pensamento que não crê na trindade. Confira! 1. Se Jesus era menor do que Deus, como pode também ser “o mesmo ontem, hoje e

Apologética Cristã 0 Comentários

Onde estão os anjos maus?

Como interpretar corretamente 2 Pedro 2:4 que diz que “Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o

Apologética Cristã 4 Comentários

“Adventista? Jamais”

Um internauta com o pseudônimo “Adventista? Jamais” fez a seguinte afirmação: “Você diz usar a Bíblia como sua única regra de fé pratica não é? Então me mostre onde está escrito NA

9 Comentários

  1. MarinhoSul
    agosto 31, 04:24 Resposta

    Olá prof. E se… o Espiritismo for a 1ª ciência q demonstrou a imortalidade da Alma, ( raíz dicotômica , mas com 5 ideias principais), sendo q espírito é a REALÇANTE, e só se torna dicotômica, pq o espírito, irá “encarnar”, e a comunicabilidade espiritual, em milhares de investigações científicas, q geram um protocolo de excelência em sua literatura, tanto técnica quando de Psicografia, e se essa literatura hj, pode ser demonstrada pela psicologia, e neurogiência; e se a neurogenética, dos dias de hj, estiver dizendo a mesma coisa q a literatura técnica e a investigação espírita, já dizia? Como por ex: o q é de Fato matéria, o q é Inconsciente profundo, e como transpô-lo, o q este guarda, e como um GENE funciona, e o q é Consciência, além das funções neuropláticas?

    O Sr, e algum teólogo não tem ideia nenhuma não é, do q o Espiritismo trata e propõe?
    Sem rituais, sem dogmas, sem cobranças , sem apostolado profissional, sem imposições, sem condenações alheias, apenas propondo em ama análise de psicologia profunda.

    E se… as neurociências, nos últimos 8 anos, estiver propondo a mesma coisa e chegando a conclusões, e Consenso científicos, do q o Espiritismo, já dizia?
    E se… a Bíblia, for RENENCARNACIONISTA, e imortalista, e claramente, ela disser isso, do Gênesis ao Apocalipse?
    Vamos ver?
    Se postar meus comentários poderíamos tentar, não acha?
    O q Jesus diz quando “medir”, o q não se conhece?
    Quando nós atribuímos a outro, ( e não é só o senhor); eu já pesquisei na net por uns dois anos, os ataques de muitos pastores ao Espiritismo, sem o menor conhecimento do q o Espiritismo trata e propõe; ora, se estas pessoas, não conseguem identificar isso, em suas Bíblias, como adentrariam algo como o Espiritismo, q é muito mais profundo, e sem conhecimento de Causa?!
    Vamos condenar todas as ciências, quem sabe?
    Condenaríamos tbm o Torah , a única Bíblia q Jesus, como Judeu e Rabi usou com apenas 39 livros, e foi assim, até o Séc IV, portanto todo seguidor de Jesus, só usou o Torah, e ele, é de Fato e Direito, ditado em hebraico, e aos Bney Israel, somente, o povo escolhido de Deus no Velho Testamento, e Deus, diz isso mais de 30 vzs, para ficar claro, ou seus seguidores, e o Sr. conhece os 4 níveis do hebraico, do transliterado ao protogênico-4° nível numérico?

    O q o Torah diz sobre o Mashiach, deveria vir de uma virgem, ou uma jovem, ( Almah), em hebraico, e quem daria descendência, o homem ou a mulher?
    Qual são as duas características principais da construção da ideia do Messias?
    Se o Sr. postar meus comentários, e só blogs ADVENTISTAS, não publicam o direito de resposta, e ninguém entende, quando lhe são apresentados argumentos, e isso tbm não fere as Escrituras?
    Bíblia, por si só, tem algum respaldo de alguma área da Ciência, e nem digo isso, de qualquer área do Conhecimento humano, no sentido teológico?
    A teologia da Salvação constas da cultura de Jesus, e Cristianismo primitivo, ou ela, tem origem persa, no Zoroastrismo de Zarastruta?
    Pq Deus, em fala direta nos Salmos 15 não à cita, à súplica do Salmista, pois Deus, diretamente diz: ” Para estar ao meu lado, ( não é antropomorficamente), e sim simbolicamente, pois a expressão mais alto para Deus no hebraico é ALTÍSSIMO, é o todo, o Universo), … no Tabernáculo do Meu Monte Santo, estará todo aquele quê: andar no Caminho da Justiça, praticar A CARIDADE, e disser a Verdade no seu coração”. Olha prof. exatamente o q o Espiritismo diz, curioso, não é?! Onde entra à frente das palavras de DEUS, A TEOLOGIA PERSA DA SALVAÇÃO?!
    Jesus: ” A carne, para nada serve o a ATESTA, é o ESPÍRITO”
    “Os verdadeiros adoradores, adorarão Deus, em espírito”. Ihhh, e agora, a imortalidade tá descrita claramente, e a Salvação tbm
    Será q o termo “ressurreição”, q é um termo grego, e ideia da igreja, mas q tem origem nos verbetes hebraicos; renascer e ressurgir, com raíz lá no Gênesis, no vocábulo VIDAS, e não Vida, q tem uma simbologia dentro de si, pois o Gênesis até Cap. 11, é METAFÓRICO, no resultante hebraico, pois são símbolos e metáforas, q devem ser desmembrados no chamado 4° nível numérico, para serem entendidos mais à frente, pois letras e números, misturavam-se; será q este termo, tbm não significa reencarnação, já q o vocábulo reencarnação, é criado por Kardec no francês, e latim, com origem em 4 raízes; re, ( voltar)…en, ( prefixo dentro/endógeno);…carne, ( soma).. ação, ( verbo agir no sentido futuro), para não ferir hebreus 9:27, q diz q na mesma vida o espírito não retorna, e isso é óbvio, só em filmes de terror, pois a passagem diz: ” do nascimento ao JUÍZO”, E NÃO cita espírito.

  2. AteuOpressor
    janeiro 04, 18:45 Resposta

    Vocês cristãos são completamente alienados e lunáticos. Não sabem nada sobre história, baseiam-se na bíblia para tudo sem saber do que realmente aconteceu na trajetória dela. Não quero passar nenhum conhecimento à vocês, apenas irei dar enfase no meu comentário os trazendo a verdade.
    Durante a idade média séc. X ao XV, a bíblia sofreu diversas modificações de acordo com os parâmetros impostos pela igreja, ou seja, além de modificados os tetos expressos nela também foram retirados.
    Não apenas pela igreja católica arcaica e moderna, a república e o império Romano também tiveram ela em mãos.
    Não sou religioso, mas a conduta e filosofia espirita sem dúvidas são as mais puras e corretas.

  3. Alexandre
    outubro 04, 16:31 Resposta

    Boa tarde.

    A Biblia é uma poderosa fonte de sabedoria, mas também há erros convenientes colocados por uma simples razão: ela foi traduzida e escrita por homens que desejavam dominar politicamente uma crescente religião chamada cristianismo que na época erma seguidores de Cristo. O catolicismo nasceu a partir do governo Romano que desejava reaver os poderes politicos-religiosos que estavam perdendo.
    Devemos respeitar a biblia e tirar seus bons ensinamentos dela e sobretudo nao esquecer de que ela foi passada varias vezes por copiadores, tradutores e articuladores.

  4. Ádila
    agosto 25, 18:04 Resposta

    A Bíblia diz que todo aquele que Nele crer, terá a vida eterna (João 3:16), não seria a ideia de vida eterna, semelhante à ideia de imortalidade? Embora para os espíritas a vida pós morte seja para todos, não deixa de ser essencialmente a mesma imortalidade? A ideia de purgatório do catolicismo, dá margem para a crença espírita?

  5. TM
    agosto 24, 20:12 Resposta

    Caro ir. Leandro,
    Como você, também eu tive sérias dúvidas enquanto não conhecedor de vários pormenores.. um era esse, como refere.
    Aconselho-o a ler o livro ou a ver no youtube “Viagem ao Sobrenatural” de Roger Morneau, bem como o testemunho de Walter e Sonic Veith (ou pelo site Terceiro Anjo ou também pelo youtube).
    Resumindo, verá que o inimigo Satanás e os seus anjos do mal, fazem uma obra de total engano.. e, quanto à minha opinião, quanto mais me debruço sobre a Bíblia, estudando-a.. e não apenas lendo por ler, mais se levanta o plano de fundo espiritual que aos nossos olhos não podemos logo contemplar..
    Muito mais se poderia dizer, mas caberá a cada um, tomar uma decisão.
    Que Deus o abençoe.

  6. Leandro
    agosto 23, 16:40 Resposta

    Eu creio na Bíblia, e fico com ela. Porém, eu acredito que a biblia não nos esclarece muita coisa sobre o mundo espiritual, afinal, embora Deus abomina a prática da consulta aos mortos, não há como negar que existe alguma coisa que a gente não conhece no mundo dos mortos. Relatos de pessoas que já viram parentes depois de mortos, tenho casos na familia, relatos de pessoas que chegaram a morrer e voltaram a vida, relatando coisas que não condizem com o (adormecer dos mortos), e outros casos mais que são no mínimo curiosos.

    • Eu também creio na Bíblia e fico com ela existe realmente alguma coisa no mundo dos mortos não ainda assim eu prefiro obedecer a Cristo e e acreditar somente na sua palavra porque um dia tudo vai ser esclarecido eu creio….

    • Alexandre
      outubro 04, 16:32 Resposta

      Boa tarde.

      A Biblia é uma poderosa fonte de sabedoria, mas também há erros convenientes colocados por uma simples razão: ela foi traduzida e escrita por homens que desejavam dominar politicamente uma crescente religião chamada cristianismo que na época erma seguidores de Cristo. O catolicismo nasceu a partir do governo Romano que desejava reaver os poderes politicos-religiosos que estavam perdendo.
      Devemos respeitar a biblia e tirar seus bons ensinamentos dela e sobretudo nao esquecer de que ela foi passada varias vezes por copiadores, tradutores e articuladores.

    • daniele strumielle
      fevereiro 12, 23:59 Resposta

      Deus n odeia nada, deus é amor, deus é perdão, deus e misericordioso, deus é confianca (fe)….a biblia foi escrira por humanos como eu e vc, infelismente nos humanos manipulamos n te parece obvio k a biblia tenha sido manioulada criando um Deus de ira pra dar medo ao povo e assim manipular massas
      Deus não nos criou para ser deuses, juizes n devemos julgar nunca

Deixe seu Comentário