Deus ama os espíritas, mas, odeia o espiritismo

Deus ama os espíritas, mas, odeia o espiritismo

Um espírita escreveu-me irritadíssimo com a afirmação que fiz em um e-mail (dirigido a ele) sobre o espiritismo, baseada em 1 Crônicas 10:13, 14: a de que o espiritismo originou-se com o diabo.

Adquira aqui

O texto mostra claramente que Deus não aprova a mediunidade:

“Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.”

Com isso jamais estarei condenando qualquer amigo espírita que, vivendo de acordo com a luz que recebeu, ameniza o sofrimento do próximo através das obras de caridade. Entretanto, boas obras não justificam o espiritismo, assim como o fim não justifica os meios.

Nosso amigo também argumentou que o diabo é apenas um “pobre espírito escravizado pelo mal”. A seguir, a resposta dada a ele:

Caro amigo:

Independente de sua confissão religiosa saiba que o respeitamos como pessoa. E, que queremos o seu bem-estar, tanto nesta vida quanto na futura, que será inaugurada com a volta gloriosa de Jesus a esse mundo (Apocalipse 1:7).

Realmente não foi Deus quem matou Saul, pois, este suicidou-se (1 Samuel 10:4). Quando 1 Samuel 10:13, 14 afirma que Deus “matou Saul”, essa é apenas uma forma hebraica de dizer que Deus permitiu que Saul morresse. E por que isso ocorreu? O texto responde:

“… morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante 1 Crônicas 10:13.

Por uma questão de bom senso, você deve aceitar toda a Bíblia ou nada dela. Para Deus não existe meio termo: ou somos “frios” ou “quentes” (Apocalipse 3). Se você tem a Bíblia como sua norma de fé e prática terá que aceitar também o que ela diz sobre o espiritismo. E estamos percebendo juntos que a Bíblia o condensa. Por mais que se tente argumentar a favor do espiritismo, na Bíblia não se encontra embasamento para o mesmo.

Recomendo que aceite a Palavra de Deus. É por ela que você e eu seremos julgados e não pelas obras de Allan Kardec. Sei que não é de uma hora para outra que entenderá e aceitará isso. Mas, pense consigo: “devo ficar com a Bíblia e o texto de 1 Crônicas 10:13, 14 ou com o kardecismo?” As duas coisas são antagônicas. Sendo que duas coisas contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo, a Bíblia ou o kardecismo tem a Verdade. Jesus disse que é a Bíblia (João 17:17) e jamais fez menção ao kardecismo (sei da diferença entre o mesmo e os rituais praticados entre os culto afro-brasileiros).

Cuidado com a negação do diabo. Negar a existência dele é colocar-se em um terreno perigoso. 1 Pedro 5:8 afirma: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” Aqui não é mencionado um “pobre espírito que se escravizou ao mal” mas um ser real e pessoal – inimigo do  bem e disposto a destruir a felicidade das pessoas. Se não fosse o poder de Deus, já teríamos sido derrotados. Seja prudente como Paulo: não ignore as forças do mal “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.” 2 Coríntios 2:11.

O fato de satanás ser imperfeito não é um problema de Deus, pois, tal ser foi criado perfeito (Ezequiel 28:15). Se a existência dele é sinal de que o Criador errou, a existência de um simples “espírito escravizado ao mal” também seria indício de um “erro” divino, pois, como Ele permitiu um espírito ser escravizado pelo mal?

O anjo perfeito criado por Deus tornou-se satanás (adversário) por causa da má escolha que fez ao exercer o livre-arbítrio. Nada mais que isso.

Reflita com carinho no que lhe escrevi Valter. Deus tem planos para você e não foi por acaso que nos escreveu. A caridade é importante, mas, para ser totalmente aceita por Deus precisa vir acompanhada da obediência (inclusive à ordem de Deus de não ir até médiuns), como ensina Mateus 7:21-23:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.  Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?  Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.” Mateus 7:21-23.

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

Veja mais sobre a Bíblia aqui:

Deixo-lhe outro texto bíblico para reflexão:

“Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!” Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.”” Isaías 8:19-20 (Nova Tradução Na Linguagem de Hoje)

Fique com Deus,

Leandro Quadros.

Anterior É a minha Bíblia igual a que foi escrita pelos profetas?
Próximo O arrependimento de Satanás

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 485 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 1Comentários

Como estudar o contexto histórico da Bíblia

Interpretação histórica, segundo é entendido aqui, não deve ser confundida com o método histórico-crítico de interpretação usado pelos liberais. O termo aqui é usado para significar o estudo das Escrituras

Apologética Cristã 0 Comentários

Jesus, Paulo e o Arrebatamento Secreto

A Igreja apostólica viveu na expectativa do retorno de Cristo em glória e majestade. Paulo definiu os cristãos como aqueles que experimentam a graça de Deus, vivem uma vida santificada e “aguardam a bendita esperança e a manifestação [epiphaneia = aparecimento] da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tito 2:13).

Apologética Cristã 0 Comentários

Quem ressuscitou a Jesus Cristo? (João 10:17, 18)

INTRODUÇÃO Um ouvinte do programa “Lições da Bíblia”, que apresento na Rádio Novo Tempo diariamente, disse que eu havia me equivocado em dizer que “Deus Pai ressuscitou a Cristo”. Afinal,

9 Comentários

  1. MarinhoSul
    agosto 31, 04:24 Resposta

    Olá prof. E se… o Espiritismo for a 1ª ciência q demonstrou a imortalidade da Alma, ( raíz dicotômica , mas com 5 ideias principais), sendo q espírito é a REALÇANTE, e só se torna dicotômica, pq o espírito, irá “encarnar”, e a comunicabilidade espiritual, em milhares de investigações científicas, q geram um protocolo de excelência em sua literatura, tanto técnica quando de Psicografia, e se essa literatura hj, pode ser demonstrada pela psicologia, e neurogiência; e se a neurogenética, dos dias de hj, estiver dizendo a mesma coisa q a literatura técnica e a investigação espírita, já dizia? Como por ex: o q é de Fato matéria, o q é Inconsciente profundo, e como transpô-lo, o q este guarda, e como um GENE funciona, e o q é Consciência, além das funções neuropláticas?

    O Sr, e algum teólogo não tem ideia nenhuma não é, do q o Espiritismo trata e propõe?
    Sem rituais, sem dogmas, sem cobranças , sem apostolado profissional, sem imposições, sem condenações alheias, apenas propondo em ama análise de psicologia profunda.

    E se… as neurociências, nos últimos 8 anos, estiver propondo a mesma coisa e chegando a conclusões, e Consenso científicos, do q o Espiritismo, já dizia?
    E se… a Bíblia, for RENENCARNACIONISTA, e imortalista, e claramente, ela disser isso, do Gênesis ao Apocalipse?
    Vamos ver?
    Se postar meus comentários poderíamos tentar, não acha?
    O q Jesus diz quando “medir”, o q não se conhece?
    Quando nós atribuímos a outro, ( e não é só o senhor); eu já pesquisei na net por uns dois anos, os ataques de muitos pastores ao Espiritismo, sem o menor conhecimento do q o Espiritismo trata e propõe; ora, se estas pessoas, não conseguem identificar isso, em suas Bíblias, como adentrariam algo como o Espiritismo, q é muito mais profundo, e sem conhecimento de Causa?!
    Vamos condenar todas as ciências, quem sabe?
    Condenaríamos tbm o Torah , a única Bíblia q Jesus, como Judeu e Rabi usou com apenas 39 livros, e foi assim, até o Séc IV, portanto todo seguidor de Jesus, só usou o Torah, e ele, é de Fato e Direito, ditado em hebraico, e aos Bney Israel, somente, o povo escolhido de Deus no Velho Testamento, e Deus, diz isso mais de 30 vzs, para ficar claro, ou seus seguidores, e o Sr. conhece os 4 níveis do hebraico, do transliterado ao protogênico-4° nível numérico?

    O q o Torah diz sobre o Mashiach, deveria vir de uma virgem, ou uma jovem, ( Almah), em hebraico, e quem daria descendência, o homem ou a mulher?
    Qual são as duas características principais da construção da ideia do Messias?
    Se o Sr. postar meus comentários, e só blogs ADVENTISTAS, não publicam o direito de resposta, e ninguém entende, quando lhe são apresentados argumentos, e isso tbm não fere as Escrituras?
    Bíblia, por si só, tem algum respaldo de alguma área da Ciência, e nem digo isso, de qualquer área do Conhecimento humano, no sentido teológico?
    A teologia da Salvação constas da cultura de Jesus, e Cristianismo primitivo, ou ela, tem origem persa, no Zoroastrismo de Zarastruta?
    Pq Deus, em fala direta nos Salmos 15 não à cita, à súplica do Salmista, pois Deus, diretamente diz: ” Para estar ao meu lado, ( não é antropomorficamente), e sim simbolicamente, pois a expressão mais alto para Deus no hebraico é ALTÍSSIMO, é o todo, o Universo), … no Tabernáculo do Meu Monte Santo, estará todo aquele quê: andar no Caminho da Justiça, praticar A CARIDADE, e disser a Verdade no seu coração”. Olha prof. exatamente o q o Espiritismo diz, curioso, não é?! Onde entra à frente das palavras de DEUS, A TEOLOGIA PERSA DA SALVAÇÃO?!
    Jesus: ” A carne, para nada serve o a ATESTA, é o ESPÍRITO”
    “Os verdadeiros adoradores, adorarão Deus, em espírito”. Ihhh, e agora, a imortalidade tá descrita claramente, e a Salvação tbm
    Será q o termo “ressurreição”, q é um termo grego, e ideia da igreja, mas q tem origem nos verbetes hebraicos; renascer e ressurgir, com raíz lá no Gênesis, no vocábulo VIDAS, e não Vida, q tem uma simbologia dentro de si, pois o Gênesis até Cap. 11, é METAFÓRICO, no resultante hebraico, pois são símbolos e metáforas, q devem ser desmembrados no chamado 4° nível numérico, para serem entendidos mais à frente, pois letras e números, misturavam-se; será q este termo, tbm não significa reencarnação, já q o vocábulo reencarnação, é criado por Kardec no francês, e latim, com origem em 4 raízes; re, ( voltar)…en, ( prefixo dentro/endógeno);…carne, ( soma).. ação, ( verbo agir no sentido futuro), para não ferir hebreus 9:27, q diz q na mesma vida o espírito não retorna, e isso é óbvio, só em filmes de terror, pois a passagem diz: ” do nascimento ao JUÍZO”, E NÃO cita espírito.

  2. AteuOpressor
    janeiro 04, 18:45 Resposta

    Vocês cristãos são completamente alienados e lunáticos. Não sabem nada sobre história, baseiam-se na bíblia para tudo sem saber do que realmente aconteceu na trajetória dela. Não quero passar nenhum conhecimento à vocês, apenas irei dar enfase no meu comentário os trazendo a verdade.
    Durante a idade média séc. X ao XV, a bíblia sofreu diversas modificações de acordo com os parâmetros impostos pela igreja, ou seja, além de modificados os tetos expressos nela também foram retirados.
    Não apenas pela igreja católica arcaica e moderna, a república e o império Romano também tiveram ela em mãos.
    Não sou religioso, mas a conduta e filosofia espirita sem dúvidas são as mais puras e corretas.

  3. Alexandre
    outubro 04, 16:31 Resposta

    Boa tarde.

    A Biblia é uma poderosa fonte de sabedoria, mas também há erros convenientes colocados por uma simples razão: ela foi traduzida e escrita por homens que desejavam dominar politicamente uma crescente religião chamada cristianismo que na época erma seguidores de Cristo. O catolicismo nasceu a partir do governo Romano que desejava reaver os poderes politicos-religiosos que estavam perdendo.
    Devemos respeitar a biblia e tirar seus bons ensinamentos dela e sobretudo nao esquecer de que ela foi passada varias vezes por copiadores, tradutores e articuladores.

  4. Ádila
    agosto 25, 18:04 Resposta

    A Bíblia diz que todo aquele que Nele crer, terá a vida eterna (João 3:16), não seria a ideia de vida eterna, semelhante à ideia de imortalidade? Embora para os espíritas a vida pós morte seja para todos, não deixa de ser essencialmente a mesma imortalidade? A ideia de purgatório do catolicismo, dá margem para a crença espírita?

  5. TM
    agosto 24, 20:12 Resposta

    Caro ir. Leandro,
    Como você, também eu tive sérias dúvidas enquanto não conhecedor de vários pormenores.. um era esse, como refere.
    Aconselho-o a ler o livro ou a ver no youtube “Viagem ao Sobrenatural” de Roger Morneau, bem como o testemunho de Walter e Sonic Veith (ou pelo site Terceiro Anjo ou também pelo youtube).
    Resumindo, verá que o inimigo Satanás e os seus anjos do mal, fazem uma obra de total engano.. e, quanto à minha opinião, quanto mais me debruço sobre a Bíblia, estudando-a.. e não apenas lendo por ler, mais se levanta o plano de fundo espiritual que aos nossos olhos não podemos logo contemplar..
    Muito mais se poderia dizer, mas caberá a cada um, tomar uma decisão.
    Que Deus o abençoe.

  6. Leandro
    agosto 23, 16:40 Resposta

    Eu creio na Bíblia, e fico com ela. Porém, eu acredito que a biblia não nos esclarece muita coisa sobre o mundo espiritual, afinal, embora Deus abomina a prática da consulta aos mortos, não há como negar que existe alguma coisa que a gente não conhece no mundo dos mortos. Relatos de pessoas que já viram parentes depois de mortos, tenho casos na familia, relatos de pessoas que chegaram a morrer e voltaram a vida, relatando coisas que não condizem com o (adormecer dos mortos), e outros casos mais que são no mínimo curiosos.

    • Eu também creio na Bíblia e fico com ela existe realmente alguma coisa no mundo dos mortos não ainda assim eu prefiro obedecer a Cristo e e acreditar somente na sua palavra porque um dia tudo vai ser esclarecido eu creio….

    • Alexandre
      outubro 04, 16:32 Resposta

      Boa tarde.

      A Biblia é uma poderosa fonte de sabedoria, mas também há erros convenientes colocados por uma simples razão: ela foi traduzida e escrita por homens que desejavam dominar politicamente uma crescente religião chamada cristianismo que na época erma seguidores de Cristo. O catolicismo nasceu a partir do governo Romano que desejava reaver os poderes politicos-religiosos que estavam perdendo.
      Devemos respeitar a biblia e tirar seus bons ensinamentos dela e sobretudo nao esquecer de que ela foi passada varias vezes por copiadores, tradutores e articuladores.

    • daniele strumielle
      fevereiro 12, 23:59 Resposta

      Deus n odeia nada, deus é amor, deus é perdão, deus e misericordioso, deus é confianca (fe)….a biblia foi escrira por humanos como eu e vc, infelismente nos humanos manipulamos n te parece obvio k a biblia tenha sido manioulada criando um Deus de ira pra dar medo ao povo e assim manipular massas
      Deus não nos criou para ser deuses, juizes n devemos julgar nunca

Deixe seu Comentário