FAQ - Dúvidas FrequentesTextos Difíceis

Deus recompensa a mentira? (Josué 2:3-6)

Quando lemos Josué 2:3-6 percebemos que a prostituta Raabe mentiu a respeito da estadia dos dois espias na casa dela, quando eles eram procurados pelos moradores da cidade de Jericó que queriam matá-los. Porém, o contexto nos mostra que Deus recompensou Raabe não por ela ter mentido, mas, por causa da fé que ela teve nEle:

“Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR [ela teve fé no Deus de Israel] que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo” (Js 2:12).

Quando pediu aos espiais que jurassem pelo Senhor, ela demonstrou conhecimento sobre o valor de uma promessa feita em nome do Deus Eterno. Portanto, ela acreditava no Deus verdadeiro e já possuía certo conhecimento dEle.

Os versos 18 e 21 também são esclarecedores. Além da fé em Deus, ela obedeceu à ordem dos espias de pendurar um cordão vermelho na janela, para que eles não entrassem na casa dela quando a cidade fosse tomada pelo povo de Israel. Mesmo sem saber, ela creu, simbolicamente, no sangue de Cristo derramado em favor do pecador (Cf. Jo 1:29; Lc 22:20; Rm 5:7, 8).

Nessa história aprendemos, entre outras coisas, que Deus em Sua misericórdia compreende as limitações das pessoas. Ele sabia que, como pagã, sem ter vivido num ambiente familiar bem estruturado sobre princípios morais, ela não tinha ainda desenvolvido firmeza de caráter para não mentir. Mas, por ter tido fé nEle, o Senhor a perdoou pela mentira e a recompensou porque creu nEle e obedeceu (Cf. Hb 11:6).

Ele não olha para o que somos, mas, especialmente para quem seremos ao lado dEle:

“Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados” (Hb 8:12).

5 comments

  1. Pastor,
    Perfeito o texto.

    Obs. terceiro parágrafo, onde lê-se “…você tomada pelo povo de Israel.” – creio que seria: “…fosse tomada pelo povo de Israel.

    Obrigado pelo esclarecimento. Notei que misericórdia de Deus trabalha no “apesar de” e não no “se”. Deus recompensou Raabe por ter misericórdia dela apesar dela ter mentido.

    1. Obrigado!

      1. tem um curso que me indica estou afastado da igreja nunca fui a igreja adventista eu vejo o canal novo tempo e tem me ajudado a entender, nao tenho abito de leitura mais como estou desempregado agora vou tentar lê e aprender, sempre tive uma vida mudana mais sinto que nao me encaicho na quela vida mais sei que nao basta ser crente temos que viver para cristo quero aprender e ter conhecimento para passar pois os meus pais sempre disseram que sao crentes mais nao vivem isso não vejo eles como um casal feliz ele ja leu a biblia mais so interpreta o que ele convem, ele é muito arrogante e sempre trata minha mãe com tom de voz alto como se ela fosse sua empregada. parte da culpa vejo que é dela pois não se impoe em nada mais o mais importante é que ela nao fala de jesus pra ele e isso me entristece. ele axa que sabe tudo pois é mais velho,acha normal ser viciado em novela,fotos de mulheres na internete,e jogo de loteria ele ja tem 66 anos e minha mãe tem 57 anos meu pai chama geso e minha mãe chama helena gostaria muito que um dia o sr lesse (lê) a minha historia no programa

    2. Muito obrigado por seu comentário e por apontar o erro de digitação, Jr Lima. Fique na paz de Cristo!

  2. gostaria de fazer curso de teologia mais nunca tive essa oportunidade nao tenho dienheiro mais tenho vontade de aprender e fazer missoes quem sabe um dia estou escrevendo por aqui pois nao esta funcionando a parte do contatos no site do sr professor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *