Leandro Quadros

É impossível o arrependimento de acordo com Hebreus 6:4-6?

A seguir, disponibilizo a resposta do Prof. Pedro Apolinário (que hoje descansa no Senhor) sobre um texto que tem deixado muitos cristãos perplexos. Foi extraída e adaptada do livro “Leia e Compreenda Melhor a Bíblia” (agosto de 1985 – segunda edição ampliada), pág. 111-114.

Tenho certeza de que o estudo contextualizado de Hebreus 6 lhe dará esperança e a certeza do amor de Deus por cada pecador – não importa o quanto tenha ido longe (desde que se arrependa)!

Vamos ao estudo do professor Apolinário:

Em Hebreus 6:4-6 lemos: “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia”.

Estes versos, através dos séculos, têm deixado seus leitores angustiados e perplexos, por que a primeira vista parecem ensinar que não há esperança de arrependimento ou de aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois O rejeitaram.

Para melhor compreensão do problema, Hebreus 6:4 deve ser estudado juntamente com as declarações que tratam do mesmo assunto em Hebreus 10: 26-31 e 12: 15-17; 25-29.

Há várias interpretações sugeridas para solucionar os aparentes paradoxos desta passagem com as demais doutrinas escriturísticas, destacando-se entre estas as arminianas e as calvinistas, apresentadas por Russell Champlin em O Novo Testamento Interpretado, vol. 5, págs 537 e 538.

Em uma coisa os comentaristas estão de acordo: há neste trecho referências ao pecado da apostasia.

Declara o Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia“Entre as várias opiniões que têm sido sugeridas, duas são dignas de consideração:

“1o) Que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mateus 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança;

“2o) Que a passagem corretamente compreendida não ensina a absoluta desesperança da apostasia aqui descrita, mas uma desesperança condicional (Hebreus 6:6). A maioria dos comentaristas aceita a primeira alternativa, embora a segunda tenha méritos e possa ser baseada no grego”.

Como bem salientou Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.

Deduzimos da leitura de Hebreus 6:4-6 e das outras passagens correlatas, que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.

As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar. E, infelizmente, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.

A seguinte verdade não pode ser esquecida: Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

11 respostas

  1. Quer uma resposta exata pra sua vida ?
    É simples arrependei-vos porque é chegado o reino de Deus 🙏
    A palavra não é pra ser compreendida e sim ser vivida , é tão simples deixe seu orgulho, sua prepotência, seu achismo, suas vontades e seus próprios ideais e passe a viver o que Cristo viveu .
    Ama , perdoa , seja misericordioso , ame sem querer nada em troca , e obedeça todos os mandamentos do senhor , ou melhor só dois ame o senhor acima de tudo 🙏 e o seus inimigos como a ti mesmo .
    Porque ama quem nos ama é fácil demais , mas ama quem tem persegue , fala mal de vc .
    Isso é ser cristão 🙏
    Faça a coisa certa pra Jesus e deixe que o errado ele conserta se assim o quiserem …

    1. Presbítero concordo com vc,mais quanto a palavra é para ser compreendida e ser vivida, pois como posso viver aquilo a qual não compreendo?

  2. Bom-dia professor Leandro , foi de suma importância essas explicações para que eu pudesse entender o capítulo 6 de hebreus, tenho pouco tempo que sou adventista, mas apenas quero crer ,sem duvidar nas explicações.
    Quero apenas crer não tenho mais dúvidas grata.

    1. Olá Isak, tudo bem?………
      Então, eu vou te explicar:
      .
      O que a Bíblia fala aqui, são de pessoas que apostataram da fé. Pessoas que viveram e tiveram experiências com Deus, mas se afastaram, e não tiveram temor, não tem nenhum tipo de amor ou temor ao Senhor. Essas pessoas, crucificaram a Cristo novamente.
      .
      Mas as pessoas que se afastaram do Senhor e mesmo assim continuaram a ter o temor do Senhor em seu coração, essas puderam ser resgatadas para Cristo e se voltaram para Ele.❤️
      .
      🥰Glória a Deus por todos que mantiveram o temor do Senhor em seu coração e se volt
      aram para Ele.🙏🙌❤️ Deus abençoe a sua vida; Espero ter ajudado.❤️

    1. Oi minha linda, tudo bem?………
      Então, eu vou te explicar:
      .
      O que a Bíblia fala aqui, são de pessoas que apostataram da fé. Pessoas que viveram e tiveram experiências com Deus, mas se afastaram, e não tiveram temor, não tem nenhum tipo de amor ou temor ao Senhor. Essas pessoas, crucificaram a Cristo novamente.
      .
      Mas as pessoas que se afastaram do Senhor e mesmo assim continuaram a ter o temor do Senhor em seu coração, essas puderam ser resgatadas para Cristo e se voltaram para Ele.❤️
      .
      🥰Glória a Deus por todos que mantiveram o temor do Senhor em seu coração e se voltaram para Ele.🙏🙌❤️ Deus abençoe a sua vida; Espero ter ajudado.❤️

  3. Boa tarde Professor. Sou adventista mas não me arrisco a dizer nem me convenço quando ouço que Paulo escreveu a epístola aos hebreus. Qual a base bíblica ou histórica que pode nos levar a afirmar quanto a autoria da carta?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes