Bons Debates

Ellen G. White e a Perfeição Cristã

Tradução: Nelson Wasiuk

O artigo a seguir, escrito por Woodrow W. Whidden, é a tradução do verbete “Perfeccion” da obra The Ellen G. White Encyclopedia[1], a maior obra de referência sobre Ellen G. White já produzida. A Casa Publicadora Brasileira está trabalhando em sua tradução para que todo público de fala portuguesa tenha acesso a tão rico material.

Nesse post você terá acesso a um resumo muito profundo sobre a posição de Ellen G. White acerca da perfeição cristã[2]. Boa leitura e, equilíbrio!

———————- o ———————-

As palavras “perfeição”, “santificação” e “santidade” são usadas como termos praticamente intercambiáveis por Ellen White para descrever o processo de mudança do caráter do crente à semelhança de Cristo. Em termos do objetivo da vida cristã, a perfeição e a santidade descrevem o objetivo do processo de santificação. Para Ellen White, justificação e santificação precisam ser distinguidos, mas não separados. O mesmo vale para a santificação e a perfeição. A justificação sempre constituía o fundamento da santificação, e a perfeição era sempre o objetivo da santificação.

Sua compreensão da vida transformada foi, na graça de Cristo, mais otimista do que a visão defendida por alguns Reformadores. Nela, ela foi diretamente influenciada pelo seu passado Wesleyano/Metodista. Enquanto ela usava as palavras “santificação” e “perfeição” (e suas variações verbais) de uma maneira muito wesleyana e compartilhava um otimismo semelhante da graça, estava muito claro que a santificação era um processo aberto, a obra não de um momento, mas “de uma vida”. Em outras palavras, ela não compartilhava o ensinamento clássico da Santidade Wesleyana e Americana de que a santificação levaria a um momento de perfeição instantânea antes da glorificaçãoa “segunda obra da graça”.

Ellen White dedicou grandes quantidades de espaço publicado ao assunto da salvação, e em seus escritos sobre a salvação deu a sua maior atenção aos assuntos de santificação e perfeição. Ela usou muitas passagens bíblicas como trampolins para suas exposições sobre o tema da mudança de caráter.

A passagem que ela empregou mais foi Mateus 5:48: “Sede, pois, perfeitos, assim como o vosso Pai que está nos céus é perfeito.” Normalmente, foi no contexto das exposições sobre esta passagem que ela expressou o maior otimismo para a plena e a vitória completa sobre as tendências “herdadas” e “cultivadas para o mal”.

A segunda passagem mais usada para expressar seu pensamento da vitória total sobre os pecados assediados foi 2 Pedro 1: 4: “Por que nos são dadas grandes e preciosas promessas: Para que por eles fôsseis participantes da natureza divina”. Uma outra passagem foi repetidamente usada, especialmente para expressar a plenitude da libertação graciosa da culpa e do poder do pecado – ” Vós estais completos nele ” (Col 2:10). Embora não fosse usada com tanta frequência, empregava muitas vezes Filipenses 3: 12-15 e João 15:1-10 (ilustração da videira e dos ramos) para expressar a natureza dinâmica e contínua da experiência de ser aperfeiçoado em Cristo.

Seu uso normal da Escritura era tomar as principais expressões bíblicas como inspiração para exposições tópicas da perfeição, não interpretações detalhadas de qualquer passagem particular (exceto Mateus 5:48). Tal uso da Escritura incluiu não só os textos-chave acima mencionados (e muitos outros), mas também a citação de grandes personagens bíblicos como exemplos da experiência da perfeição.

Naturalmente, o grande exemplo era Cristo. Ela muitas vezes repete o tema de que Cristo veio como um verdadeiro ser humano para demonstrar que a obediência perfeita à lei de Deus era possível, e que o que Ele demonstrou pode ser replicado na experiência de santificação de Seus dedicados seguidores. Além de Cristo, outros exemplares favoritos são Enoque, Daniel, José, Paulo, João o Amado, e Abraão. Jacó e Isaías merecem citações ocasionais.

Para entender o ensinamento de Ellen White sobre a perfeição, a importância da experiência genuína da justificação pela fé é absolutamente essencial. O perdão e o conhecimento de que Cristo permanece como o constante defensor e intercessor do crente penitente, formam a base e o trampolim de motivação para todo o crescimento da graça. Diz repetidamente que os méritos “imputados” de Cristo são os meios para uma rica experiência de perfeição através da graça de Cristo (ST 744). Se, no entanto, alguém está reivindicando a justificação pela fé e não está vivendo uma vida de obediência, tal fé é condenada como falsa. Ao longo de seus escritos ela emprega repetidamente a frase que os pecadores são “salvos dos [seus] pecados, não neles” (RH, 27 de setembro de 1881).

O que ela quer dizer sobre ser salvo do pecado, não é claramente explicado. Certamente o crente sincero que está em Cristo pela fé é perdoado de todos os pecados passados e Jesus compensa suas “inevitáveis deficiências” (3SM 196). Tal experiência de justificar a graça, no entanto, não pode pertencer a alguém que está presumindo sobre a graça de Deus em qualquer uma de duas maneiras distintas. Primeiro, não pode haver atos voluntários ou premeditados de pecado conhecido (claramente indo contra a vontade conhecida de Deus). Em segundo lugar, não deve haver atitudes manifestas de desculpa para qualquer defeito de caráter. Assim, ser salvo do pecado, não no pecado significa receber a graça de Jesus que conduz à obediência amorosa a toda a vontade de Deus e manifestar um pronto e cordial reconhecimento de penitência por qualquer fracasso. De fato, uma das marcas-chave de qualquer experiência cristã de perfeição é o arrependimento (ST, 29 de julho de 1889).

Assim, dentro da experiência de “em Cristo” ou “união com Cristo”, será a obediência através do poder da graça de Deus e uma manifestação profunda da humildade cristã penitencial. No entanto, existem outras características-chave da perfeição que completam a compreensão de Ellen White sobre a “vida superior” em Cristo.

Ellen White claramente expressou um objetivo muito alto de perfeição e manteve que este objetivo é atingível (pelo menos em importantes sentidos qualificados) neste lado da glorificação. “Nós podemos superar. Sim; Totalmente, inteiramente. Jesus morreu para nos fazer um caminho de fuga, para superar todo mau temperamento, cada pecado, cada tentação” (1Tr 144). Possivelmente a afirmação mais explícita desse alto objetivo é a afirmação de que os crentes, depois da Queda, devem cumprir o mesmo padrão exigido de Adão antes da Queda: a exigência de Deus de “Adão no paraíso antes de ele cair” é exatamente a mesma Momento “para todos os que vivem” na graça “(RI-I, 15 de julho de 1890). Ela reforçou isso declarando que “não é a obra do evangelho enfraquecer as reivindicações da santa lei de Deus, mas trazer os homens para onde eles possam manter seus preceitos” (RH, 5 de outubro de 1886). A realização (antes do fechamento da liberdade condicional) foi assegurada e a evidência chave foi encontrada nos exemplos de numerosos personagens bíblicos, com Jesus Cristo servindo como a exibição principal.

A visão dessa conquista é esclarecida por meio do emprego de inúmeras qualidades distintivas. A perfeição surge da completa rendição e consagração à vontade de Deus. Nenhum empenho desprezível poderia atingir o alto objetivo de toda a vitória. A realização da perfeição não é um assunto passivo, mas requer o esforço especial e ativo do crente. Embora houvesse um esforço consciente e cooperativo do crente, esse esforço levaria a uma certa espontaneidade natural e imperceptível da obediência. “E se consentirmos, Ele assim se identificará com os nossos pensamentos e propósitos, de modo a misturar nossos corações e mentes em conformidade com a Sua vontade, que ao obedecê-Lo, nós estaremos apenas realizando nossos próprios impulsos” (DA 668).

A perfeição resulta da experiência da santificação, que foi concebida como o trabalho dinâmico e progressista de uma vida. Não há nada estático na santificação bíblica. A perfeição em algum sentido qualificado é atingível, mas para o cristão espiritualmente perspicaz, será sempre um horizonte conscientemente recuado, e ninguém deve reivindicar a perfeição. A santificação envolve a obediência à lei de Deus. Os pecadores não são salvos pelas obras de obediência, mas tampouco são salvos sem eles (ST, 13 de julho de 1888).

A obediência na vida de um cristão deve ser simétrica, e haverá um equilíbrio na realização da vontade de Deus – não enfatizando um dever à custa de outro (3T 243251). Os crentes perfeitos ainda estão sujeitos à tentação e estarão além do alcance da tentação somente após a glorificação (ST, 9 de junho de 1881, ST, 23 de março de 1888). Qualquer reivindicação de liberdade contra a tentação cheira a perfeccionismo, não a verdadeira experiência de perfeição. Sentimentos e impressões têm sua própria esfera, mas não são os fatores determinantes na perfeição cristã. O cristão perfeito não aprecia nem desculpa o pecado, mas somente Jesus é absolutamente, sem pecado perfeito. Aqueles que afirmam ser “iguais a Ele em perfeição de caráter” cometem “blasfêmia” (RH, 15 de março de 1887). Ellen White também declarou que “você não pode igualar o Padrão, mas pode se assemelhar a ele” (2RM 126). Destacam-se três expressões particulares da perfeição cristã: (1) um profundo desejo de unidade entre os crentes (ST, 23 de outubro de 1879), (2) humildade (GC 470-472) e (3) paciência (HS 134).

A graça do aperfeiçoamento é principalmente ministrada através da Palavra de Deus e do Espírito trabalhando junto com a fé responsiva do crente. A visão geral que Ellen White retratou para o crente perfeito pode ser resumida em seis níveis de maturidade.

  1. Reconhecimento da perfeição: no momento em que o crente penitente confia nos méritos salvíficos de Jesus é o momento em que ele é contado ou considerado legal ou forense como perfeito (SC 62, HP, ST, 4 de julho de 1892). Este nível de perfeição pertence à justificação, e aquele que é “perfeitamente perdoado” é um filho de Deus e deve desfrutar plena garantia de salvação.
  2. Crescimento dinâmico visto como uma perfeição relativa: aqueles que estão progredindo na vida cristã, crescendo em graça, são relativamente perfeitos. Embora ainda deficientes em algumas áreas, crentes em crescimento são, no entanto, perfeitos no sentido de Filipenses 3:13-15.
  3. O crescimento dinâmico apresenta a obediência amorosa e a ausência de pecados deliberados e atitudes de desculpa pelo pecado. “A lei exige perfeita obediência… Nenhum desses dez preceitos pode ser quebrado sem deslealdade ao Deus do céu. O menor desvio de suas exigências, por negligência ou transgressão intencional, é pecado, e todo pecado expõe o pecador à ira de Deus “(ST, 15 de abril de 1886, 1 SM 218, GC 472, OHC 177, ST , 15 de Dezembro de 1887; 1888 Materiais 144; 2T 400).
  4. Perfeição no “tempo da angústia”: enquanto este é um dos aspectos mais controvertidos da perfeição, as características-chave dos santos aperfeiçoados nessa crise do fim do tempo são a falta total de pecado aberto e identificável e uma lealdade a Deus que mostra que preferem morrer do que pecar conscientemente (GC 621, 623). Além disso, os santos testados não terão pecados que possam se lembrar de que não foram arrependidos ou abandonados (ibid., 620). No entanto, sua “natureza terrena” deve ser removida durante este tempo tentador para que eles possam refletir o caráter de Cristo mais perfeitamente (ibid., 621). Assim, em certo sentido, eles ainda são pecadores por natureza, mas não pecam[3] (PK 589).
  5. A perfeição sem pecado na glorificação: a perfeição, a impecabilidade no sentido mais pleno da palavra, ocorre somente na segunda vinda de Jesus. Isto é, quando o crente aperfeiçoado receberá a imortalidade e não estará mais sujeito às paixões de sua natureza pecaminosas e às tentações de Satanás.
  6. Crescimento constante na perfeição ao longo da eternidade: a perfeição continuará a manifestar-se à medida que o conhecimento de Deus e o amor por Ele aumentarem (GC 678). Assim, haverá crescimento constante na semelhança de Cristo por toda a eternidade.

Leitura adicional[4]: H.E Douglass, E. Heppenstall, H.K. LaRondelle, e C. M, Maxwell, Perfection: The Impossible Possibility (SPA, 1975); H. E. Douglass, God at Risk (Riverside, Calif: Amazing Facts, 2004), pp. 178-184; J. Fowler, “The Concepto f Character Development in the Writings of Ellen G. White” (Ed.D. diss., AU, 1977); G. R. Knight, The Pharisee’s Guide to Perfect Holiness (PPPA, 1992); H.K. LaRondelle, Perfection and Perfectionism (AUP, 1971); W.R. Lesher, ” Ellen G. White’s Concept of Santificación” ” (Ph.D. diss., New York University, 1970); A. L Moore, A Crise da Teologia (Corpus Christi, Tex: Life Seminars, 1980); R.W. Olson, “Outline Studies on Christian Perfection e Original Sin”, Ministry Supplement, outubro de 1970; H. Ott, Perfct in Christ (RHPA, 1987); D.E. Priebe, Face to Face With the Real Gospel (PPPA, 1985); W.W. Whidden, Ellen White on Salvation (RHPA, 1995); J.R. Zurcher, Christian Perfeccion: A Bible and Spirit of Prophecy (RHPA, 1967).

Referências

[1] Denis Fortin, Jerry Moon (editores)? The Ellen G. White Encyclopedia (Hagerstown, Maryland: Review and Herald Publishing Association, 2013), p. 1021-1024. Ver “Perfeccion”. Grifos acrescidos.

[2] As abreviações disponíveis dizem respeito às obras de Ellen G. White em inglês. Por exemplo: 5T se refere à obra Testimonies for the Church, vol. 5; 3SM faz referência ao livro Selected Messages, vol. 3; ST é a abreviação da revista Signs of the Times; RH, da Review and Herald; DA é a abreviação da obra Daughters of God; GC, se refere ao livro The Great Controversy Between Christ and Satan; HS faz menção à obra Historical Sketches of the Foreign Missions of the Seventh-day Adventists; SC abrevia Steps to Christ; OHC faz referência à Our High Calling; PK é a abreviação inglesa de Prophets and Kings, etc.

[3] O contexto revela que isso se dá no sentido de o justo não ser mais “pecadeiro”. Veja a citação a seguir na versão em português do Patriarcas e Profetas, p. 589: “Mas conquanto os seguidores de Cristo tenham pecado, eles não se entregaram ao controle das instrumentalidades satânicas. Arrependeram-se de seus pecados, e procuraram o Senhor em humildade e contrição; e o Advogado divino pleiteia por eles. Aquele que tem sido abusado ao máximo pela ingratidão deles, Aquele que conhece os seus pecados e também a sua penitência, declara: “O Senhor te repreenda, ó Satanás. Eu dei a Minha vida por estas almas. Eles estão gravados na palma das Minhas mãos. Eles podem ter imperfeições de caráter; podem ter falhado em seus esforços; mas se arrependeram, e Eu os perdoei e aceitei”. Grifos acrescidos.

[4] Veja que na bibliografia sugerida pelo autor há teses e outras obras de grande conteúdo. Portanto, pesquise esse tipo de material e não se contente com artigos sem embasamento, sensacionalistas e que revelam falta de conhecimento profundo por parte de seus autores. Para você aprender a refutar a heresia satânica conhecida como perfeccionismo, que é nada menos que uma distorção da doutrina da justificação pela fé e da santificação bíblica (que não se constitui em “ausência de pecado”, mas num amadurecimento constante e aperfeiçoamento do caráter até a segunda vinda de Cristo), é imprescindível que leia as duas edições da revista teológica Parousia intituladas “Perfeccionismo: Estudos sobre a perfeição à luz da Bíblia” e “A Natureza de Cristo”. Acesse o site http://www.unaspstore.com.br

Tags:

3 comments

  1. Eu consigo o texto original online?

    1. Ainda não, Cristine. Pelo menos desconheço. O mesmo só se encontra na Enciclopédia.

  2. Achei ótima a explicação! Mas os pós-lapsarianos pregam exatamente isso, que no fechamento da porta da graça, continuaremos com natureza pecaminosa, e pecados “involuntários”, porém não com pecados “conscientes”. É a mesma coisa! Porque eles tem sido chamados de “perfeccionistas”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *