Leandro Quadros

Explique a origem de Deus

A Bíblia não ensina que Deus teve uma origem, mas que Ele sempre existiu: “O SENHOR, o Rei e Salvador de Israel, o Deus Todo-Poderoso, diz: “Eu sou o primeiro e o último, além de mim não há outro deus” (Is 44:6. Veja também Ap 1:17).

Uma análise filosófica nos leva à conclusão de que Deus realmente não pode ter sido criado, pois, “se alguém tivesse criado Deus, deveríamos adorar a este Alguém, não a Deus”. Afinal, se Deus tivesse sido criado, quem criou Deus seria superior a Ele, de modo que não deveríamos adorar a Deus, mas ao Criador Dele. Isso é logicamente impossível.

Também não é lógico dizer que “se Deus existe, alguém O criou e, por sua vez, Quem O criou também precisa ter sido criado, etc…”. É irracional retroceder ao infinito porque nunca se chegaria à causa original de todas as coisas. É muito mais lógico e coerente crermos que Deus é a causa não causada e que, portanto, voltar ao “infinito” não responde e nem resolve nada.

Gosto da frase que diz: “para entender um gênio, somente outro gênio. Para entender a Deus, somente outro Deus”. Sendo que não somos deuses, é impossível explicar, dentro dos moldes humanos, como Deus sempre pôde existir.

Nem devemos ter essa pretensão. Afinal, como criaturas finitas podem explicar um Ser infinito? Como seres humanos podem explicar um Ser Divino? Como seres corrompidos pelo pecado podem explicar Aquele em que não há “treva alguma”? (1Jo 1:5).

Deus nos convida, acima de tudo, a crer nEle, ao invés de entender Sua natureza (Hb 11:6). Chegando ao Céu, teremos a oportunidade de aprender diretamente com Ele a respeito de Sua sublime e, ao mesmo tempo, misteriosa (Is 45:18) natureza:

“E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior”. (Hb 8:11)

Primeira creia, para depois entender – quando estiver pessoalmente com Ele.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

2 respostas

  1. Há um porém nessa história, Esse Deus que se revela e tem o nome de Javé já era cultuado pelos antigos povos Cananeus antes de Israel com o nome de El, o principal Deus do panteão local e que depois mais tarde foi difundido entre os Hebreus e se tornou então o único Deus de Israel passando de El a Javé tornando-se o Deus de toda a criação qual tal conhecemos hoje. A origem desse Deus cristão remontam por tanto a era antiga dos hebreus quando ainda Abraão chegou a Canaã talvez 1000 anos antes de Moisés o nome de El já era conhecido e mais tarde chamado de Javé se tornaria o Deus único de todo o universo.

  2. Boa tarde prezado professor Leandro Quadros, na passagem “O SENHOR, o Rei e Salvador de Israel, o Deus Todo-Poderoso, diz: “Eu sou o primeiro e o último, além de mim não há outro deus”, em termo de ser o “Primeiro” no contexto fico com a impressão de um inicio, acredito que a melhor definição seria a resposta que Ele deu a Moisés, “Eu Sou”. abraços, e que Deus continue te conduzindo e ensinando-nos as verdades da Bíblia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes