5 Dicas Para Lidar Com as Finanças no Matrimônio

5 Dicas Para Lidar Com as Finanças no Matrimônio

Sabia que o dinheiro está entre as maiores causas para o fim do matrimônio?

Esse dado é assustador. Ao mesmo tempo, deve nos conscientizar de que um casamento feliz e duradouro depende também da habilidade em administrar as finanças domésticas.

Sem essa habilidade, o estresse causado por problemas financeiros vai ser tornando patológico com o passar do tempo. E os prejuízos se tornam tão devastadores que a “única” solução para vários casais é “pularem do barco”.

Você e o cônjuge não precisam deixar as coisas chegarem a esse ponto. Podem decidir, a partir de hoje, a adquirirem educação financeira juntos.

E neste vídeo que preparei dou 5 dicas valiosas para compartilhá-las com seu cônjuge. Vocês precisam ser bons amantes e também bons sócios, se quiserem viver uma relação marcante.

Afinal:

“Acaso duas pessoas podem andar juntas se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3, Nova Versão Transformadora)

As 5 Dicas

Em resumo, as dicas que apresento no vídeo são as seguintes:

#1 – Reconheçam que ambos são responsáveis pelo fracasso ou sucesso financeiro no matrimônio

Na administração financeira doméstica não pode existir o pronome “eu”, mas somente o “nós”. Todas as pessoas da família que têm seus gastos, são responsáveis pela administração das finanças e pelo bom andamento da vida no lar.

Portanto, a autorresponsabilidade por parte de cada um é o primeiro passo em direção à saúde financeira. Enquanto um jogar a culpa no outro, não irão progredir, e ficarão cada vez mais pobres.

#2 – Separem um momento semanal para cuidar das finanças, e realizem um balanço mensal

Semanalmente vejam se está tudo ok com a conta bancária, para não perderem dinheiro pagando juros por ela ter negativado. E, uma vez ao mês, façam um balanço geral, a fim de saber para onde o dinheiro está escoando.

Isso dará dados para que avaliem a real situação financeira do casal e estabeleçam novos rumos, cortando gastos e investindo em outras áreas da vida.

# 3 – Mudem a forma de conversar sobre as finanças

A forma errada de tratar do assunto é acusar o outro. O tom da conversa precisa mudar, deixando, por exemplo, de fazer comentaŕios do tipo: “esse post e esse vídeo são para você”.

Ao invés de falar dessa forma, diga: “assisti a um vídeo muito interessante, que pode nos ajudar a melhorarmos nossas finanças”.

Conversem de maneira informativa, instrutiva, não em tom acusatório!

#4 – Não fujam do assunto, negando a  realidade

Até mesmo no aspecto emocional, só encontraremos o caminho da cura se aceitarmos a realidade de quem somos, e não fugirmos dela. O mesmo princípio se aplica à vida financeira.

Se não aceitar que é parte do problema, seu cérebro nunca buscará soluções para que mude seu comportamento financeiro destrutivo.

Mais uma vez, lembre-se de ser autorresponsável. Sei que dói, mas sem dor não há crescimento.

#5 – Mudem a forma de gastar o dinheiro

Não gaste para só depois guardar dinheiro. Faça o inverso: separe primeiro o valor estabelecido para conquistar seus sonhos, e só depois use o dinheiro para os gastos pessoais. Afinal, a vida no matrimônio não é só comer e beber.

Aprofundei bem mais essas dicas no vídeo que preparei. Por isso, assista o vídeo abaixo agora mesmo:

O que achou desse vídeo? Gostaria que eu publicasse mais coisas sobre isso? Não deixe de comentar, porque sua opinião é muito importante, até mesmo para saber como posso lhe ajudar ainda melhor.

E não se esqueça de se inscrever no meu Seminário de Saúde e Educação Financeira Bíblica CLICANDO AQUI. Ou, clique no banner que está vendo ao lado direito do post.

Tenho um post onde apresento dicas bíblicas para o gerenciamento das finanças. Clique aqui para assisti-lo.

Anterior As Raízes da Violência
Próximo O analfabetismo funcional no Brasil

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 702 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Sem categoria 8 Comentários

A mulher não pode falar em público? 1 Tim. 2:8-15; 1 Cor. 14:34

Os textos de Paulo referentes à participação da mulher no culto público (1 Timóteo 2:8-15; 1 Coríntios 14:34) devem ser entendidos à luz do contexto histórico e cultural dos dias dele.

FAQ - Dúvidas Frequentes 0 Comentários

O Lençol Zoológico de Atos 10

Basta estudar a Palavra de Deus para se descobrir a singela verdade de que é repudiada a discriminação racial, pelo fato de que Jesus morreria até por uma única pessoa.

FAQ - Dúvidas Frequentes 0 Comentários

Mariologia à Luz da Bíblia

Escritores religiosos muitas vezes falam da era moderna como a “Era de Maria”. Um artigo de capa da revista Time, intitulado “The Search for Mary – A Busca por Maria”,

6 Comentários

  1. Hudi Fernando
    março 29, 03:13 Resposta

    Muito obrigado pastor. Ainda não sou casado mas, pretendo me preparar já. E essas dicas são óptimas. Continue fazendo vídeos com estes assuntos. Estou inscrito no seminário do professor e estou aguardando expectante.

  2. Edilson Calado
    março 29, 00:05 Resposta

    Muito bom esse video, obrigado professor por tudo que tens nos ensinado, que Deus continue abençoando e lhe dando muita Sabedoria; ansioso pelo seminário de finanças Forte abraço, fique na Paz de Deus!!!

  3. Elizabeth Pinheiro
    março 28, 22:56 Resposta

    Hoje sou divorciada…e sei bem o quanto fomos tragadados,na epoca ,pelo uso indevido as finanças…Percebo o quanto tudo poderia ter sido diferente.
    Feliz pela necessária contribuição.Abraços e Parabéns pela inciativa.

  4. claudiene
    março 28, 21:59 Resposta

    estou muito ansiosa para o ceminario pois preciso muito da sua ajuda casei muito cedo aos 16 anos e nunca tive uma vida farta faz 19 anos que mora em casa alugada e estou orando ao senhor para que mim mostre como mim organizar pra comprar monha casa trabalho com artesanato e sou muito rigida comigo mesma e muito diciplinada em tudo que faço só esta faltando sua ajuda pra aprender a mim organizar financeiramente .creio que esse curso é a resposta do senhor as minhas orações
    o brigado professor leandro

  5. Wagner da Silva
    março 28, 12:41 Resposta

    Fiquei espectativo achando que já era o seminário de finanças A luz da Bíblia, mas , desde já deixo minhas considerações a respeito dessas cinco dicas iniciais a respeito do assunto (dinheiro), ė de extrema importância em nossos dias conteúdos relevantes e atuais, num problema real e q acontece na nossa vida; ser organizado e sábio , fazendo aquilo q é certo , nos torna mais abertos e sóbrios ao resolver problemas tão delicados e sérios como esse.Gostei demais , parabéns pela simplicidade.

Deixe seu Comentário