Apologética Cristã

Identificando Miguel na Bíblia

O ANJO DE YAHWEH, MIGUEL E CRISTO

Você pode ver uma ligação clara entre Miguel, o chefe dos príncipes (Dan 10:13.), com Cristo, o Príncipe dos exércitos (Dan 8:11.) e o título de Anjo de Yahweh (Êxodo 3:1- 15).

A expressão hebraica אחד השרים הראשנים (echad hasarim Harishonim) de Daniel 10:13, deve ser traduzido literalmente como “príncipe-chefe”, porque a palavra hebraica אחד (echad) que geralmente se traduz como “um” também significa primeiro (Jacques B. Doukhan, Secrets of Daniel, página 163). Portanto, Miguel é o comandante em chefe do exército angélico. Esse papel é desempenhado pela “Palavra de Deus” em Apocalipse (19:11-14), isto é, Cristo (Apocalipse 17:14). Esse mesmo cargo é apresentado nos Evangelhos (Mat 24:30, 31, 25:31).

Em Daniel 8:11 expressão hebraica שר-הצבא (sar-hatzaba ‘), que se traduz como “o príncipe, ou o jefe dos exércitos”, é um título que Daniel aplica ao “Messias Príncipe” nesse versículo.

Em Êxodo 3:2, o “Anjo do Senhor” apareceu a Moisés no meio de um arbusto. Então, quando Moisés se aproximou, o “Anjo do Senhor” falou como Deus (3:4), identificou-se como o EU SOU (3:14) e como Yahweh (3:15). Por esse motivo, muitos comentaristas bíblicos vêem uma conexão entre o “Anjo de Yahweh” e Cristo em João 8:56-58.

As aparições do anjo de Yahweh são muitas vezes apresentadas como teofanias. Em Êxodo 3:2-6 “O Anjo do Senhor” (מלאך יהוה) apareceu a Moisés em uma chama de fogo, e, em seguida, “Yahweh” (יהוה), diz: “Eu sou o Deus de teu pai.” Compare também Gênesis 22:11; Juízes 6:11-22. Às vezes, o “Anjo de Yahweh” fala de tal maneira que ele assume autoridade sobre as promessas anteriores (ver Gênesis 16:11 e 21:17).

Não é que o Anjo de Yahweh seja o Pai, mas ele age com a mesma autoridade, assim como Cristo faz.

O anjo do Senhor é identificado por alguns cristãos primitivos, como Justino Mártir, como o Cristo pré-encarnado cuja aparência, a cristofania, está registrada na Bíblia hebraica. Por isso que alguns cristãos primitivos viam Jesus como o Anjo do Senhor.

Susan Garrett diz: “Então, quando os primeiros escritores cristãos como Justino Mártir conectam Jesus com a “Palavra de Deus” e a Palavra, por sua vez, com o “Anjo do SENHOR”, eles não estavam inventando isso do nada, mas adicionando um novo nível às formas bem estabelecidas de ler as Escrituras. (Garrett, Susan R. (2008) Um Anjo incomum. Espíritos celestes e reivindicações cristãs sobre Jesus.  Yale University Press ISBN 978-0-300-14095-8 p 27)

A mensagem da Bíblia é clara.

Rafael Montesinos

O “Anjo de Jeová”

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One comment

  1. Pr. Leandro, as supostas contradições bíblicas, na maioria das vezes, são fáceis de serem respondidas. Mas, até agora, não achei uma resposta razoável para a aparente contradição em Atos 10:19 x Atos 11:11.

    Afinal, quantos foram enviados a Pedro? Dois ou três homens?

    Apesar de ser uma dúvida bem acessória e que em nada prejudica a nossa fé, estou desejoso de saber o porquê da divergência dos registros.

    Graça e Paz.

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