Jesus trabalhou no Sábado? SIM!

Jesus trabalhou no Sábado? SIM!

Como entender melhor acerca de João 5:17. Não estaria Jesus neste texto permitindo o trabalho no dia de Sábado?

Certamente Jesus não iria estimular os discípulos a trabalharem no sábado. Além de ser um guardador deste dia (Lucas 4.16), Jesus obedecia aos mandamentos do Pai (João 15:10) e o “não trabalhar no sábado” faz parte dos Dez Mandamentos do Pai (Êxodo 20:8-11).

Analisando o contexto vemos que os judeus reclamaram de Jesus curar no Sábado. Ao dizer ‘meu Pai trabalha até agora e eu também’, o Senhor está dizendo que o Pai e ele trabalham até agora em dar vida, curar as pessoas, salvá-las.

A palavra grega usada neste verso reforça este ponto de vista, sendo que ao Jesus dizer que o ‘Pai trabalha até agora’, ele menciona a palavra grega ‘ergazestai’, palavra que é usada no evangelho de João para tratar da ‘obra salvívica’ de Deus e ‘não da obra criadora’. Claramente se vê aí a que tipo de trabalho Jesus está se referindo. Referia-se ao trabalho espiritual em prol da salvação do ser humano e não ao trabalho rotineiro, para o benefício próprio.

Isto confirma o ensinamento de Jesus de que é lícito fazer o bem aos sábados (Mateus 12:12). O texto não se refere ao trabalho cotidiano, mas ao realizado em favor do próximo, que deve ser todos os dias. ‘Segundo os judeu’ ele quebrantava o Sábado, pois não guardava da maneira deles. ‘Segundo Deus’, Jesus nunca profanou porque guardava da maneira correta estabelecida por Deus ao criar o mundo (Gênesis 2:1-3)

Anterior A habitação de Deus
Próximo Nosso culto racional

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 711 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

FAQ - Dúvidas Frequentes 0 Comentários

Homem tem verme retirado da cabeça após médico dizer que ele teria 30 min de vida

Um homem que vive na Califórnia, nos Estados Unidos, foi surpreendido com um prognóstico pouco animador quando procurou os médicos de um hospital em Napa por causa de uma dor

FAQ - Dúvidas Frequentes 1Comentários

7 Características dos Falsos Mestres

“Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres” (2 Pedro 2:1) Não há espaço para dúvidas nas palavras de Pedro. É uma

FAQ - Dúvidas Frequentes 0 Comentários

A relevância da “semana santa”

A tradicional “semana santa” cristã é uma oportunidade para voltarmos nossos pensamentos há quase dois mil anos, e meditarmos nos acontecimentos principalmente da sexta-feira, do sábado e do domingo. Porém,

5 Comentários

  1. Cesar Pelizzon
    dezembro 01, 19:17 Resposta

    O trabalho tanto do Pai, como do Filho e do Espirito Santo, mesmo no dia de Sábado é correto, pois é no sentido da obra de Deus, na obra da salvação, no fazer o bem, e não em realizar obras seculares como a maioria dos seres humanos, criaturas o fazem

    É licito fazer o bem aos sábados, é licito salvar.

    Sábado único dia Santo do Senhor.

    Deus abençoe.

  2. Dinha
    julho 13, 09:24 Resposta

    Elairton, a mudança de calendário foi para o dia numérico e não semanal. Como exemplo, terça feira dia 07 se transforma em terça-feira dia 14. Ainda, o fato dos Judeus, até os dias de hj nunca terem perdido o sábado de vista.

  3. ronaldo dos sntos
    maio 29, 19:49 Resposta

    sabe, na verdade voce amenizar o sofrimento de uma pessoa , fazendo hoje o que voce so poderia fazer amanha, observe que isso favoreceu apenas a pessoa ajudada e naõ quem o fez, alem disso foi uma obra espiritual em prol do proximo e não para beneficio próprio, voce não acha que tanto foi nobre quanto audaciosa sua atitude.

  4. Fabricio
    janeiro 29, 00:42 Resposta

    Não importa se o sábado da sua tribo cai em uma segunda feira, a questão é simbologia do 7 dia. Descanso no sétimo dia.

  5. Elairton Ferreira
    junho 09, 12:44 Resposta

    Olá gostaria de saber se esse sábado é o mesmo sábados do tempo de Moisés, quando era marcado pela Lua ? Pq se for nao bate com sabado de hoje, pq foi mudado o calendário lular pelo calendário gregoriano.

Deixe seu Comentário