Mega sena – O que a Bíblia diz a respeito?

Mega sena – O que a Bíblia diz a respeito?

• “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1 Timóteo 6:10). Como isso não estamos afirmando que o dinheiro é mal em si mesmo, mas que ele pode subverter a pessoa que o possui. Na continuidade do texto Paulo prossegue: “Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” (v. 10).

 

 

• A Bíblia adverte contra o ganho fácil: “Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento” (Provérbios 13:11). Além disso, quem espera que o dinheiro traga felicidade pode estar totalmente enganado, pois felicidade não pode ser comprada e não depende da conta bancária. É verdade que a falta de dinheiro pode trazer dificuldades e sofrimento, pois ele é necessário para subsistência. Entretanto, há muitas pessoas que são contentes, alegres e felizes com muito pouco, enquanto outros são totalmente infelizes, a despeito do muito que possuem. O sábio Salomão escreveu: “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido” (Eclesiastes 5:10).

• Devemos trabalhar para que tenhamos o sustento (Provérbios 21:25; Efésios 4:28; 1 Tessalonicenses 4:11; 2 Tessalonicenses 3:10). O trabalho foi designado por Deus como uma bênção. O ganho fácil, por outro lado, pode ser uma grande maldição.

• Devemos investir nosso dinheiro de modo sábio e que beneficie o nosso próximo – (Provérbios 3:9-10; Efésios 4:28). Estudos mostram que muitos dos que jogam na loteria são os que menos têm dinheiro para se gastar em apostas e que depois de tirar a “sorte grande”, ao passar algum tempo, muitos perdem o seu dinheiro e acabam em uma situação financeira muito pior do que antes. Deus não precisa de rifas, bingos, prendas, loteria ou Mega-Sena. O jogo de azar desagrada a Deus porque o ganho acontece às custas daquele que perde, sem que o ganhador tenha trabalhado para merecer o seu pagamento.

• Quem justifica o ato de jogar ao propor destinar parte dos recursos à obra de Deus, desagrada o Senhor, pois o princípio da doação deve proceder de uma oferta voluntária, de um espírito altruísta, o que envolve sacrifício e renúncia. “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos” (Ageu 2:8).

• Não devemos ser escravos do dinheiro ou de qualquer outra coisa (inclusive jogar) – (Eclesiastes 5:10; 1 Timóteo 6:10). Em um dos principais portais de notícia do país encontramos: “’Viciado’ em loteria, servidor público aposta R$399 na Mega-Sena”. Ainda no mesmo portal: “Apostador gasta R$95 mil para levar os R$200 milhões da Mega.” Jogos de azar podem viciar, e o vício é uma espécie de idolatria (um ídolo é tudo aquilo a que dedico meu tempo, minhas energias e meus bens). E os idólatras não herdarão o reino de Deus (1 Coríntios 6:9).

Portanto, concluímos que a prática de jogos de azar não é compatível com a vida cristã. Cristo é a verdadeira fonte de felicidade. Ele pode remover o complexo de culpa, libertar da condenação e, por Sua graça, Ele oferece perdão e salvação. Deste modo podemos viver perdoados, salvos, agradecidos e felizes, pois “Cristo é tudo em todos” (Colossenses 3:11).

Biblia.com.br

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

Anterior “O Sábado não é tão importante assim. Você não acha?” Romanos 14:2, 4 e 5
Próximo O estudo da Bíblia pode transformar vidas

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 518 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 2 Comentários

A Reforma Protestante e a união das igrejas

Papa visita a Suécia em 2016 para participar de ato ecumênico que celebra a reaproximação de católicos e protestantes

Apologética Cristã 2 Comentários

Existem Almas Debaixo do Altar? – Apocalipse 6:9

“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da Palavra de Deus e por amor do testemunho que deram”. “O

Apologética Cristã 2 Comentários

É importante frequentar uma igreja?

Vivemos em uma época em que a correria faz parte de nosso dia a dia. Mesmo sendo onipresente, Deus estabeleceu um lugar onde pudesse encontrar-Se de forma mais pessoal com

2 Comentários

  1. William Auerhahn
    janeiro 02, 21:29 Resposta

    Leandro, e quando fazemos sorteios em nossas igrejas, tendas, evangelismo, sorteamos até fogão, bicicleta. Isso não é correto no meu ponto de vista também. Pode. Pastores ficam quietos para ver os templos cheios…

  2. Mário Luiz dos Santos
    dezembro 29, 15:02 Resposta

    Caríssimo professor Leandro Quadros, uma ótima matéria. Porém discordo da sempre associação que se faz entre dinheiro e felicidade.
    Se fizermos uma pesquisa sincera e honesta, veremos que a questão felicidade X dinheiro, é incutida na sociedade desde os primórdios; entretanto constatamos que não tem sido assim. Há sociedades deficitárias de capital e mesmo assim não reclamam que são infelizes.
    O pensamento de que para ser feliz é preciso ter dinheiro é um equívoco, porém o dinheiro proporcionará mais conforto e segurança nesta vida, ou não?
    É sobre as fontes de ações filantropicas, quer dizer que se alguém deseja doar ou usar de seus recursos financeiros advindos de uma loteria para ajudar os necessitados, não poderia?
    Que doutrina bíblica diz isso professor?
    Onde está claramente escrito sobre?
    Veja, somos irmãos em Cristo Jesus, professamos a mesma fé e doutrina, porém não vejo coerência nessa associação. E ainda que essas afirmativas partem da primissa de que tudo vem de Deus. Ora, se assim eu o fizer, terei de admitir que o mal também vem de d’Ele!
    Sabemos que não, mas abrirmos um lacuna, um paradoxo e nos veremos obrigados a rever Epicuro.
    Por obediência a Santa lei de Deus e o conjunto de doutrinas eclesiais, aceitamos assim não proceder, mas penso que quem assim procede, que pecado há nele?
    O apóstolo Paulo não nos exorta a examinarmos a nós mesmos?
    Professor, observando a humanidade, sabemos que estamos tão longe da vontade de Deus, que a qualquer momento “eu creio” Jesus voltará, o pecado e a degradação humana está no limite ( para nós), para Deus não sei; sei que tudo tem anunciado Sua volta.
    Mas gostei muito do texto, que Deus continue lhe usando para esse ministério de ensino da palavra.

Deixe seu Comentário