Leandro Quadros

João 3:13 ensina que ninguém subiu ao Céu?

A Bíblia diz que Enoque, Moisés e Elias foram levados ao Céu em vida (Gênesis 5:24, Hebreus 11:5; Deuteronômio 34:6, Mateus 17:1-8, Judas 1:9; 2 Reis 2: 9-14 – Moisés foi ressuscitado).

Mas, em João 3:13 relata: “Ora, ninguém subiu ao céu senão aquele que de lá desceu, a saber, o filho do homem”. Como entender essa aparente contradição?

João 3:13 é compreendido à luz de seu contexto interno (o que vem antes ou depois do verso). Lendo a partir do primeiro verso, vemos que Jesus está dirigindo o assunto a Nicodemos, que estava com dificuldades de compreender a doutrina do Senhor.

O verso 12 é a chave para a interpretação. Jesus diz a Nicodemos que, se não crer nas coisas terrenas explicadas por Ele (que ilustravam o Novo Nascimento), como poderia crer nos assuntos celestiais?

Analisando conjuntamente os versos 12 e 13, vemos que Jesus diz que “ninguém subiu ao céu para falar das coisas celestiais se não aquele que de lá desceu, o filho do homem” (Cristo).

Adam Clarke apresenta o seguinte comentário:

“Parece haver aqui uma expressão figurada, indicando que ninguém conhece os mistérios do reino de Deus como lemos em Deut. 30:12; Sal. 73:17; Prov. 30:4; Rom. 11:34. A expressão pode ser compreendida, relacionando-a com a seguinte máxima: Para estar perfeitamente familiarizado com os acontecimentos de um lugar é necessário que a pessoa esteja no lugar. Nosso Senhor provavelmente pretendia corrigir uma falsa noção dos judeus, a saber, que Moisés ascendera ao céu para receber a lei” [Citado pelo Professor Pedro Apolinário em Leia e Compreenda Melhor a Bíblia (Instituto Adventista de Ensino, Agosto de 1985. 2a Edição Ampliada), pág. 130.]

Portanto, este versículo não se refere a Enoque, Moisés ou Elias, pois seus nomes nem são mencionados. Afirma que ninguém subiu ao céu e de lá desceu para falar das coisas de Deus, a não ser Jesus Cristo, que é o próprio Deus encarnado (João 1:1-3; 14).

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7 respostas

  1. Me deparei com esta questão. As explicações são bem parecidas, mas não satisfazem: João, apóstolo e Paulo tiveram experiências que costumam chamar de arrebatamento. Foram e voltaram. Sobre Jesus, no momento em que ele peonuncia esas palavras, não se pode dizer que Ele foi e voltou, tão somente que veio de lá. O que, obviamente, é bastante.

  2. O que falar então do arrebatamento de João que foi aos céus, assim como a profetiza Ellen White, para falar das coisas do céus?! Tenho dificuldade de explicar, devido a esse texto de João 3:13,

  3. Obrigado pela colocação pastor. Apesar desse entendimento que fica explicito, no meu ver, ainda assim, a fala de Jesus, ao omitir que alguns foram transladados, dá margem para alguem pensar que foi um “ops.. mordeu a lingua”

  4. Entendo que a afirmação de Jesus de que NINGUÉM subiu ao Céu, a não ser Ele próprio, também encerra um significado de AUTORIDADE e PODER: Todos os homens que foram para o Céu antes mesmo de Jesus viver entre nós na terra, não SUBIRAM, e sim FORAM LEVADOS. Eles realmente não poderiam por si só SUBIR! Nenhum homem teria esse poder! Além disso, observemos que o verbo SUBIR está na voz ativa e depende da ação do sujeito e não de um terceiro. Com o perdão do erro proposital, mas apenas para melhorar o entendimento, eu diria que aqueles homens que foram para o Céu realmente não subiram…. Eles foram SUBIDOS.

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Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

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