No novo testamento a igreja está isenta do dízimo?

No novo testamento a igreja está isenta do dízimo?

Aqui Paulo traça um paralelo entre os levitas do Antigo Testamento e os obreiros do Novo Testamento, e implicitamente endossa a prática do dízimo.

Alguns teólogos dizem: “o Antigo Testamento foi abolido”. Mas então porque eles continuam pregando sobre a importância de devolver o dízimo?

Há muita incoerência em afirmar também que a guarda do sábado foi abolida. É incoerente o argumento de muitos autores a respeito deste assunto, pois eles pegam o que lhes convém no Antigo Testamento (caso do dízimo) e lançam fora o que não lhes convém (a guarda do sábado). Ora, como vamos aceitar um ensinamento e rejeitar outro, sendo que ambos estão unidos? Lembre-se: “a adoração e a devolução do dízimo estão ligados um ao outro”.

Muitos dizem que o mandamento do sábado não foi repetido no Antigo Testamento; mas uma ordem de devolver o dízimo também não o foi; assim como o dízimo, a guarda do sábado foi “confirmada” no novo testamento; não foram repetidos por que não havia necessidade, pois as pessoas da época seguiam muito bem estas instruções (lembrando de que a guarda do sábado é mencionada no Novo Testamento).

Se tivéssemos de abolir a guarda do sábado porque este mandamento não foi repetido de modo “direto” (foi repetido “indiretamente” através do exemplo de Jesus e sua mãe Maria, e dos apóstolos), também teríamos de abolir em todas as igrejas evangélicas o ato de devolver o dízimo.

Devolução do dízimo e adoração a Deus no sábado estão ligados em um mesmo princípio.

Base Teológica para o Dízimo – Novo Testamento.

No N.T. não existe uma passagem Bíblica que mande devolver o dízimo; mas há passagens que confirmam. Não há nada no N.T. que rejeite a prática do dízimo. Como vimos anteriormente, não foi preciso repetir de modo direto este mandamento porque era uma prática tão comum que não necessitava de lembrar as pessoas (assim como a guarda do sábado). Como “não existe adoração sem oferta”, não foi preciso repetir.

Alguns textos que mencionam o dízimo no Novo Testamento:

A. HEBREUS 7:1-10.
Neste texto há a menção do dízimo, mostrando que o apóstolo sabia sobre o assunto.
“Existe uma continuidade sabática de dízimo no Novo Testamento”.
Devemos adorar a Deus no dia que Ele escolheu e devolver aquilo que Ele pediu.

B. Lucas 18:12: “Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho”.
Neste contexto, Jesus condenou a justiça própria dos fariseus e não o ato de devolver o dízimo. Os fariseus usavam o dízimo como meio de adquirir a misericórdia de Deus.

C. Mateus 23:23 – Lucas 11:42.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!” (Mateus 23:23).

“Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas” (Lucas 11:42).

Jesus não disse aos fariseus para não dar o dízimo; Ele disse que eles deveriam “fazer estas coisas sem omitir aquelas”, praticar a justiça, a misericórdia e a fé juntamente com devolução do dízimo”.
Jesus de modo claro confirmou a validade da prática de devolver o dízimo. Esta prática só terá valor se exercermos um bom caráter e nos lembrarmos de ajudar aos órfãos e necessitados. Devolver o dízimo sem demonstrar misericórdia para com o semelhante não é frutífero para a vida do cristão.

D. 1 Coríntios 9:13-14.
“Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho” (1 Coríntios 9:13-14).

Aqui Paulo traça um paralelo entre os levitas do Antigo Testamento e os obreiros do Novo Testamento, e implicitamente endossa a prática do dízimo. O Dízimo é designado por Deus para a pregação do evangelho. Se não fosse o sistema de dízimos, não teríamos pastores e obreiros de dedicação exclusiva à pregação do evangelho, presidindo e conduzindo a igreja a cumprir a missão deixada por Cristo de ir e pregar o evangelho a toda gente, de todas as nações, tribos e línguas (Mateus 28:19, 20). É graças ao sistema de dízimos que a igreja adventista pode fornecer cursos Bíblicos gratuitos às pessoas e outros materiais. Muitos não teriam conhecido as boas novas da salvação se não fosse o ato liberal e desprendido dos irmãos em separar o dízimo. Jesus nunca condenou o dízimo, mas o seu mau uso.

Equipe Biblia.com.br

Anterior Um Templo no Tempo
Próximo Por que Deus não destruiu o diabo?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 644 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Crônicas para a Alma 2 Comentários

Homossexuais deveriam deixar de ir à igreja?

“Não consigo mudar o que eu sou. Batizei-me numa igreja cristã há menos de um ano acreditando que um milagre aconteceria na minha vida. Acreditei que Deus, com Seu poder,

Aconselhamento Espiritual 1Comentários

Os reis magos

Não há nada no registro bíblico que confirme os nomes dados pela tradição aos sábios do oriente que vieram visitar Jesus em Belém. Como se chamavam os magos que visitaram

Aconselhamento Espiritual 0 Comentários

A submissão da mulher ao marido – Efésios 5:22

“Meu marido toma algumas decisões e não considera os meus sentimentos e opiniões. Constantemente cita os textos bíblicos em que a mulher deve ser submissa ao homem. Devo me submeter

3 Comentários

  1. Antônio
    setembro 20, 23:20 Resposta

    Boa noite! Sei de uma pessoa que guarda a muito tempo dez mil dólares para premiar quem convencê-lo biblicamente disso…

  2. Cleidison
    setembro 18, 20:12 Resposta

    Boa noite Leandro Quadros, mas a continuação do livro de 1 Coríntios 9:13-14 o versículo 15 e 16 ,o apóstolo Paulo parece se posicionar contra o uso do dízimo para o sustento da aqueles que trabalham na obra do evangelho.

  3. Cleidison
    setembro 18, 20:11 Resposta

    Boa noite Leandro Quadros, mas a continuação do livro de 1 Coríntios 9:13-14 o versículo 15 e 16 ,o apóstolo Paulo parece se posicionar contra o uso do dízimo para o sustento para aqueles que trabalham na obra do evangelho.

Deixe seu Comentário