O Apocalipse, um Livro Aberto

O Apocalipse, um Livro Aberto

A maioria das pessoas em nosso País, ama e respeita a Bíblia e cada dia aumenta o número daqueles que desejam compreendê-la melhor. Muitos, no entanto, têm dificuldades para entender seu último livro (o Apocalipse), com sua fluente linguagem profética, vividas descrições e misteriosos símbolos. Porém, a mesma Bíblia tem a chave para interpretar as fascinantes revelações apocalípticas. Nesta série de estudos bíblicos, você conhecerá e identificará, com vibrante entusiasmo, o significado de seus segredos.

Outra agradável surpresa é a descoberta de que o Apocalipse não é um tesouro ancorado no passado longínquo, nem um tabu indefinido na penumbra de um futuro incansável, fechado à percepção presente. O anjo de Deus ordenou que não fosse selado ( Apocalipse 22:10 ), e alegre-se! É um livro aberto especificamente para a nossa época ( Apocalipse 22:10-12 ). Mais ainda: contém uma promessa de bênção especial para aqueles que o estudam e respeitam sua revelação.

COMO ENTENDER O LIVRO DE APOCALIPSE ?

1. O Apocalipse passou por cinco etapas antes de chegar até nós. Quais são? Apocalipse 1:1, 11, 19

a. Deus deu a revelação a Jesus Cristo
b. Jesus Cristo a enviou por intermédio do Anjo
c. O anjo a notificou a João
d. São João recebeu ordem de escrever o que havia visto e mandar às sete igrejas.
e. Para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer.

Nota: João escreveu o livro de Apocalipse na rochosa ilha de Patmos (Apocalipse 1:9), que fica no mar Egeu, para onde havia sido desterrado por ordem do imperador Domiciano. Por causa de sua fé, foi obrigado a trabalhar nas minas. Naqueles dias Patmos servia como prisão de máxima segurança. João escreveu sob circunstancias difíceis e desanimadoras.

2. A quem prometeu Deus uma bênção especial? Apocalipse 1:3

“Bem-aventurado aqueles que lêem e aqueles que ouvem e guardam .”

Nota: Sem dúvida, a razão principal da bênção aos que estudam e obedecem à Palavra de Deus é o seu conteúdo.

Jesus disse: “…e são elas mesmas que dão testemunho de mim” João 5:39

3. Que método usava Jesus para explicar a profecia? Lucas 24:27

“E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras.“

Nota: Jesus buscou o que outros escritores da Bíblia haviam dito sobre o tema. Seu método, sem dúvida, é o correto; permitir que a Bíblia se explique a si mesma.

A chave que abre os mistérios do Apocalipse está no estudo do Antigo Testamento. Taylor G. Bunch diz que 27 livros dos 39 do Antigo Testamento são citados em Apocalipse, e dos 404 versículos, 276 são citações de outros autores bíblicos. Por isso é que o mistério que envolve os símbolos do Apocalipse se torna claro quando estudamos outras passagens bíblicas sobre o mesmo tema.

COMUNICAÇÃO POR SÍMBOLOS

4. Que método usou Deus para dar a São João a revelação do Apocalipse? Apocalipse 1:11-12

a. “O que vê escreve…”
b. “Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltando vi sete candeeiros de ouro.”

Nota: Ao ler Apocalipse, notamos que Deus estava mostrando incidentes e fatos que o Seu servo via com os seus olhos e ouvia com seus ouvidos. Portanto, João, ao informar as visões, diz: “Eu vi” ou “olhei” e “ouvi”, ou algo semelhante, pelo menos 73 vezes. Em Apocalipse, Deus está apresentando acontecimentos, nações, movimentos religiosos e organizações em mensagens como em filmes com imagens e palavras. Diríamos hoje que Deus revelou o Apocalipse por meio de impressões audiovisuais.

5. Por que Jesus falou em parábolas e nos deu o livro do Apocalipse em símbolos? Lucas 8:10

“… para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.”

Nota: Jesus falou em parábolas para que as entendessem somente aqueles que estavam relacionados com as coisas espirituais. Se o Apocalipse tivesse sido escrito numa linguagem literal, há muito que os inimigos de Deus o teriam destruído. Deus, na Sua sabedoria, apresentou Suas mensagens numa linguagem compreensível somente para “os Seus servos” (Apocalipse 1:1)

Os símbolos não impedem a compreensão, porque a Bíblia nos dá o seu significado. Como exemplo, vejamos três símbolos proféticos e deixemos que a Bíblia nos diga o que significam. Escreveremos o significado encontrado ao lado de cada símbolo:

a. Animal: Daniel 7:23 Reino
b. Aguas: Apocalipse 17:15 Povos, Multidões
c. Dia profético: Ezequiel 4:6-7 Cada dia por um ano

AUTORIDADE DA PROFECIA BÍBLICA

6. Quanta segurança existe na palavra profética? 2 Pedro 1:16, 18, 19

“Temos assim tanto mais firme a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la…”

7. De que coisas Deus nos adverte ao interpretar a profecia?

a. 2 Pedro 1:20 “Nenhuma profecia da Escritura provém de particular interpretação”
b. Apocalipse 22:18, 19 “… se alguém lhe fizer qualquer acréscimo … se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida.”

Nota: A falta de sinceridade priva as pessoas da capacidade de entender a mensagem profética, por isso é que para muitos a revelação do Apocalipse parece obscura e fechada. Como exemplo vemos um caso no Antigo Testamento: Isaias 29:10-14, Mateus 13:14.

8. Quanto da Santa Escritura é inspirado? 2 Timóteo 3:16

“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;”

AS BENÇÃOS DO ESTUDO

9. Que segurança temos de que poderemos compreender o significado das revelações que Deus nos dá em Seu Livro Sagrado? João 7:17

“Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se falo por Mim mesmo.”

10. Que promessa fez Jesus aos que obedecem? Apocalipse 3:10

“Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro“

Anterior Série Espiritismo – Estudo 2
Próximo A Divindade de Cristo no evangelho de João – Parte 1

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 666 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 0 Comentários

Quem são os 24 anciãos em Apocalipse 4?

Esta questão me faz “pairar” sobre assuntos que me fazem desejar ainda mais estar logo no Lar dos remidos, para ver com meus próprios olhos, não mais com os olhos

Apologética Cristã 1Comentários

Miguel não é mais que um título do Divino Jesus!

O nome Miguel significa: “Quem é semelhante a Deus?”. É um desafio a satanás que, desde o princípio, quis ser igual ao Criador (Isaías 14:12-14). Sempre que Miguel é mencionado

Apologética Cristã 0 Comentários

O que é uma seita?

Como saber se uma igreja é ou não uma seita? Evangélicos são considerados aqueles que aceitam as doutrinas essenciais bíblicas, principalmente as que dizem respeito ao trabalho de Cristo. Como

1 Comentário

Deixe seu Comentário