O controle de natalidade é proibido na Bíblia?

O controle de natalidade é proibido na Bíblia?

No plano de Deus, o sexo tem duas finalidades: primeira, procriação para perpetuação da espécie humana. Gênesis 1:28: “E Deus os abençoou, e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a”. E segunda finalidade, a união do homem com a mulher. Gênesis 2:24 “Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”.

A Palavra de Deus revela que a procriação deveria ser limitada pela capacidade do homem de sujeitar a terra para que dela pudesse tirar o seu sustento. Encher a terra de seres humanos não seria tarefa para uma pessoa, mas toda a humanidade. Cada casal deveria ter tantos filhos quantos pudesse criar com boa nutrição, educação, e dignidade.

Se os rendimentos do casal dão para criar dois ou mais filhos, que os tenha. Mas se a vinda de mais um filho representará uma sobrecarga para o casal, e principalmente para a mãe, o casal deverá tomar providências para que isto não aconteça.

O sexo tem, também, a finalidade de promover a intimidade do casal e dar-lhe prazer. Lemos em Provérbios 5:18 e 19 – “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores, e gazela graciosa. Saciem-se os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias. A vinda do filho deve ficar sob o controle do casal e não da sorte.

Ao criar o homem e a mulher, Deus lhes deu domínio sobre toda a terra (Gênesis 1:28 e 26) e isto inclui seu próprio corpo. “Tu és terra e à terra tornarás” (Gênesis 3:19).

O apóstolo Paulo informa que o ato sexual é um direito do casal e não apenas um meio de ter filhos. Leia I Coríntios 7:3-5. Portanto, todo método de controle de natalidade aprovado pela medicina e pela ética cristã, é perfeitamente lícito. Os métodos abortivos são proibidos: aborto e medicamentos que provocam aborto. Os métodos não abortivos são lícitos: tabela, camisinha, pílula anticoncepcional, ligadura de trompas, vasectomia.

Anterior Josué 10:12, 13 contradiz a ciência quando afirma que “o Sol se deteve”?
Próximo É Certo Comemorar o Natal?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 600 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Aconselhamento Espiritual 0 Comentários

Deus e a questão do sofrimento humano

Por que Deus deixa uma criança inocente ser estuprada? Onde Ele estava na hora que não protegeu essa criança? Não tenho argumentos para defender Deus nessa questão. Tragédias! Elas são

Aconselhamento Espiritual 1Comentários

Existe o “pecado hereditário”?

O assunto de hoje é “pecado hereditário” e responderei uma pergunta que recebi anos atrás. Assista também ao vídeo! Estão acontecendo coisas ruins na família do meu esposo. Na noite

Aconselhamento Espiritual 0 Comentários

A submissão da mulher ao marido – Efésios 5:22

“Meu marido toma algumas decisões e não considera os meus sentimentos e opiniões. Constantemente cita os textos bíblicos em que a mulher deve ser submissa ao homem. Devo me submeter

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comente este artigo!