O “descanso” de Hebreus 3 e 4 fala do sábado ou do domingo?

O “descanso” de Hebreus 3 e 4 fala do sábado ou do domingo?

Não. A menção do sábado, o sétimo dia da semana, é apenas para facilitar o entendimento do leitor sobre o assunto do descanso que Deus prometera aos hebreus no deserto e cujo cumprimento tornou-se extensivo ao povo de Deus na Nova Dispensação. Confira com Hebreus 3:7-11; 4:9. O tema destes capítulos não diz respeito ao cancelamento ou mudança de um dia de guarda.

Nos capítulos 3 e 4 de Hebreus, oito vezes é usada a palavra grega KATÁPAUSIS traduzida em português por “descanso” ou “repouso”. Essa palavra quando aparece na Septuaginta, em geral, é uma tradução da palavra hebraica MENUJAH: lugar de descanso, “repouso”, que deriva de NÚAJ “estabelecer-se”, “permanecer em um lugar”, “repousar depois de uma atividade prévia”.

“Não entrarão no Meu descanso” (Hebreus 3:11) é uma referência à Canaã, cujas bênçãos (o repouso espiritual) o antigo Israel não recebeu devido sua incredulidade. Hebreus 3:11 pode ser esclarecido melhor com a leitura de Hebreus 4:9: “Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.” Aqui a palavra “repouso” vem do grego SABBATISMÓS, que sugere a importância cósmica do dia do Senhor, como símbolo do repouso eterno que Deus quer que Seus filhos usufruam.

Corresponde ao que é dito em Hebreus 4:3: “Nós, porém, que cremos, entramos no descanso”; aqui “descanso” é o descanso da graça (no qual entram os cristãos, inclusive os de origem judaica). O novo descanso, prezado ouvinte, nada mais é que a antecipação do gozo eterno prometido aos salvos em Cristo. Você pode conferir também Hebreus 3:1, 7, 15: 4:7-11. Leia também Isaías 30:15; Jeremias 6:16 e Mateus 11:29.

Anterior Viva as Crianças! Proteja as Crianças!
Próximo “Jesus entrou no Santo dos Santos do santuário celestial 40 dias depois da sua ressurreição?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 485 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Bons Debates 6 Comentários

Que tipo de vinho foi usado na santa ceia?

Com estes fatos, podemos concluir com toda a certeza de que o vinho utilizado por Jesus na santa ceia não era alcoólico.  O Senhor sabia das orientações bíblicas de que não se deve usar álcool e também de que por causa do mesmo, muitas famílias foram destruídas e, infelizmente, ainda seriam no futuro.

Bons Debates 0 Comentários

Haverá arrebatamento secreto antes da volta de Jesus?

Mateus 24:38-44 diz: “Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o

Bons Debates 0 Comentários

Paulo e os esportes

Paulo gostava muito de aproveitar a cultura local para pregar mensagens que fossem entendidas com maior facilidade pelo seu público. A referência mais comum eram os esportes praticados na região!

2 Comentários

  1. everaldo
    outubro 15, 11:21 Resposta

    parabens professos pelos seus artigos me ispiram muinto a continuar nesta caminhada ate a nova terra

  2. flavio
    outubro 13, 22:19 Resposta

    Olá Professor Leandro Quadros, boa noite!!

    Estou tentando enviar uma mensagem através do formulário de contato, mais informa que deu erro…

    Por favor, preciso muito de um conselho seu…

Deixe seu Comentário