O espiritismo e os médiuns

O espiritismo e os médiuns

Introdução

1) O que a Bíblia diz sobre a mediunidade?
2) Deus se comunica por meios dos médiuns?
3) Os mortos podem conversar com os vivos?

Até o momento percebemos que a Bíblia e os livros de Allan Kardec não se harmonizam. Vejamos o que o espiritismo diz sobre os médiuns:

“Hoje, como espíritas, sabemos que Jesus foi um espírito extremamente adiantado, mas não o próprio Deus e que os Apóstolos, também espíritos adiantados, eram humanos. Médiuns inspirados, mas humanos…” (BERNARDO, Carlos Alberto Iglesia. Disponível em: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geae/estudo-do-novo-testamento.html Acesso em 08 de abril de 2009.)

Estudo

  1. Como Deus se comunica com o ser humano? Números 12:6; Hebreus 1:1, 2.

Resposta: Deus se comunica de várias maneiras, especialmente por meio dos profetas e da maior revelação que já existiu: Jesus Cristo.

Portanto, os apóstolos não foram médiuns – pessoas que recebiam espíritos. Pelo contrário: rejeitaram qualquer prática mediúnica Em certa ocasião, o apóstolo Paulo expulsou um espírito adivinhador que atuava por intermédio de uma jovem (Atos 16:16-18). Se Paulo fosse um médium, não teria feito isto. Os apóstolos de Jesus jamais iriam contra os ensinamentos do Antigo Testamento a respeito dos médiuns (Levítico 20:6), sendo que os Escritos Antigos eram a Bíblia deles!

2.  Por que o Criador não poderia usar pessoas boas como os médiuns para transmitir mensagens a nós? Deuteronômio 18:10-14 (Aqui aparece o termo “necromantes”. Necromante é pessoa que pratica a necromancia, ou seja, a consulta aos “mortos”); Levítico 19:31; 20:27; 2 Crônicas 33:1-9.

Resposta: Porque, apesar de amar muito os médiuns Deus abomina, detesta as práticas mediúnicas. Veja o que diz Isaías 8:19 e 20, na Nova Tradução Na Linguagem de Hoje:

“—Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!” Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.””

3. Se Deus não apóia a consulta a médiuns espíritas, como Saul conseguiu falar com “Samuel” que “já estava morto”? 1 Samuel 28.

Resposta: Alguns textos bíblicos são suficientes para provar que não era Samuel quem estava conversando com Saul naquela sessão espírita:

a) 1Crônicas 10:13-14 – Deus condenou a atitude de Saul de participar daquela reunião com o suposto “espírito” de Samuel. Se fosse o servo de Deus quem tivesse falado com o rei Saul, o Senhor não se importaria em teria se importado;

b) 1Samuel 28:3 – Samuel estava morto e, na morte, a pessoa está inconsciente – Eclesiastes 9:5, 6 e 10;

c) 1Samuel 28:6 – Deus não mais falava com Saul porque ela havia ido longe demais. Portanto, quem apareceu a Saul naquela reunião espírita não foi o servo de Deus, Samuel, que jamais agiria contra a decisão do Criador;

d) 1Samuel 28:12, 14 – a Bíblia não diz que o “espírito” de Samuel se fazia presente, mas sim que Saul ENTENDEU que era Samuel;

e) 1Samuel 28:15 – o suposto espírito de Samuel contradisse a Bíblia, que afirma em Jó 7:9, 10 que os mortos não podem subir, antes da ressurreição (João 5:28, 29);

f) 1Samuel 28:16 – o “espírito” jogou Deus contra Saul, dizendo que o Senhor o havia desamparado. Não é verdade! Foi o rei quem se afastou de Deus;

g) 1Samuel 28:20- a mensagem do “espírito” causou desespero em Saul.

Portanto, não foi o “espírito” de Samuel quem se comunicou com Saul (você verá quem falou com Samuel na próxima questão).

4. Que razões Deus tem para rejeitar a prática de consultar os mortos? 2 Coríntios 11:13, 14; Mateus 24:24.

a) A Bíblia (Palavra de Deus) diz que os mortos não podem voltar para se comunicarem com os vivos porque eles estão dormindo: “Como a nuvem que passa e some, assim aquele que desce ao mundo dos mortos nunca mais volta; ele não volta para casa; ninguém lembra mais dele.” Jó 7:9-10. “Irmãos, queremos que vocês saibam a verdade a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles que não têm esperança.” 1 Tessalonicenses 4:13.

b) A única maneira de voltarmos a falar com os mortos é quando eles voltarem à vida! Jesus terá que voltar ao nosso mundo (Apocalipse 1:7) para ressuscitá-los (João 5:28, 29; Lucas 14:14; 11:25). Só depois desses eventos é que os reencontraremos: “Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.” 1 Coríntios 15:23 (Grifo acrescentado). “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles [Isso significa que os mortos não estão em um mundo espiritual, mas que irão para o paraíso de Deus juntamente com os vivos. Não foram na nossa frente! Ler Hebreus 11:39, 40, que fala dos heróis da fé.], entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” (1 Tessalonicenses 4:16-17.

“Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos.” Isaías 26:19.

c) Os “espíritos” que incorporam nos médiuns são demônios e não pessoas boas. Deus não quer ser humano algum mantenha contato com os espíritos do mau.

d) Porque através do espiritismo o inimigo de Deus tem enganado muitas pessoas sinceras misturando a verdade com a mentira, o que levará à perdição de acordo com Apocalipse 22:15.

Só existem duas forças no universo: do bem ou do mal. Somente dois tipos de anjos: os caídos (2 Pedro 2:4; Apocalipse 12:7-9 – demônios) e os não caídos (Apocalipse 22:8, 9). Não é difícil, com base em Hebreus 1:14 e Colossenses 2:15 vermos que esses dois poderes lutam pelo coração do ser humano. Portanto, se Deus não apóia a consulta a mortos e nem a mediunidade, quem está presente nas sessões espíritas são os anjos caídos que querem atrair pessoas sinceras de todas as classes sociais.

Atenção! Anjos caídos têm o poder da personificação, ou seja: imitam a voz, cheiro do perfume e outras características das pessoas que morreram. Portanto, cuidado! Não se deixe enganar (Mateus 24:24).

5. Um anjo bom entra na mente de algum médium para tirar o livre-arbítrio dele (a)? Salmo 34:7

Resposta: Não! A Bíblia diz que ele acampa-se “ao redor” dos que respeitam a Deus e não que ele “entra na mente” da pessoa para tirar a identidade dela!

6. E os anjos maus? Marcos 5:1-14.

Resposta: Tomam conta da mente, falam por intermédio da pessoa – que perde a própria identidade – e em alguns casos trazem sofrimento (para os médiuns, não).

7. O que Deus quer fazer na mente daqueles que são usados por espíritos malignos? Marcos 5:15.

Resposta: Aproximá-los de Jesus e deixá-los em perfeito juízo para que os demônios nunca mais interfiram na vida e nas escolhas deles.

Reflita: “A doutrina da imortalidade da alma não é bíblica, mas pagã. Nasceu na Grécia e propagou-se na Igreja, através de Platão, do século V em diante, graças à influência de Agostinho…” [Professor Otoniel Mota (pastor Presbiteriano). Meu Credo Escatológico [opúsculo], ed. 1938, pág. 3]

Convite: Aceite os mensageiros que DEUS ESCOLHEU para Ele se comunicar com você: os profetas. Os que os médiuns dizem, de acordo com Isaías 8:20, “não tem nenhum valor”, pois, eles não foram enviados por Deus. Eles são pessoas sinceras que Jesus ama e quer conduzir ao caminho da salvação fora do espiritismo.

Minha oração: “Quero manter contato com Deus por meio da oração e das instruções dEle deixadas na Bíblia e não nos livros de médiuns ou de Allan Kardec.”

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

Anterior Como e por que fazer jejum?
Próximo Serás salvo tu e tua casa

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 518 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 0 Comentários

O problema da impureza em Marcos 7:15-19

Marcos 7:15-19 é uma daquelas passagens que são facilmente má compreendidas. As pessoas argumentam que Jesus aboliu as leis a respeito da comida e “declarou limpos todos os alimentos.” Marcos

Apologética Cristã 0 Comentários

O Dom profético em ação

O DOM PROFÉTICO EM OPERAÇÃO Antes da entrada do pecado, Deus se comunicava com os seres humanos diretamente através do contato face a face e companheirismo pessoal. Com o advento

Apologética Cristã 2 Comentários

Romanos 9:13-18 e a predestinação

Como já afirmei várias vezes, biblicamente todos são predestinados para a salvação (Efésios 1:5) e só se perderá quem assim o escolher (na cruz, Cristo devolveu o livre-arbítrio do ser humano para

3 Comentários

  1. MarinhoSul
    agosto 31, 06:02 Resposta

    Concluindo sobre a serpente, ser um símbolo para astúcia no Gênesis, e com sonorização de Mashiach, pois serpente em hebraico é nachash
    “A serpente é a mais astuta de todos os animais que o Senhor Deus tinha criado” (Gênesis 3:1)
    Veja, Jesus falando dela, para que o homem tbm seja astuto, MAS PARA O BEM: Mateus 10:16 “Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam astutos como as SERPENTES, e sem malícia como as pombas.” << Essa á a serpente do Gênesis, a ASTÚCIA, mas q a use para o Bem, é isso q Jesus, está querendo dizer, ou, na lógica simplista de pastor, ( já q é assim), Jesus, citou o capeta como exemplo???????

    Eles eram ingênuos, e Jesus os envia entre espertos, portanto, era para terem cuidado com eles, pacíficos como a pomba, mas tão astuto quanto eles, não é o q o senhor depreende tbm?
    Paz de Jesus, e abçs.

  2. MarinhoSul
    agosto 31, 05:52 Resposta

    Só para concluir a 1ª parte, ( isto se o senhor postar), pois é bom debatermos num bom termo prof. Leandro Quadros, pois nos aprofundaremos na IDEIA ( como o senhor sempre diz), DO TEXTO, e tentar demonstrar, o q é uma coisa, e o q é outra, ou seja, o q é adivinhação e seu contexto, e o q são faculdades senso-perceptivias, em graus e grupos, e vamos ver se estas, como IDEIAS, aparecem ou não, em TODA BÍBLIA.
    Posso aos poucos, além disso, deixar fontes científicas moderníssimas, do Espiritismo e fora dele, além do entendimento de entender-se do que é Espiritismo é de Fato, e do q ele, trata, e o q é prática e o q é protocolo de excelência, ( Objeto e Sujeito), cruzado com a pesquisa científica, no seu protocolo, e se o Espiritismo, gera uma proposta verificável ou pelas ciências atuais, como as neurociências e a Psicologia, e se existem grupos, dentro do Espiritismo e fora dele de profissionais das áreas médicas, q identificam isso ou não, e o q diz a OMS – Organização Mundial de Saúde, e o C.I.D. 10, sobre a proposta espírita, e sua terapêutica à luz da Psicologia, e na identificação de certos transtornos, não ajustáveis quimicamente, quando à origem, causas, sintomas, terapêutica e profilaxia.
    Jesus, comunica-se com dois mortos prof no Monte Tabor, e olha q curioso, monte além de relevo no hebraico, significa “lugar de Deus”, mas não na inflexão mais profunda q é Altíssimo.
    Paulo , irá dizer q quem trouxe a Lei a Moisés, foram ESPÍRITOS-ADMINISTRADORES, q antes chama de anjos, ( claro, vem do latim), seriam Malach’N, e temos aí um problema, ou uma solução, já q tem espírito mandado por Deus, ou até Deus, tranforma-se em um para atormentar o Rei Saul, e endurecer o coração do Faraó; briga tbm com Jacó, e sua raíz gerica , é plural, e os anjos no hebraico, tema germinação “EL”; como Ismael, Arcanjo MIguel etc.
    Olha q curioso prof, a lenda persa Shatã, em hebraico, ( Ahrimã na origem zoroástrica), e hades na mitologia grega, significa tão somente um opositor ou um acusador, e não “o opositor”, e só aparece em vocábulo, após o cativeiro babilÕnico, e Satanás, vem Idade Média provavelmente , sob a inspiração da Divina Comédia de Dante Alighieri, e não tem terminação EL prof. q curioso não é???
    Uéee, mas não é um anjo caído? Ahh, não tem a terminação El no hebraico, é mito, né?
    Quem comunicava-se com os hebreus prof, perante o exposto ai, se Deus, na expressão mais Alta é ALTÍSSIMO, é é o TUDO E TODO e o ETERNO, e não pode reencarnar, e o “lugar mais Alto, onde se guarda o Torah”, oriundo daí tbm a ideia de altar?
    Nota: Quando Jesus, é acusado pelos drs da Lei judaica , e lh1E dizem q não seria apedrejado pelo q fazia, mas por intitular-se Deus, o q Jesus responde?
    Vamos ver: Ele não diz:”Sim, sou Deus”, Ele diz: ” Já não lhes tenho digo q VÓS SOIS DEUSES”?
    “Porque aquele que hoje se chama profeta, se chamava então vidente” – I Samuel, cap. 9.
    A serpente é uma fábula, e em fábulas, animais e objetos falam, ( linguagem antropomorfizada e infantil), para entendimento primário, é NASHACH, e deve ser desmembrada para ser identificada e a sonorização no hebraico profundo, é semelhante a MASHIACH, e significa astúcia, pois é retirada por Deus, dos campos, e não de inferno de fogo, pois este , no Velho Testamento, é apenas túmulo(sheol), onde 1 Samuel 2:6 “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela”
    Pois é, o SENHOR , faz descer à sepultura(sheol) no hebraico, e faz SUBIR DELA Os escolhidos? Nâo, o texto , não diz isso, e como em Eclesiastes q completa o Gênesis 12:7 diz: ” o homem quando morre, o corpo volta ao pó, ( processo sistêmico da matéria, em todo universo como unidade de Carbono, e nós somos unidades de Carbono), mas… o espírito, retorna a Deus”; ora, retorna ao Pai, mas e a salvação onde entra ai, se não menciona?
    Números 27:16
    “Que Yahweh, Deus dos espíritos e o doador da vida a toda criatura, estabeleça um outro homem como líder sobre toda esta congregação, << aqui, Números corrobora com Paulo, e Jesus, nós somos ESPÍRITOS, o contexto deia mais claro q o Sol ao meio-dia.
    RESSURREIÇÃO – DEMONSTRAÇÃO CLARA, QUE TEM O MESMO SENTIDO DA REENCARNAÇÃO Abaixo:
    Hebreus 11:35 "As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;"

    Esta passagem deixa clara a reencarnação. e prova q o termo "Ressurreição", aplica-se tbm a quem volta a vida( reencarnação), pela embriogêneses! E pq? Pq elas, (mulheres) dão à luz; logo, para a síntese lógica, é só substituir o vocábulo ressurreição por reencarnação e pronto. Ainda mostra a relação de causa e efeito q o Espiritismo propõe, ( que Newton, na sua 3ª Lei), chamou de; Princípio da Ação e Reação. Receberam de volta "os seus mortos" (ressurreição), porque q foram mutilados, para uma "VIDA!",(ressurreição). melhor. Dois sentidos nota-se ai, sobre a ideia de "ressurreição", como VIDA melhorada, ( reencarnação)!
    Sobre a ressurreição dos mortos com Jesus
    "não tendes lido, sobre a ressurreição dos mortos; eu sou o Deus de Abraão, Isac, e Jacó; pois Deus , não é Deus dos mortos mas sim DOS VIVOS"
    Ora, estes morreram séc. antes de Jesus, e Ele, está fazendo uma analogia ao Êxodo, dizendo q estão VIVÍSSIMOS séc. antes, e não precisaram DE INTERVENÇÃO alguma.
    Aliás, vcs não oram uns pelos outros, e não estão sendo intervencionistas?!

    Ressurreição final, onde não há mais necessidade de reencarnar:
    Ressurreição como não mais necessidade de reencarnar, abaixo:
    Lucas: 20:34-36: "Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição."
    Nota: já não mais podem MORRER", claro, já vivem ao lado de Deus. São espíritos no corpo imortal, o períspirito, q não se corrompe como a matéria e é moldável segundo necessidade de experiências, já o corpo físico oxida extinguindo-se e não regenera-se, não tendo as caractresticas necessárias. Nâo são dados mais a casamentos, ora..ora, claro, não há mais a necessidade da reprodução biológica, (mas guardam a sexualidade de cada um), não estarão mais na Terra, e sim como espíritos(anjos do Céu), como Jesus, q só encarnou, era Moralmente Perfeito; não q venhamos a ser Jesus, mas moralmente, não termos mais conflitos, pois já entenderíamos o q Ele citou resumindo TODA a Lei: "Ama a Deus sobre tudo, e ao próximo como a ti mesmo"… "mas, mente todo aquele q diz amar antes a Deus q não vê, ( claro é em espírito domo Ele mesmo citou), do q ao próximo q vê". Logo, Jesus inverte a razão da crença, e coloca Deus, na figura do próximo, pois cessando o conflito com o outro, cessa a Lei de reajuste, e Deus,

  3. MarinhoSul
    agosto 31, 05:12 Resposta

    Bom dia.
    Prof Leandro Quadros. E as comunicabilidades espirituais, em tda cultura primitiva e nos dias de hj, q jamais conheceram o Espiritismo?!
    E as novas ciências a Psicotrônica e Psicobiofísica, ( aliás, teve um dos primeiros títulos, um pesquisador brasileiro e espírita), e a novíssima psicologia transpessoal, adentrar o Inconsciente Profundo, só “além do ser, transpassando o ser para o além”, vamos condenar tbm?
    E as novíssimas experiências com o Scole Experiemt com cientistas céticos demonstrando as percepções extra-sensórias, ( neuromediunidades), e esta , já na Medicina Forense ameraicana, vamos condenar?
    E os novos neurocientistas, como um dos Papas da Neurogenética moderna( até descrente se diz ser), dizer sobre as funções neuropláticas a mesma coisa q o Espiritismo diz, incluindo as estruturas neurofisiológicas, sobre Consciência; assim, como o mais bem sucedido clonador moderno com nanotecnologia, Robert Lanza, Gary Scywartz, Julie Beishl, Ian Stevenson, Sam Parnia, ( um dos maiores médicos do planeta da atualidade), especialista em medicina ressuscitativa; Schultz, e outros, estão chegando no q o Espiritismo e seus cientistas nas bases concluíram e demonstrado hj, no laboratório mediúnico, q gera um processo ético e um resultado com padrão distinto q distingue Objeto e Sujeito, de forma sistêmica, ou seja, a demonstração q a Ciência clássica, faz com a matéria, onde um químico, elabora por ex um ácido clorídrigo ( HCl), e me diz como se dá o processo, q tem sabor acre, e me diz os fins, e repete sistemicamente com seus pares, em sua comunidade, e só eles, sabem o q motiva, e para que serve. No Espiritismo, é a mesma coisa, é o Maior especialista, sendo a ciência primeira q classificou as percepções extra-sensórias, e aqui, me refiro às Mediunicades de efeitos inteligentes, ( q geram o protocolo distintigo), entre Objeto e Sujeito, num rígido sistema como os cientistas, obedecendo os motivadores éticos, e os fins nobres a que se propõe.
    Bíblia condena contato com espírito, ou picaretagem e exploração como ADIVINHAÇÕES, q ferem a reencarnação tbm, e a ex de Moisés, o Espiritismo tbm não apoia, pois iria contra si próprio. Ora, anularia a reencarnação; e este tipo de pseudo-prática espiritual, é ética, é mediunidade?!?!
    Esta, não está associada à futilidades como ADIVINHAÇÕES, no seu contexto SEMPRE ligadas a sacrifícios até humanos?

    Não lhe é curioso, os judeus, verdadeiros donatários do V.T. e principalmente desta passagem, POIS É MOisés, quem está emitindo recomendações, e SOMENTE PARA OS BNEY ISRAEL, ou vcs pastores e teólogos, estão com Moisés, num ambiente primitivo como era, à procura de Canaã??? Pq os Judeus, não usam essa passagem q é deles, e vcs sem cabimento algum usam?!

    A mediunidade , só nos últimos anos além do Espiritismo, começa a ser avaliada, ou os senhores teriam condições de falar como ela se dá fisiologica e eletromagneticamente, pelo complexo PIneal-tálamo, ( última fronteira das Neurociências); e sendo orgânica, Deus, condena o q Ele mesmo criou?! E os médiuns e as tais crianças lúdicas, q brincam com amiguinhos espirituais, e veem e ouvem vozes, sendo normais, como acontece nos dias de hj, e não sabem o q é Espiritismo, vamos conderar tbm, e a fisiologia do cérebro, q Deus elaborou?
    Profeta no grego, diz o mesmo q o hebraico?
    Hebraico: Navi, segundo os historiadores do hebraico com raíz mais arcádia significando Roê, Chozê, ( o vidente, e até, o audiente); huum…. eles viam o que, e quem?
    Deus, Altíssimo, é o todo no hebraico, é o Eterno, e Deus genericamente, Elohim, tem raíz plural. Hà atitudes de Deus, mandando espírito para tudo quanto é lado nas Escrituras, bons e maus, e Paulo deixa claro q quem traz a lei, são ANJOS-ADMINISTRADORES, EM Atos e hebreus, e os chama de ESPÍRITOS-ADMINISTRADORES.
    Paz de Jesus. Se postar meu comentário talvez possamos entender um pouco.
    Abçs.

Deixe seu Comentário