Apologética Cristã

O estudo da Bíblia pode transformar vidas

Há um tempo foi noticiado que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, começou a cursar a faculdade de teologia no presídio federal de Catanduvas (PR). Beira-Mar realizará o curso à distância, por meio de apostilas. De acordo o professor Jaziel Guerreiro Martins, diretor da faculdade, Beira-Mar começou a questionar o capelão sobre questões relacionadas à fé e disse que gostaria de conhecer “mais a fundo” a bíblia. A declaração de Beira-Mar sugere que há um “mover de Deus” em sua vida. “Existe algo dentro dele que o está levando para mais perto de Deus”, afirmou. Segundo (folha.com) o Ministério da Justiça informou que todos os presos têm direito à educação conforme prevê a Constituição Federal e a Lei de Execuções Penais. Certamente o estudo estimula o pensamento e possibilita, em certo sentido, a melhora da compreensão do mundo e das pessoas. De uma forma mais especial, o estudo da Bíblia contribui para a compreensão das verdades divinas, ajuda na autopercepção e autoconhecimento, mediante a ação do Espírito Santo, que trabalha incansavelmente na pessoa para restaurá-la à imagem do seu Criador. A graça de Cristo vai além do que podemos imaginar e pode alcançar pecadores de todos os tipos, inclusive àqueles que estão detentos por causa de crimes cometidos. Existe esperança, pois Deus é justo e misericordioso, e Seu amor abrange todas as pessoas. Por meio da Bíblia o Espírito Santo age para mostrar os pecados e conduzir o pecador ao arrependimento e confissão. A relação com Deus é restabelecida, por meio da fé no sangue de Cristo, e uma paz que só Deus pode dar preenche o coração (Romanos 5:1; Filipenses 4:7).

 

 

A seguir, estão algumas sugestões de como tornar a leitura da Bíblia um hábito diário e proveitoso:

1) Tome a decisão de reservar um horário diário para, em silêncio, buscar a Cristo através de uma leitura da Bíblia. Certamente você precisará da ajuda de Deus, no sentido de confirmar e fortalecer tal resolução diante dos imprevistos.

2) Comece com pequenos versos, e até com uma parte que lhe seja agradável e medite naquilo que leu; não precisa ler grandes capítulos, mas que tudo o que for lido possa fazer sentido em sua vida. Comece e termine com uma oração, sempre. Aumente a leitura aos poucos, e brevemente esse hábito se tornará um alimento espiritual; você não poderá viver mais sem tais momentos. Isso se chama comunhão diária com Deus.

3) Procure ter uma versão da Bíblia que apresente uma  linguagem atual, leve e de fácil entendimento.

4) É interessante ter à mão um caderno para registro de ideias, reflexões e comentários pessoais, ou algo para sublinhar na própria Bíblia.

5) Pedir  a ajuda de Deus para entender o que se vai estudar é a primeira coisa a ser feita. Através do Espírito Santo, Ele ilumina a mente e guia o pensamento.

6) A Bíblia deve ser lida sem pressa. As palavras e pensamentos devem ser bem digeridos, com uma atitude mental positiva, e disposição para ouvir a voz de Deus.

7) Concentração é fundamental. Se for necessário, a passagem deve ser lida mais de uma vez, até que o significado esteja claro e seja aceito.

8) Duas ferramentas que podem ajudar na obtenção de melhor aproveitamento da leitura da Bíblia são, um dicionário bíblico e uma concordância bíblica. O primeiro auxiliará na compreensão de certas palavras desconhecidas e seus significados. A concordância trará alfabeticamente, por assuntos, todos os versos bíblicos que contenham uma determinada palavra.

Abaixo estão alguns versos bíblicos que nos mostram alguns benefícios do estudo da Bíblia:

a) A Palavra de Deus nos dá sabedoria para enfrentarmos os desafios da vida com segurança: “A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices” (Salmos 19:7 ).

b) A Palavra de Deus nos vivifica: “A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra” (Salmos 119:25).

c) A Palavra de Deus nos consola: “O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica” (Salmos 119:50).

d) Podemos pedir que a Palavra de Deus se cumpra na nossa vida: “Imploro de todo o coração a tua graça; compadece-te de mim, segundo a tua palavra” (Salmos 119:58).

e) A Palavra de Deus produz esperança: “Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra” (Salmos 119:67). “Desfalece-me a alma, aguardando a tua salvação; porém espero na tua palavra” (Salmos 119:81).

f) A Palavra de Deus é lâmpada que ilumina nossos caminhos: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Salmos 119:105).

Vale a pena estudar a Bíblia diariamente e desenvolver um relacionamento de amizade e confiança com Deus. Além disso, o estudo bíblico nos ajuda a conhecer melhor a nós mesmo e a Deus.

Biblia.com.br

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *