O Livro de Enoque – Mitos e fatos

O Livro de Enoque – Mitos e fatos

Olá amigos! Quero juntar todos os vídeos sobre o livro de Enoque no meu canal para que você tenha uma visão mais completa do assunto. As pessoas às vezes assistem somente a um e ficam com dúvidas que são respondidas em outros vídeos. Antes, porém, vou esclarecer alguns pontos:

Fatos:

  1. Enoque foi um profeta inspirado por Deus.
  2. Enoque foi uma pessoa justa; tão justo que foi levado ao céu.
  3. Na Bíblia há várias citações diretas ou indiretas ao “livro de Enoque” (vou gravar mais sobre isso)
  4. É POSSÍVEL que Jesus tenha lido seu livro (vou gravar sobre isso também)
  5. Enoque reflete teologia espúria misturada com misticismo judaico do período inter-testamentário e contradiz algumas coisas que a Bíblia diz, sobre os anjos por exemplo, que teria a possibilidade de se alastrar.

Mitos:

  1. Enoque foi o autor do livro que conhecemos hoje. Fato: não há nenhuma evidência arqueológica disso.
  2. Por ter sido citado é inspirado. Fato: a Bíblia tem muitas outras citações de livros não inspirados. Por exemplo, Paulo usa autores gregos não inspirados.
  3. Existia escrita antes do dilúvio. Fato: a tradição oral seguiu vigente até o Século I d.C. Se tivesse algum escrito, poderia ter sido destruído no dilúvio. Não há evidência alguma de Noé ter salvo algum escrito.
  4. Deus poderia ter inspirado outro profeta para escrever. Fato: Poderia, mas não o fez.
  5. A tradição oral é tão importante quanto o AT. Fato: a tradição oral é sim importante mas está cheia de lendas e legalismo (Jesus combateu o legalismo quando esteve na terra). Foi o E.S., por meio da inspiração, que separou o bom do místico na tradição oral. Igual ocorreu com Lucas quando escreveu seu evangelho.
  6. A Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) mudou o cânon do AT. Fato: o cânon do AT foi fechado antes de Cristo, e logicamente, antes da ICAR.

Anterior É possível ser cristão e maçom ao mesmo tempo?
Próximo Dom de cura: como saber se é verdadeiro ou falso?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 686 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 0 Comentários

A Natureza Humana de Cristo

Autor: Ángel Manuel Rodríguez (BRI) A Igreja Adventista tem uma posição tomada em relação à natureza humana de Cristo? Por décadas, os adventistas têm debatido sobre a natureza humana de

Apologética Cristã 2 Comentários

Romanos 9:13-18 e a predestinação

Como já afirmei várias vezes, biblicamente todos são predestinados para a salvação (Efésios 1:5) e só se perderá quem assim o escolher (na cruz, Cristo devolveu o livre-arbítrio do ser humano para

Apologética Cristã 2 Comentários

O pecado imperdoável

Por isso vos declaro: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada (Mateus 12:31) Este texto tem duas partes. A primeira

5 Comentários

  1. Vou te contar Ehm
    agosto 20, 23:48 Resposta

    O livro novo testamento inspirado no livro de enoque kkkk do podem estar de brincaderia. Nem Jesus, Mateus, Lucas, João, Judas, Ou pedro sequer citaram tal suposto livro de enoque.. Essas porcarias de livros apócrifos escritos pelo próprio DIABO pra lançar dúvidas e ofuscar o brilho da verdade espiritual. O Diabo vai enganar se possivel até os escolhidos que dirá esses que dão créditos para “livros perdidos” que não tem nada de espiritual ou inspiração divina. A bíblia foi compilada 66 livros inspirados e nada mais, o resto é do Diabo e ponto!!!

  2. Leonidas
    julho 21, 11:35 Resposta

    Então a tradição oral (base para a escrita do genesis) Não é tão importante?

  3. Carlos
    julho 30, 20:10 Resposta

    Livro fantástico e verídico. fiz três leitura de Enoch, em todas senti a presença de Deus. Jesus e revelado em todo o livro. Fantástico!!!

  4. Antônio Alair
    junho 30, 05:11 Resposta

    O novo testamento foi inspirado no livro de Enoque e não no velho testamento. Por isso o Deus apresentado no NT é tão divergente do Deus apresentado no no VT.

  5. G.Ramon lopes
    novembro 20, 17:25 Resposta

    A respeito do livro de Enoque: Visando que Enoque é referido como varão perfeito a ponto de ser levado por Deus, porque não dar credibilidade as informações e aceitá-lo como inspirado. Em paralelo , o livro de Gênesis escrito por Moisés tambem não segue os mesmos padroes por não haver escrita naquela época? Duvida: Aceitar ou não como um livro válido para estudo juntamente com a biblia como material de apoio?

Deixe seu Comentário