O “oitavo rei”: a interpretação de Apocalipse 17 que não acerta uma

O “oitavo rei”: a interpretação de Apocalipse 17 que não acerta uma

Por Nelson Wasiuk, apresentador do programa “En La Mira da La Verdad”.

Tradução: Filipe Reis

 

Desde que João Paulo II morreu em 2005, uma interpretação diferente de Apocalipse 17: 9-11 ganhou força:

Os 7 Reis seriam papas e o oitavo é o último papa, que será o anticristo.

Quando Francisco foi eleito, esta interpretação perdeu sua última chance de acertar alguma coisa. Porém, o maior problema é que aqueles que interpretam dessa forma, não seguem as regras básicas de interpretação profética da Bíblia.

Regra 1: Historicismo:

A Igreja Adventista, assim como a maioria esmagadora dos protestantes de língua inglesa até o século 19, acredita que as profecias devem ser interpretadas ao longo da história: passado, presente e futuro. Portanto, elas precisam ser consideradas dentro desse percurso de tempo e não aplicadas apenas ao “passado” ou ao “futuro”.

Regra 2: As profecias de Daniel e Apocalipse não identificam pessoas mas sim potências, impérios ou países.

Um exemplo claro encontramos em Daniel 2:38, quando Daniel diz a Nabucodonosor: “Você é a cabeça de ouro”. A cabeça era Nabucodonosor? Não, era Babilônia, pois Belsazar era também da cabeça até que ele foi derrubado pelo “peito” da estátua que representava a Medo-pérsia.

Não há uma única profecia de Daniel e Apocalipse que dê ênfase à uma pessoa em particular. Só esta regra derruba completamente a interpretação de que Apocalipse 17 se refere a “sete papas”… Mas, há outros erros.

Regra 3: Os símbolos são aplicados da mesma forma, sempre.

Precisamos interpretar usando a mesma linguagem usada em outras profecias. Vamos analisar os símbolos e seu significado.

De acordo com Apocalipse 17:9-11, as “montanhas” são “cabeças” que são “reis” e a última é “uma besta”. Portanto, “rei” não pode ser a interpretação, mas o símbolo. Vamos analisar mais detalhes:

Sentar-se: diz-se que a prostituta está sentada sobre muitas águas (17:1, 15), em cima de uma besta escarlate (17:3) e sobre sete colinas (17:9).

O ato de sentar significa que a prostituta não apenas governa sobre os reis da terra (17:18), mas também sobre toda tribo, língua e nação (13:7) (E. Bohr, Secrets Unsealed)

Montes: Você pode ver que são “poderes” ou “reinos” em várias referências: Daniel 2:34, 35, 44; Jeremias 51:25; Miqueias 4:1. Não há uma única evidência de que “colina” ou “montanha” seja uma pessoa. Isso também indica que as montanhas não são literais, uma vez que Roma não é a única cidade com 7 colinas. Lisboa e São Francisco também têm, entre outras.

Besta: Apocalipse 17:11 diz: “E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.” Em Apocalipse (veja, por exemplo, o cap. 13), “besta” é sempre “poder”: besta que sobe do mar (papado), besta que sobe da terra (EUA).

Rei: É também um poder na Bíblia, como é o “Rei do Norte” e o “Rei do do Sul” em Daniel 11. Eles são poderes. Daniel 7 diz em vários momentos que os “animais” (ou bestas) são “reis”. Sendo Apocalipse 17 da mesma natureza que o livro de Daniel (um livro apocalíptico), é óbvio que o significado para “reis” é o mesmo.

Cabeça: Cabeça é raramente usado nas profecias da Bíblia, mas se entende que também são poderes ou símbolos de força ou poder. O dragão de Apocalipse 12, a besta de Apocalipse 13 e 17 têm 7 cabeças. J. N. Andrews interpreta isso como sete poderes e outros interpretam como poder pleno (7 simboliza plenitude). Mas ninguém identifica como uma pessoa.

Resumindo:

– Cabeça = Potência ou Reino, Império, País.
– Besta = Potência ou Reino, Império, País.
– Monte = Potência ou Reino, Império, País.
– Rei, reino = Potência ou Reino, Império, País.
– Sentar-se = Autoridade em algo.

Regra 4: 666 não é um nome LITERAL:

“NOME” Em toda a Bíblia, e especialmente em Apocalipse, significa caráter. O “novo nome” que os justos receberão significa um “novo caráter”, um caráter puro (veja-se Apocalipse 2:17).

O mesmo acontece quando diz que temos o “nome de Deus escrito nas testas”. Recebemos o caráter de Deus em nossa mente.

Assim, 666 não é o NOME da besta literalmente, mas sim o CARÁTER dela que se revela numa aberta e total oposição Deus.

Desse modo, o 666 não pode em hipótese alguma ser interpretado como “VICARIVS FILII DEI” ou “JOANNES PAVLVS SECONDO”. Se o uso da gematria fosse um recurso interpretativo válido, alguns autores teriam razão em alegar que no nome de Ellen G. White, co-fundadora do adventismo, também se encontra o 666.

João escreveu o Apocalipse em grego, não em latim. Portanto, é absurdo relacionar o 666 com o inexistente título papal escrito em latim. O mais lógico seria calcular o “número” ou “nome” da besta usando as letras em grego. Não acha?

OS SETE PAPAS

Creio que não há dúvida de que a interpretação que estamos discutindo está cheia de erros teológicos. Há também erros de lógica.

Segundo os defensores desta interpretação, os 7 reis/papas são:

1. Pio XI (1922-1939)
2. Pio XII (1939-1958)
3. João XXIII (1958-1963)
4. Paulo VI (1963-1978)
5. João Paulo I (1978)

– Eles caíram (a partir da perspetiva do tempo a que a profecia se aplica. Outro erro, pois isso aplica à Apocalipse 17 não o método historicista, mas futurista)

6. João Paulo II (É, no momento do fim do tempo)
7. Bento XVI (brevemente)
8. Francisco (besta que ERA, NÃO É E AGORA É)

O problema é que Francisco:

1. “NÃO ERA”: É a primeiro papa argentino, latino-americano, jesuíta, franciscano, etc.
2. Não saiu de entre os 7: NENHUM dos 7 anteriores, nem Bento XVI, ainda vivo, esteve no conclave.
3. Não é a Besta (17:11) pois, como já vimos a besta representa o poder papal como um todo.

Então, que poderes são esses reis?

Há várias interpretações possíveis. Portanto, devemos reconhecer que ainda não sabemos todos os detalhes sobre Apocalipse 17. Porém, o único consenso é que tais “reis” não são “papas” individuais.

Aplicando todas as regras supracitas, várias interpretações cabem:

Historicamente, a Igreja Adventista tem interpretado que eles são poderes que ao longo da história atacaram o povo de Deus: Egito, Assíria, Medo-pérsia, Babilônia e Grécia, que precederam Roma. Portanto, Roma é a sexta cabeça.

A expressão “e o outro ainda não chegou” seria o papado. Se compararmos as profecias de Daniel 2, 7 e 8 com Apocalipse 17, vemos que depois de Roma vem a divisão ou o reino dividido, representada pelos pés de ferro e de barro da estátua de Nabucodonosor em Daniel 2 e pela expressão “e o outro ainda não chegou”, em Apocalipse 17:10. O chifre pequeno vem desses dez chifres que representam essa divisão, e eles, por sua vez vêm de Roma. Portanto, o “rei” que procedeu de Roma Imperial foi Roma Papal.

Para o Pr. Bohr, por exemplo, a interpretação seria um pouco diferente, começando Egito e Assíria, mas com Babilônia:

1. Babilônia.
2. Medos e persas.
3. Grécia.
4. Roma Imperial.
5. Os poderes civis da Europa sob o domínio do papado durante o
1260 anos.
6. O poder civil dos Estados Unidos sob o protestantismo apóstata
7. Roma papal ressuscitada de sua ferida mortal e aliada com o protestantismo
apostatado e os “reis” (todo sistema político e governamental) da terra.

Outra interpretação semelhante é a de Filipe Reis:

1. Babilônia.
2. Medo-Pérsia.
3. Grécia.
4. Roma.
5. Reinos europeus.
6. Papado medieval (de 538 à 1798 d.C).
7. O ateísmo da Revolução Francesa.
8. Papado depois da cura da ferida (segunda fase do 6º rei)

Todas são historicistas e seguem as regras citadas acima.

Portanto, não se deixe guiar por interpretações particulares, sem base bíblica consistente. Adote a metodologia correta (historicista) e assim seguirá por um caminho mais seguro em sua jornada de estudo das profecias.

“Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo” (Ap 1:3).

Assista mais aqui:

Anterior A Igreja Católica e a Formação da Bíblia
Próximo O “Anjo de Jeová”

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 441 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Sem categoria 0 Comentários

Lições de Daniel 7

Autor: Ekkehardt Mueller As nações usam imagens de animais como seus representantes, comunicando uma mensagem sobre como eles vêm a si mesmas. Algumas escolheram uma águia, outras um leão e ainda

Apologética Cristã 0 Comentários

Intercessão de Jesus no santuário celestial

“Cristo asperge sangue literal em Sua ministração no santuário celestial?”

Apologética Cristã 0 Comentários

Oséias 2:11 não é uma profecia sobre a abolição do sábado?

Diz Oséias 2:11:  “Farei cessar todo o seu gozo, as suas Festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas solenidades”. Deus não estava abolindo a guarda do

36 Comentários

  1. rafael valverde
    julho 05, 09:08 Resposta

    O que analiso aqui nos comentários de algumas pessoas é que sua fé esta totalmente alicerçada no acerto das profecias, a bíblia profeticamente não é um livro fácil de se entender, mais existe pessoas com boas intenções de acerta , para trazer luz as pessoas sobre os planos de Deus, mais existe interpretações erradas, mais sua fé deve está na cruz e não nos acertos ou não das profecias.

  2. Ze
    maio 22, 11:17 Resposta

    Problema que ainda esta na profecia, o anticristo reinara como cordeiro durante os 7 primeiros anos, será adorado por toda nação, apos isso que vai acontecer a turbulência, o papa só tem 5 anos ainda, já esta contrariando a Bíblia, mudando a forma de ver os problemas.

    Quando se passar cerca de metade destes 7 anos, o anticristo irá romper o pacto de paz com Israel e com eles guerrear novamente. O anticristo causará abominação e desolação e levantará uma imagem de si mesmo para ser adorada no templo (Daniel 9:27; II Tessalonicenses 2:3-10). A segunda metade da Tribulação é conhecida como A Grande Tribulação e o tempo de angústia para Jacó.

    Pensem bem!!

  3. Deorge
    dezembro 26, 21:37 Resposta

    Acho a teoria do Pastor Samuel Ramos, bem mais convincente com os textos bíblicos. Principalmente a teoria dos sete montes de onde a prostituta está assentada, q representa a cidade das sete colinas. Pergunto, como a prostituta se assentaria nos impérios mundiais antessensoras a ela, como Egito,Grécia etc???

  4. Alexandre Manoel P
    dezembro 26, 16:44 Resposta

    Agora nesse final de 2017 tudo se encaixa pois não seria agora que os Estados Unidos reconheceu Jerusálam como capital de Israel não seria essa a hora da grande batalha? E os Estados Unidos perdendo sua potência ? Ou seja não seria ele os Estados Unidos o oitavo rei?

  5. Eugênio
    novembro 22, 00:28 Resposta

    Que a Mãe de Deus, Maria Santíssima interceta por todos vocês!❤️

  6. Gabriel Cusódio
    novembro 03, 18:07 Resposta

    A paz, professor Leandro Quadros! Fico feliz com sua sensatez, embora ainda cite o papado como sétima cabeça. Mas já é um bom começo. Parabéns pela coragem de se posicionar contra uma interpretação totalmente sem fundamento bíblico, fruto das imaginações humanas. Talvez tenha terminado o tempo do irmão nesta denominação, Um abraço!

  7. Magno
    junho 27, 10:16 Resposta

    Depois de algum tempo frequentando a igreja começei a passar por coisas que são até difíceis de acreditar prefiro nem falar sobre isso mais comecei a estuda a bíblia palavra por palavra graças ao auxílio de Deus terminei de ler toda ela aprendi muita coisa e começei a achar algumas coisas que para mim não batem com o que a IASD ensina.

  8. Gilson Dorneles
    maio 26, 23:33 Resposta

    Concordo parcialmente com a interpretação do Pastor Bohr. Não há razão para começar a contagem a partir do Egito. As profecias de Daniel mostram claramente que a contagem deve ser a partir de Babilônia. Assim, temos:
    1- Babilônia.
    2- Medo Pérsia.
    3- Grécia
    4- Roma Imperial
    5- Roma Papal
    6- Estados Unidos
    7- Nova Ordem Mundial (esta, em formação atualmente. Eu também a identifico como “a imagem da besta”
    8- Roma Papal.
    Assim o oitavo rei é dos sete (quinto) e vai a perdição.

  9. Derli Flores
    maio 26, 15:27 Resposta

    Pastor, parabéns pelo sábio posicionamento de valorizar o historicismo e valorizar essas 3 interpretações, deixando em aberto para estudos, pois tudo está em andamento e logo tudo ficará claro. Todos estão muito próximos das respostas. A luz da Biblia, creio que o Pastor Bohr e o Felipe estão bem avançados. Como geógrafo e professor de história (rede adventista) usaria a interpretação do Felipe, que na realidade deriva do Pastor Bohr, tiraria a revolução Francesa no 7 e colocaria o EUA (besta da terra), que jamais poderia ser deixado de lado por sua importância bíblica e histórica. A Revolução Francesa tem seu papel importante para finalizar os 1260 anos do império papal e em apocalipse 11 com as duas testemunhas. E pela lógica o oitavo rei é que está se formando aí com o novo papado se preparando, juntamente com o EUA e as Nações da Terra para uma nova e terrível, mais uma vez na história, a união das igrejas apóstadas com o poder civil das nações. Coisa boa não vem…rs.
    Quanto ao Pastor Samuel, estive com ele pessoalmente , depois de uma palestra em Chapecó, SC, realmente muito simpático, Ele e esposa, tentei mostrar tudo isso p ele, me ouviu com educação, alem disso, mostrei p ele, minha posição técnica como geógrafo, que a pregação dele sobre a reunificação das mais de 200 nações, independentes e soberanas , em 10 SUPERNAÇÕES, é técnicamente e cientificamente impossível, por razões que não para escrever aqui agora, pois é extenso. Bom a prova está ai com a UNIÃO EUROPÉIA, o único bloco econômico que parecia que ia dar certo. Além do que não é bíblico. Os pés da estátua se divide, alem dos dedos em centenas de fragmentos e assim vai ser até o fim, várias nações unidas por alguns interesses ( pálida união, tipo barro mesmo). Bom ele me ouviu com atenção, pegou meu e-mail e estou aguardando sua resposta.
    Abc Pastor,
    Gostaria de um dia conversarmos pessoalmente .
    Que Deus continue lhe abençoando sempre neste seu maravilhoso ministério.

    Derli Flores

    • Ailton Silva
      setembro 13, 09:34 Resposta

      Por mais que não concorde com as ideias do pr. Samuel Ramos, achei legal essa atitude dele que você, de parar e ouvir você…

  10. Al DeSenna
    maio 26, 09:56 Resposta

    Segundo o que entendo :

    1- Babilônia
    2- Medos e Persas
    3- Grécia
    4- Roma paga
    5- Roma papal
    6- Estados Unidos
    7- ONU ( que já dividiu a terra em 10 reinos )
    8- Roma papal volta ao poder da terra. Apoc 13:3, O que já esta acontecendo.

  11. Marcos
    maio 26, 01:18 Resposta

    Vou começar do “um ainda existe”, que era joao paulo II (6 cabeça).
    ” o outro quando vier tem de durar pouco”, bento XVI (7 cabeça).
    A besta que viste (satanas) é TAMBEM o 8 rei, e vai a destruiçao.

    Perceba Leandro Quadros, bento xvi era a 7 cabeça, mas ainda continua sendo a 7a cabeça pois ele ainda papa! Nota se que ainda estamos na epoca da setima cabeça, com a 7° rei ainda no trono mesmo tendo saído, Francisco é o 8° rei na epoca da 7ma cabeça.
    Mas perceba a parte mais importante: a biblia diz que a besta, satanas, sera TAMBEM o oitavo rei!!!! Ela afirma que na setima cabeça, que é bento xvi, francisco sera o oitavo rei, e que satanas, “a besta que era, não é, e esta para vir” , é TAMBEM o oitavo rei, junto com o outro oitavo rei que é Francisco.

    Resumindo….bento xvi ainda é papa, ele é a sétima cabeça, e nao terá oitava cabeça. Francisco é o oitavo rei, pois o setimo rei durou pouco (mas ainda esta lá).
    A besta, satanás, é tambem o oitavo rei, isto é, serao 2 oitavos reis, satanas personificando a cristo e papa francisco, ambos governando juntos e na setima cabeça que é bento xvi.

    Eu reconheço Leandro meu irmao, que é dificil de entender, pois o proprio anjo alertou no inicio do capitulo 17 que toda essa parte é um mistério. Mas graças a Deus vc ira entender!

  12. andrade
    maio 17, 12:23 Resposta

    Meu irmão Leandro, no fim deste sistema corrupto. Não firmar que poderes antigos se refere aos sete reis de apocalipse (17). Mesmo que esta interpletação sua seja correta, mas não tem muita validade para os mais de sete bilhões de habitantes que existem (hoje) no planeta terra. Mas se interpletarmos como sendo os últimos sete papas (aí sim). Os fiéis irám entender que encontramos no final deste mundo máligno. Não importa se foi o papa Pio 11 ou o papa João Paulo primeiro que é considerado como um que não seria rei. A verdade é que todos devem saber que um destes dois não foi rei. Passado já se foi. Vamos nos preparar no presente para sermos participantes de um futuro glorioso. O papa Bento 16 foi o sexto rei ( mas se encontra vivo como papa emérito). 0 papa Francisco é o sétimo rei da profecia de apocalipse (17), e também aquele que irá durar pouco. Se os fiéis compreender o que está escrito em apocalipse (17), veram que o fim se encontrs muito próximo e que 01-01-2019, não seremos mais o que somos hoje. “VENHA A NÓS O VOSSO RÊINO”. É porque virá mesmo. Tenham fé e amor.

  13. Gabriel
    abril 29, 21:52 Resposta

    Considerando, cronologicamente, os imperadores a partir da vinda de Cristo, até a época da redação do livro do Apocalipse: cinco já caíram – Augusto (31aC-14dC), Tibério (14-37dC), Calígula (37-41dC), Cláudio (41-54dC) e Nero (54-68dC); 1 existe:– Vespasiano (69-79dC); e 1 durará pouco: – Tito (79-81dC: só 2 anos!); a besta é o oitavo Domiciano (81-96dC).

    As duas bestas do Apocalipse, quem são?

    A primeira besta, que sobe do mar (v. 1), é o próprio imperador de Roma, Domiciano (como foi explicado); o mar é o Mediterrâneo, onde se localizava Roma, a capital do Império. Sua autoridade vem de satanás (v. 2) e as palavras blasfêmicas que profere (v. 5) se referem ao culto de adoração ao imperador imposto por Domiciano a todos os povos do Império. A segunda besta, que sai da terra (v.11), classificada como “falso profeta” (Ap 16, 13; 19,20; 20,10), é a ideologia do culto imperial favorecido pelas religiões pagãs. A prostituta (caps. 16-17) significa a Roma pagã e idólatra (v. 9). Os reis das terras que se prostituíram com ela (v. 2) são os povos que adotaram o culto de adoração ao imperador.

    • Leandro Quadros
      dezembro 23, 11:59 Resposta

      Caro Ronielio: como Nelson escreveu o artigo, pedirei a ele para nos informar, ok? Um abraço!

  14. Denis
    dezembro 12, 16:06 Resposta

    Meu comentário não foi publicado ou aceito.

  15. Denis
    dezembro 10, 23:31 Resposta

    Boa noite professor Leandro Quadros, tenho estudos adventistas aqui de 15 anos de idade, e nesses estudos afirmam que o 666 sai da frase VICARIVS FILII DEI que é mencionado em seu artigo, já questionei outros pastores mas percebe-se que existe um certo desconforto nesse assunto, frequento a IASD a anos, fui batizado deixei a igreja e retornei, e a cada ano que passa percebo que várias profecias ou ensinamentos contradizem de pastor por pastor, existe algum momento que a liderança da IASD se reúne para rever as profecias e renova-las, e quanto ao 666 que me foi ensinado e hoje é pedido para ignorar? Grande abraço, e que o Espirito Santo continue te usando sempre para nos esclarecer as dúvidas e assim abreviar a volta de nosso Deus onipotente.

    • “”Pastor””, Leandro, – claro que não vê fundamento n a teoria dos 7 papas. Disse bem, teorias. APOC. 17- 7- 14-1 .Vamos lá. (vou perder meu tempo): A Grande cidade que reinava sobre os reis da Terra, á época de JOÃO,era R.O.M.A. – hoje a sede do poder temporal e espiritual de uma Igreja que traiu o Cristo. . O mistério ( pra voces), dos sete reis de Roma, (apoc. 17-9- 10), se poderia entender mais precisamente ao se verificarque o império teve diverssos tipos de governo os quais eram : — O Matriarcado—- o Patriarcado– —-o Triunvirato, O Decenvirato, —e o Remado-
      Segundo o emisssário, (eSTEVÃO) “”UM EXISTE”=O Império– o Outro ainda não é vindo: AREPÚBLICA-” A Besta, seria o “OITAVO, ” reino- (cf. Ap. 17-11). e procederia dos SETE. Era o papado denominado de A Besta. Era diferente, (cf. Daniel- 7-8s.) dos demais, pois era a união dos poderes políticos e religioso. BESTA= algo inominável, inconcebivel, dentro do planejamento para evolução de idéias cristãs na TERRA. Á frente de todas as barbáries cometidas durante de mais de 1.000 anos de trevas morais , em que tal poder prevaleceram no Planeta, e teve como resultado, a Idade Média, o reino do terror das sombras, da ignorancia e da escuridão espiritual. . . Daniel profetizou os 1.260 anos assim como João.- veja a Palavra “Vestida de Saco” Ap, 11-3- isto é enclausurada , restrita aos mosteiros, e ao Latim,distante do povo. . (ninguém sabia essa lingua) As duas testemunhas, no apocalipse, são na verdade , as duas primeiras revelações, sintetizadas no Antigo e no Novo Testamento. Estas duas são as duas oliveiras, e os dois candieeiros, que estão diante do Senhor da Terra. cf. (apoc. 11-4. –Quando acabarem o seu testemunho, a Besta que sobe do abismo, lhes fará guerra- (apoc. 11-7- . Como vê, pastor, eu nãoposso relatar 160 páginas sobre o apocalipse, para quem responderá agora, com versículos da biblia. Quê ::::: quando foi escrito o VT. não havia vogais, só consoantes, e que era tudo emendado, e escrito da esquerda para a direita. Até o NOVO Test. também não havia , virgulas, pontos e etc. era escrito do mesmo jeito, e como não havia papel, e nem nada escrito, tudo foi dito oralmente, e passando de pai para filho, nada ficou depois dos originais, foram todos queimados. Paulo carregava alguns pergaminhos de Levi, que recebera na cidade de Damasco, por Ananias. Na rua Direita. Pode falar mal da reencarnação, do espiritismo, e que na sua biblia Adventista, foi toda truncada para os dias de hoje, que Deus ama os espiritas, mas vs. os denigrem, falando que são coisas do demônio, continue a denegrir os médiuns, que nada ganham monetáriamente, que dão de graça o que de graça receberem, um dia a Verdade prevalescerá para voces, pois nós continuaremos com o ESPIRITO VERDADE, que não é JESUS, Ele o enviaria, e no final de Malaquias, está escrito::: “Heia, que eu mandarei Elias, (João Batista) no grande e terrivel dia do Senhor, que foi no dia de Pentecoste, que a núvem em que Jesus veio, era uma nuvem de espiritos, descrito essa nuvem em outros lugares da biblia. Enquanto ficarem no sábado, ou na vinda de Cristo, e só lerem a letra,(que mata) nós estamos no Espirito da Letra, que vivifica. abç. pense melhor, ao atacar uma religião e de graçla, atacar o Mestre dos Mestres, que v. não seguem. Nós seguimos, e tentamos fazer o que ELE nos deixou escrito. Não adianta te recomendar o livro que nos foi enviado, nem indicar as palestras onde se mostra toda a beleza de uma Genese biblica, um dia, as escamas de seus olhos cairá, e assim como Saulo, muitos não se transformarão em Paulo. outro abraço sincero, de quem só quer mostrar outos caminhos para se chegar á vERDADE. Esqueci do Denis: Sim amigo, tem 3 denominações que oPapa usa que são:::: VICARIVS GENERALIS IN TERRIS. (VIGÁRIO DE DEUS NA TERRA)—VICARIVS FILII DEI-( VIGÁRIO FILHO DE DEUS= E DUX CLERI ( PRINCIPE DO CLERO). A SOMA DAS LETRAS, TEM QUE SER EM ALGARISMOS ROMANOS, POIS DARÁ A SOMA DE 666. EMBORA OUTROS NOMES, DEEM TAMBÉM 666, MAS NÃO EM ALGARISMOS ROMANOS, QUE É PRA IGREJA CATÓLICA QUE VEIO O APOCALIPSE.
      . –

  16. Lindolfo Dias
    dezembro 05, 11:08 Resposta

    Este artigo é de uma ingenuidade gritante, aliás, de uma má-fé blasfema. O seu autor deveria se conscientizar de que está pisando calçado com botas blasfemas um terreno que é sagrado e de que existe uma severa advertência para isso (Ap. 22:18-9) que pode privá-los da salvação, como aconteceu com Nadabe, Abiú e Uzá. Eu poderia aguardar 5 meses para tecer esse comentário, pois nesse tempo tudo estará com certeza esclarecido, após a primeira reunião da COP 21, a partir da data-limite de 22/04/2017, quando o Comitê de diplomatas que irá gerir a primeira lei de abrangência planetária da História e que já está em vigor desde 04/11 passado tomará uma decisão que irá surpreender o mundo, mas não os estudiosos da profecia sagrada.

    • Leandro Quadros
      dezembro 09, 20:32 Resposta

      Prezado Lindolfo: longe de ser blasfemo, o artigo expressa uma opinião que em nada ofende a Deus. Um capítulo como Ap 17 apresenta mais de uma interpretação e é natural que as pessoas se posicionem de modos diferentes. Além disso, o que Nelson Wasiuk escreveu está em harmonia com a maior parte dos teólogos historicistas da Igreja Adventista.

      Todavia, apesar de interpretações diversas, é possível percebermos o que não é ensinado em Ap 17: a presença de “papais individuais” na profecia.

      • Ana Lu
        maio 26, 15:10 Resposta

        Acredito piamente no estudo, nas pregações do pastor Samuel ramos

      • Eugênio
        novembro 22, 00:27 Resposta

        Que igreja adventista que nada, da nem para discutir com quem acredita que Ellen White escreve a bíblia kkkkkk

  17. Alli
    dezembro 04, 19:26 Resposta

    Boa tarde!
    O pastor Samuel Ramos nos explica muito bem no vídeo: A Renuncia do Papa e os Sete Reis, que Apocalipse 17 quando se refere aos sete reis, se refere aos papas sim, eu gostei muito da explicação dele e acredito que ele sabe o que está falando.

    • Leandro Quadros
      dezembro 09, 22:22 Resposta

      Oi, Alli: respeito sua opinião e a do Pr. Ramos (pessoa simpaticíssima). Mas, não vejo fundamentação na teoria dos 7 papas.

      Certa vez publiquei no blog do “Na Mira da Verdade” um artigo sobre o tema, no qual acrescentarei algumas coisas – incluindo a ótima explicação de Vanderlei Dorneles sobre Apocalipse 17.

      Enquanto não faço as adaptações que pretendo, disponibilizo aqui o link para que possa lê-lo se for de seu interesse:

      http://novotempo.com/namiradaverdade/quatro-pressupostos-antibiblicos-da-teoria-dos-sete-papas-em-torno-de-apocalipse-17-4/

      Graça e paz.

      • melquisedeque
        setembro 16, 09:31 Resposta

        Leandro quadros: se você começar pela historia do novo israel você vai entender quem é o oitavo rei que procede dos 7 .
        O novo israel é o Brasil .
        A nova terra ou terra prometida sao as americas.
        Veja que a separação que jesus falou que ao lado direito ficaria um tipo de gente e ao esquerdo outro sao exatamente estas coisas oriente e ocidente.
        A nova terra é aqui nas Americas .
        Estados unidos sao a besta que sai do mar .
        No brasil tem a besta que sai da terra .
        O oitavo rei esta ligado ao novo israel mas ele procede do governo romano , ele é apoiado por roma , ele faz parte do poder de roma e roma esta assentada sobre toda a America por meio da religiao catolica e na politica e nas leis romanos que governam os paises. Todos os paises tem suas constituição regradas por Roma inclusive o calendario solar .
        Agora o oitavo rei procede dos 7 reis porque? É simples : o Brasil vou no principio governado por reis portugueses o ouro coroa real depois de anos passou a ser independente passou da monarquia para a republica e a republica que foi golpeada de norte pelos militares e tempo depois voltou a ser republica , o oitavo rei sai da nova republica que recomeça em 1985 se nao me engano .
        Soma os presidentes dedesde a cura da republica e tera a resposta que busca e este oitavo rei ja foi filho e vem para a destruição porque ele esta muito magoado. Quando virem ele no poder fujam para os campos para os lugares isolados ..

    • Eugênio
      novembro 22, 00:22 Resposta

      Deixa de conversar aresia, estude a fundo a Tradição da sua igreja, garanto que se souberes da verdade verás que está blasfemando!

    • nivaldo
      abril 02, 19:17 Resposta

      Todos estes papa são anti-messias, opositores da verdade e se prostitui com todos estes idolos, começando pelo dagon representado na mitra, aquele chapeu com boca de peixe, e o simbolos deles. A palavra anti-cristo, surge apenas apos 1700 ou 1800 porque quando J.F de Almeida traduziu era apenas Jesu, como estava antes de 1500 Iesous, antes não tinha a letra J que veio existis depois de 1500. Este falso Messias já teve um, vários nomes falsos, inclusive no Judaismo que nao aceitou o Salvador, o verdadeiro YAOHÚSHUA, assim todos são anti-messias, vulgo anti-cristo, e o seguinte o oitavo vem do islã de onde o vaticano agora se uniu formando o cris-lã. Esta igreja das trevas veio somente para matar, enganar, e destuir, um antro de demonios sem precedentes, e engana aqules cujos nomes não estão escrito no sêfer – Livro da vida. Verifiqueis os originais hebraicos verdadeiros, porque tudo está corrompido, isso até que se cumpra o tempo determinado pelo Eterno, o Soberano sobre todas as coisas, que tudo criou. YAOH ULHÍM o Santo de Yaoshorul. Se tem ouvidos, ouça.

Deixe seu Comentário