Ética CristãSem categoria

O que a Bíblia diz sobre a crítica?

A crítica pode ser destrutiva. A Bíblia diz em Gálatas 5:15: “Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros.”

 Veja os danos que a crítica produz neste vídeo especial:

Ao criticar os outros corre o risco de também ser criticado. A Bíblia diz em Mateus 7:1-5: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.”

Estar disposto a perdoar é uma parte da crítica construtiva. A Bíblia diz em Lucas 17:3: “Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe.”

Tem cuidado com a crítica. A Bíblia diz em Romanos 14:1: “Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos.”

Aqueles que criticam a outros recebem críticas. A Bíblia diz em Lucas 6:37-38: “Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós.”

Os cristãos tornam-se mais sábios quando recebem uma crítica construtiva e válida. A Bíblia diz em Provérbios 9:8-9: “Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á. Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.”

A melhor proteção contra a crítica é uma consciência limpa. A Bíblia diz em 1 Pedro 3:16: “Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo.”

Fonte Biblia.com.br

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *