O que a Bíblia diz sobre governo?

O que a Bíblia diz sobre governo?

Falado do governo, a Bíblia diz em Deuteronômio 17:18-19: “Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, escreverá para si, num livro, uma cópia desta lei, do exemplar que está diante dos levitas sacerdotes. E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir.”

Aqueles que estão em posições de autoridade no final terão que prestar contas a Deus.

Aqueles que estão em posições de autoridade têm a responsabilidade de escolher bons líderes. A Bíblia diz em Deuteronômio 16:18-19: “Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o Senhor teu Deus te dá, segundo as tuas tribos, para que julguem o povo com justiça. Não torcerás o juízo; não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porque a peita cega os olhos dos sábios, e perverte a causa dos justos.”

Devemos obedecer as autoridades do governo que Deus colocou em posições de poder. A Bíblia diz em Romanos 13:1-4: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal.”

Deus escolha todos os governantes? Assista:

Os crentes devem cooperar com as autoridades sempre que seja possível. A Bíblia diz em Tito 3:1: “Adverte-lhes que estejam sujeitos aos governadores e autoridades, que sejam obedientes, e estejam preparados para toda boa obra.”

É possível acontecer de a obediência a Deus implicar em desobediência aos poderes terrestres. A Bíblia diz em Atos 5:29: “Importa antes obedecer a Deus que aos homens.” Ressaltamos, entretanto, que a base da lei de Deus é o amor, e o amor altruísta não faz mal a ninguém.

Jesus deu-nos um exemplo de ser bom cidadão ao pagar impostos. A Bíblia diz em Mateus 17:27: “Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti.”

Os Cristãos devem pagar impostos de boa vontade. A Bíblia diz em Romanos 13:5-7: “Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência. Por esta razão também pagais tributo; porque são ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo. Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.”

Biblia.com.br

Anterior Não negocie o inegociável
Próximo É melhor ser divididos pela verdade

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 540 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 0 Comentários

REFUTAÇÃO: Achados arqueológicos desafiam a vontade de Deus

Análises de DNA de corpos encontrados no Líbano mostram que cananeus, ao contrário do que pediu Deus, não foram exterminados

Apologética Cristã 1Comentários

Quando “Eterno” não é “para sempre”

Introdução A seguir, você terá uma série de comentários eruditos a respeito do uso do termo “castigo (ou fogo) eterno” nas Escrituras. Antes, gostaria de destacar que é importante entendermos

Apologética Cristã 4 Comentários

Conceitos de direita e esquerda estão em desarmonia com a cosmovisão bíblica

Em maio deste ano, a Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN) publicou uma primeira entrevista com o sociólogo Thadeu de Jesus e Silva Filho a respeito de conceitos de direita

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comente este artigo!