Bons Debates

O que a Bíblia diz sobre o regime alimentar?

Assista aqui a série especial sobre a alimentação na Bíblia:

Qual era o regime alimentar original recomendado por Deus para o homem e a mulher? Frutas, cereais, nozes e legumes. No primeiro capítulo da Bíblia, no contexto da criação, Deus diz ao ser humano: “Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dá semente; ser-vos-ão para mantimento” (Gênesis 1:29).

Após o Dilúvio, quando havia pouca vegetação, que instruções deu Deus sobre o regime alimentar? A Bíblia diz em Gênesis 9:2-4: “Terão medo e pavor de vós todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar; nas vossas mãos são entregues. Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado. A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.”

O povo tinha que ter cuidado com a sua alimentação e deveriam fazer a distinção entre o que era limpo e o que era imundo para o seu regime alimentar.

A Bíblia diz em Levítico 11:47: “Para fazer separação entre o imundo e o limpo, e entre os animais que se podem comer e os animais que não se podem comer” (ver Levítico 11 para informação adicional).

A distinção entre o que era limpo e imundo para a alimentação não era somente uma regra judaica. Era uma lei que existia antes de Abraão, o primeiro judeu.

A Bíblia diz em Gênesis 7:1-2: “Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.”

Esta distinção entre os animais limpos e imundos continuará até ao final dos tempos. A Bíblia diz em Isaías 66:15, 17: “Pois, eis que o Senhor virá com fogo, e os seus carros serão como o torvelinho, para retribuir a sua ira com furor, e a sua repreensão com chamas de fogo. Os que se santificam, e se purificam para entrar nos jardins após uma deusa que está no meio, os que comem da carne de porco, e da abominação, e do rato, esses todos serão consumidos, diz o Senhor.”

Que exemplo deu Daniel sobre a importância do regime alimentar? A Bíblia diz em Daniel 1:8: “Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.” Que comeu ele como alternativa? A Bíblia diz em Daniel 1:12: “Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.”

A Bíblia considera a carne de pato imunda?

Por que devemos exercer domínio próprio sobre os nossos hábitos alimentares? A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:31: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.”

Biblia.com.br

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *