Leandro Quadros

1 Coríntios 5:5: Seja Entregue a Satanás

Além de estudá-lo juntamente com outros textos de Paulo acerca do estado do homem na morte (I Coríntios 15:23; I Tessalonicenses 4:13-16, etc), temos de analisar I Coríntios 5:5 em seu contexto: ‘Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai. E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou’ Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus?. (I Coríntios 5:1-5)

Paulo estava na cidade de Éfeso quando tratava por carta com a igreja de Corinto a respeito de um elemento que havia praticado incesto; para que tal pecado fosse reprimido, servindo de exemplo aos outros e para que o praticante do mesmo pudesse arrepender-se a fim de ser salvo, o apóstolo orientou que a igreja o EXCLUÍSSE. A expressão ‘seja entregue a satanás’ foi usada para se referir a este processo de exclusão (separação, afastamento desta pessoa da igreja), pois quando alguém se encontra fora da igreja e longe de Deus está sob grande influência de satanás. ‘Se uma pessoa sai do reino de Deus, entra naturalmente no reino de satanás (João 12:31; 16:11; 2 Coríntios 4:4)’ (Comentário Bíblico Adventista do 7o Dia, vol. 6 – cd-rom em espanhol)

A expressão ‘destruição da carne’ significa que o membro faltoso, ao sair da igreja (reino de Deus) iria sofrer corporalmente os efeitos de sua atitude (todo pecado tem conseqüências – Gálatas 6:7); o inimigo iria infligir-lhe sofrimento. Quando alguém sofre em resultado de seu pecado, sente a necessidade de arrependimento devido à atuação do Espírito Santo em sua consciência. Sendo assim, após arrepender-se de coração, este membro faltoso poderia voltar à igreja e ter ‘seu espírito salvo’, ou seja, ele mesmo, tendo seu corpo espiritual transformado, no dia do Senhor (ver I Coríntios 15:44, 50; Filipenses 3:20-21).

A Bíblia usa também a palavra ‘espírito’ para referir-se a pessoas vivas (Hebreus 12:22, 23) e ao ‘corpo espiritual’ que receberemos por ocasião da ressurreição (I Cor. 15:51-55), como neste caso de I Coríntios 5:5. Vemos com isto que a Bíblia não apóia a idéia de que temos um espírito consciente; declara, sem margem para dúvidas, que teremos um corpo espiritual, capaz inclusive de alimentar-se (Mateus
8:11, Apocalipse 22:2).

I Timóteo 1:20 ajuda a complementar I Coríntios 5, mostrando-nos também que o objetivo da disciplina é impulsionar o culpado a conscientizar-se de seu pecado; na verdade, quando o aberto transgressor é afastado, a igreja está apenas ratificando a escolha feita por este.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes