Saúde e Espiritualidade

O Segredo da Felicidade: estudos confirmam conselhos de Ellen White

Estive lendo uma matéria do jornal argentino Infobae sobre o segredo da felicidade, segundo estudos da ONU e da Universidade Harvard.

Para quem lê Ellen White, tais descobertas não são novidades, pois ela já tinha escrito bastante sobre isso bem antes das descobertas científicas recentes. Poderá conferir, por exemplo, suas obras intituladas A Ciência do Bom Viver e Conselhos Sobre Saúde (Casa Publicadora Brasileira).

Compartilharei a seguir a matéria com vocês e algumas citações da Sra. White para conferirmos o que esta escritora cristã escreveu há mais de 100 anos!

O que mais surpreende é que ela não teve educação formal. Mesmo assim, há anos pesquisas sérias vêm confirmando seus conselhos o que, no mínimo deve nos levar a ler seus escritos sem preconceito e com a mente aberta.

As 4 chaves essenciais para a felicidade

Segundo a ONU, existem maneiras simples e práticas para alcançar este estado tão procurado por seres humanos. Como a arte e as relações interpessoais beneficiam a percepção do bem-estar

O homem busca constantemente alcançá-la, mas às vezes é complicado para chegar a este estado. Claramente, este conceito é muitas vezes subjetivo, mas existem parâmetros comuns entre os indivíduos que pretendem alcançá-la. Muito tem a ver a opção de vida, boa comida, tempo livre para o lazer e manter fortes relações de amigos e familiares.

Um estudo publicado na revista Nature afirmou a existência de um aspecto genético intimamente ligada com a felicidade, mas por sua vez, há muitos fatores que influenciam este estado. Alguns não se podem controlar, mas devemos mudar hábitos para levar uma vida mais positiva e saudável.

1. Uma alimentação saudável: a chave para uma vida feliz

O corpo é energia pura. Com uma boa nutrição, é impossível não se sentir saudável e, portanto, feliz. Comer fontes saudáveis de proteína, bem como uma dieta baseada em frutas e legumes é essencial para o bem-estar físico. A ingestão de água e atividade física são fundamentais para a saúde global dos seres humanos.

“A nutrição adequada pode ajudar-nos sentir mais feliz, não só porque vai ser melhor, mas também internamente, porque somos melhores”, disse Susan Bowerman, diretora do Treinamento em Nutrição Herbalife, profissional nutricionista e especialista dietas para atletas.

Veja o que Ellen White escreveu (Obrigado Jaison pela ajuda):

Conselhos sobre o Regime Alimentar – Pag. 309
Convir-nos-ia cozinhar menos e comer mais frutas em estado natural. Ensinemos o povo a comer abundantemente uvas, maçãs, pêssegos, pêras, amoras e toda outra espécie de frutas que seja possível conseguir. Sejam elas preparadas e conservadas para uso no inverno, usando-se quanto possível vidros, em vez de latas. Testimonies, vol. 7, pág. 134.
Recomendaríamos especialmente as frutas como fator de saúde. Mas mesmo as frutas não devem ser comidas após uma completa refeição de outros alimentos. Manuscrito 43, 1908.
Verduras e frutas agradavelmente preparadas em sua estação serão benéficas, uma vez que sejam da melhor qualidade, não mostrando o mínimo sinal de deterioração, mas sendo sãs e não afetadas pela doença ou apodrecimento. Morrem mais pessoas por comerem frutas e verduras deterioradas que fermentam no estômago e produzem sangue envenenado, do que fazemos idéia. Carta 12, 1887.

A Ciência do Bom Viver, pág. 296.
Nos cereais, frutas, verduras e nozes encontram-se todos os elementos de que necessitamos. Se formos ao Senhor em simplicidade de espírito, Ele nos ensinará a preparar alimento saudável sem a mancha da carne. Manuscrito 27, 1906

2. A arte como meio de uma vida saudável

A ciência também confirma o papel de notas musicais em relação ao bem-estar humano. Uma investigação e da Universidade McGill, em Montreal (Canadá) concluiu que o prazer sentido com a musica ativa as mesmas áreas do cérebro que quando o temos relações sexuais ou ao desfrutar de uma refeição saborosa. São os pequenos prazeres da vida, onde é possível encontrar a felicidade plena.

Conselhos sobre o Regime Alimentar – Pag. 263

Vossas filhas podem amar a música, e isto pode estar muito bem e aumentar a felicidade da família; mas o conhecimento da música sem o da arte de cozinhar não tem muito valor.

3. O exercício e o bem-estar humano

Praticar esportes pode ser a chave da meditação para muitos. Conecte-se com si mesmo quando fazem esportes também se sentir bem é positivo na busca da felicidade.

[Nota: Embora a meditação transcendental tenha uma filosofia contrária a Bíblia, o exercício e a prática do relaxamento são ótimos, se separados de qualquer filosofia espiritualista]

Conselhos sobre Saúde, p. 52:

Quando a temperatura permitir, todos os que puderem assim fazer devem andar ao ar livre cada dia, tanto no verão como no inverno. Mas a roupa deve ser apropriada para o exercício, e os pés devem estar bem protegidos. Uma caminhada, ainda que seja no inverno, será mais benéfica à saúde do que todos os remédios que os médicos possam prescrever. Para os que podem fazê-lo, o andar a pé é preferível a andar de condução. Os músculos e veias tornam-se mais capacitados a desempenhar seu trabalho. Haverá aumento de vitalidade, tão necessária à saúde. Os pulmões realizarão a atividade indispensável; pois é impossível sair ao ar revigorante de uma manhã de inverno sem encher os pulmões.

Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, p. 646:

Se a mente é livre e feliz, por uma certeza de fazer o bem e um senso de satisfação por causar felicidade a outros, isto causa uma alegria que reagirá sobre todo o organismo, promovendo uma circulação mais livre do sangue e um avivamento de todo o corpo. A bênção do Senhor é um poder que cura, e os que são liberais em beneficiar outros, receberão aquela maravilhosa bênção no coração e na vida.

 

4. Relações sociais: pilares fundamentais para ser feliz

Um estudo da Universidade de Harvard descobriram que bons relacionamentos são o que fazem as pessoas mais felizes e saudáveis. Assim, “estes podem ser divididos em três fases”, disse Waldinger no seu estudo. Estes laços estreitos são boas, a qualidade das relações mais quantidade, bem como a estabilidade e apoio mútuo entre o mais amado.

O Lar Adventista, p. 15:

Deve-se procurar seja o lar tudo quanto está implícito nessa palavra. Deve ser um pequeno Céu na Terra, um lugar onde se cultivem as afeições em vez de serem estudadamente reprimidas. Nossa felicidade depende do cultivo do amor, da simpatia e da verdadeira cortesia de uns para com outros.

O Lar Adventista, p. 211-212:

O marido e pai é a cabeça da família. A esposa espera dele amor e interesse, bem como auxílio na educação dos filhos, e isso é justo. Os filhos pertencem-lhe, da mesma maneira que a ela, e sua felicidade igualmente lhe interessa. Os filhos esperam do pai apoio e guia; cumpre-lhe ter justa concepção da vida, e das influências e associações que devem rodear sua família; ele deve ser regido, acima de tudo, pelo amor e temor de Deus, e pelos ensinos de Sua Palavra, a fim de lhe ser possível guiar os pés dos filhos no caminho reto.

O pai deve fazer sua parte para tornar o lar feliz. Sejam quais forem seus cuidados e perplexidades nos negócios, não permita que estes ensombrem a família; deve penetrar em casa com sorrisos e palavras aprazíveis.

Os conselhos de Ellen White não param por aqui. Por isso, separei mais dois:

5. Religião traz felicidade

Fundamentos do Lar Cristão, p. 67:

A religião é, na família, um maravilhoso poder. A conduta do esposo para com a esposa e dela para com ele pode ser tal que torne a vida no lar uma preparação para pertencer à família celestial.

Corações cheios do amor de Cristo jamais podem estar em desarmonia. Religião é amor, e o lar cristão é aquele onde o amor reina e encontra expressão em palavras e atos de solícita bondade e gentil cortesia.

A religião é necessária no lar. Só ela pode prevenir os ofensivos erros que tantas vezes amarguram a vida conjugal. Unicamente onde Cristo reina, pode haver amor profundo, verdadeiro, altruísta. Então, uma pessoa e outra se unirão, e as duas vidas se fundirão em harmonia. Anjos de Deus serão hóspedes do lar, e suas santas vigílias santificarão a relação matrimonial. Será banida a vil sensualidade. Os pensamentos serão dirigidos para Deus, no alto; a Ele ascenderá a devoção do coração.

Em toda família em que Cristo habita, serão manifestados terno amor e simpatia de uns pelos outros; não um amor espasmódico expresso apenas em afetuosas carícias, mas um amor profundo e permanente

6. Felicidade nos Encantos da Natureza

Lar Adventista, p. 502:

Não penseis que Deus deseja que nos abstenhamos de tudo que é para nossa felicidade aqui. Tudo que Ele requer de nós é que deixemos aquilo que não é para nosso bem.

Esse Deus que plantou as nobres árvores e as revestiu de rica folhagem, e deu-nos os brilhantes e belos matizes das flores, e cuja mão e amorável operação vemos em todo o reino da Natureza, não deseja fazer-nos infelizes; não é Seu propósito que não tenhamos gosto ou prazer nessas coisas. É Seu desejo que nós as desfrutemos, que sejamos felizes ante os encantos da Natureza, que são de Sua própria criação.

Veja estes conselhos para estudar a Bíblia

Tags:

2 comments

  1. Maravilhoso… tudo de bom..a escritora Ellen white .. realmente estava certa.. graças a Deus…mais uma prova para aqueles que gostam de criticar​…

  2. Amém!!! Q nd eu leio os escritos de Ellen Whate eu viajo em uma elevada dimensão Espiritual. Eu percebo O Sr Deus Criador instruindo seus pensamentos me transmite segurança amor paz e a certeza de um amanhã eternal com ELE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *