Para quem devo dar meu dízimo?

Para quem devo dar meu dízimo?

Alguns membros da igreja me têm dito que devo dar meu dízimo para pessoas que o usarão corretamente, mesmo que elas não sejam ministros da igreja. Existe alguma evidência bíblica que eu possa usar para me opor a este ensino?

Eu me simpatizo com sua preocupação e desejo de resistir àqueles que você considera estar interpretando a Escritura de modo errado. Entretanto, devemos estudar a Bíblia a fim de encontrar a verdade – isto é, aquilo que o Senhor está nos revelando – e não primariamente para acumular “munição” para atacar àqueles cujos pontos de vista não apreciamos. Devemos permitir que a verdade bíblica se defenda.

Por favor não entenda mal. Algumas vezes é necessário fazer apologética a fim de mostrar o fundamento bíblico de nossa fé e prática. Porém isto deve ser feito cuidadosamente e no espírito do amor Cristão.

Agora, podemos mudar sua pergunta: “Quem, de acordo com a Bíblia, deve receber nosso dízimo?” Felizmente, a Bíblia fornece uma quantidade significativa de informação a respeito do dízimo e do dizimar, tornando mais fácil responder sua pergunta. Aqui podemos apenas resumir certa porção desse material.

1. O Dízimo Pertence ao Senhor: A declaração teológica mais importante a respeito do dízimo está registrada em Levítico 27:30: Ele “pertence ao Senhor; ele é santo ao Senhor” (NIV). Esta é uma definição clara da própria natureza do dízimo; ele é santo. Deus colocou alguma coisa santa em nossas mãos, e se nós a manusearmos apropriadamente, também seremos santificados por Ele. A santidade do dízimo reside no fato que ele não é nosso para usa-lo como nos satisfizer; ele pertence ao Senhor.

Podemos ter a impressão que o dízimo é nosso porque ele parece ter chegado a nós como resultado de nosso esforço e trabalho, porém Deus está dizendo que Ele santificou nosso trabalho ao colocar entre seus benefícios alguma coisa que é exclusivamente Sua, o dízimo.

Na prática de dizimar o Senhor nos permite manusear o santo e atuar como sacerdotes para Ele. Visto que o dízimo é santo por natureza, nós não o tornamos santo através de um voto ou ato de consagração. O dízimo não pertence ao comum, ao secular; a única coisa que podemos fazer com ele é reconhecer sua santidade e devolve-lo a Deus.

2. O Dízimo é Dado Àqueles Indicados Por Deus: Deus identifica aqueles que devem receber Seu dízimo. Estes indivíduos nunca indicam a si mesmos para realizar esta tarefa santa. Para dizer a verdade, Seu povo dá o dízimo somente para Ele e não para um ser humano. E Ele o dá para aqueles escolhidos por Ele para recebe-lo e usa-lo (Nm 18:21).

Em outras palavras, quando os Israelitas devolviam seu dízimo ao Senhor, eles não estavam pagando os levitas por seus serviços no santuário, mas simplesmente reconhecendo a santidade do dízimo e dando-o a Deus através daqueles escolhidos por Ele.

3. Permita Que Deus Seja o Juiz: É possível que alguns dos escolhidos por Deus para ser recebedores do Seu dízimo possam se tornar indignos deste privilégio. Este era o caso durante o tempo de Malaquias. Os sacerdotes estavam mostrando “desprezo” pelo nome de Deus ao contaminarem o altar (Ml 1:6-8). A corrupção era tão desmedida que o Senhor desejou fechar a porta do Templo (v. 10). O povo, ciente do que estava acontecendo entre o clero, parou de trazer seus dízimos e ofertas.

Através do profeta Deus repreendeu os sacerdotes por sua corrupção e os chamou ao arrependimento (Ml 2:1-9). Mas Ele também Se dirigiu ao povo, acusando-o de rouba-Lo por não trazer seu dízimo e ofertas ao Templo e os chamou ao arrependimento (Ml 3:7-10). Eles pareciam ter concluído que o conjunto de funcionários do Templo não merecia seu dízimo e pararam de dizimar.

Eles tinham esquecido que o dízimo, por sua própria natureza, é santo e que pertence ao Senhor. Portanto, rete-lo era um ato de rebelião contra Deus, um sacrilégio.

Talvez uma pergunta final, pertinente deveria ser: “A quem o Senhor escolhe para ser o recebedor do Seu dízimo hoje?” O único modelo que temos é o bíblico: aqueles dentro da igreja – como uma organização e um corpo espiritual – que são chamados por Ele para o ministério do evangelho têm o direito de receber o dízimo de Deus. Em adição, temos o conselho de Ellen G. White, através de quem Deus também Se dirigiu a nós sobre tais assuntos. Seria bom ouvir estas duas fontes de revelação.

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

Anterior Miguel não é mais que um título do Divino Jesus!
Próximo Oséias 2:11 não é uma profecia sobre a abolição do sábado?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 518 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 2 Comentários

Paulo e o Sábado (Romanos 14)

O sábado em Romanos 14  Em Roma, um grupo ascético fanático (herético), marcadamente semelhante àquele de Colossos (Colossenses 2), advogava estrito vegetarianismo, abstenção do vinho e a observância de dias

Apologética Cristã 2 Comentários

Existem Almas Debaixo do Altar? – Apocalipse 6:9

“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da Palavra de Deus e por amor do testemunho que deram”. “O

Apologética Cristã 0 Comentários

Quem é a “Rainha dos Céus”?

Vamos ao que escreveu o profeta Jeremias: ‘Quando queimávamos incenso à Rainha dos Céus e lhe oferecíamos libações, acaso, lhe fizemos bolos que a retratavam e lhe oferecemos libações, sem nossos

2 Comentários

  1. CESAR ALONSO CARRERA
    outubro 02, 10:45 Resposta

    CESAR ALONSO CARRERA
    O seu comentário aguarda moderação.

    BOM DIA. EU TENHO ENVIADO ESTA PERGUNTA AOS DITOS PASTORES QUE SE DIZEM TER CHAMADA PARA PREGAR, QUE UNGIDOS. E COMO ENTÃO FALSIFICAM A PALAVRA DE DEUS DESTA MANEIRA. ONDE HÁ UMA ORDENANÇA DE DEUS NO NOVO TESTAMENTO PARA SE PAGAR OU SE COBRAR O DIZIMO. SENDO QUE DÍZIMO JÁ NO PASSADO ERA MANTIMENTOS, ALIMENTOS PARA OS LEVITAS, QUE NÃO TINHAM HERANÇA, TRABALHAVAM NO TEMPLO DIRETAMENTE PARA DEUS, E PARA AJUDAR VIUVAS, E ORFÃOS. DEUS NÃO DEIXOU NADA ESCRITO EM DIZIMAR HOJE. AGORA LOGICO QUE DEVEMOS OFERTAR, DADIVAR PARA QUE A CASA DE ORAÇÃO TENHA SUSTENTO E DESTAS OFERTAS TAMBÉM AJUDAR O POBRE E O NECESSITADO (VIUVAS E ORFÃOS). MAIS O QUE PARECE É QUE OS DITOS PASTORES DE HOJE ESTÃO MAIS PARA EMPRESARIOS DO QUE PASTORES COM CHAMADA OU UNGIDOS. POR QUE OS MESMOS SÓ PENSAM EM DINHEIRO, ABREM IGREJAS COMO SE ABRE COMERCIO EM GERAL. E DENTRO DAS PROPRIAS IGREJAS HÁ MULTIDÕES DE POBRES E NECESSITADOS E ESTES NADA FAZEM. A PALAVRA É FALSIFICADA EM BENEFICIO PRÓPRIO. ENTÃO EU PERGUNTO ISTO TUDO É FALSO O DÍZIMO DE HOJE FOI ABOLIDO NA CRUZ POR CRISTO. E ELES SABEM PORQUE NÃO HÁ ENTÃO POR PARTE DAS OVELHAS UM BASTA CHEGA DE SERMOS LESADOS EM NOME DE CRISTO. POR MISERICÓRDIA DEUS QUER AGIR, NOVAMENTE COMO NO PASSADO. CURANDO, OPERANDO MILAGRES E MARAVILHAS. MAIS ESTES DITOS CUJOS QUE SE DIZEM PASTORES ESTÃO OPERANDO O NÃO AGIR DE DEUS. POIS DEUS NÃO AGIRA ONDE A SUA PALAVRA ESTA SENDO ADULTERADA FALSIFICADA. ELE MESMO DIZ EM SUA PALAVRA. DA MINHA PALAVRA NÃO SERA TIRADO E NEM ACRESCENTADO NEM UM TIL.

    ESTOU ANEXANDO UM ESTUDO QUE FIZ A LUZ DA BIBLIA.
    APRENDA A ESTUDAR E A ENTENDER O DÍZIMO

    (Se você faz parte do grupo dos sábios que entenderão (Daniel 12-10)
    repassem esses anexos para outros)

    O povo de Israel ainda não existia, mas existia um homem chamado Abraão (Gên.12-1), que era um homem muito temente a Deus, Deus fez um concerto com Abraão, um acordo, que, abençoaria os seus descendentes, a sua semente e que eles, se tornariam uma grande nação diante do Senhor. Deus prometeu dar a terra de Canaã aos seus descendentes também (Canaã era uma terra boa, que pertencia a outros povos, que seguiam ídolos). Veja o acordo de Deus com Abraão em: Gênesis 15-18, Gên.17-7, Gên.17-9, Gên.17-10, Josué 24-3, etc. ( A Verdade nos liberta de todos os enganos e falsidades )

    Gênesis 12, 1
    Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

    Gênesis 15, 18
    Naquele mesmo dia fez o Senhor um pacto com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates;

    Gênesis 17, 7
    estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência depois de ti em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e à tua descendência depois de ti.

    Gênesis 17, 9
    Disse mais Deus a Abraão: Ora, quanto a ti, guardarás o meu pacto, tu e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.

    Gênesis 17, 10
    Este é o meu pacto, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: todo varão dentre vós será circuncidado.

    Josué 24, 3
    Eu, porém, tomei a vosso pai Abraão dalém do Rio, e o conduzi por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua descendência, e dei-lhe Isaque.
    Abraão teve um filho, chamou-o de Isaque (Gên.21-3),
    Gênesis 21, 3
    E, Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.
    Isaque teve dois filhos; Esaú e Jacó, Deus escolheu a Jacó e trocou o seu nome para Israel (Gên.32-28),

    Gênesis 32, 28
    Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mais Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.
    e com isso, todos os descendentes de Abraão, ficaram conhecidos como povo de Israel. Na época, houve uma grande seca e fome em toda a terra, mas na terra do Egito, tinha muita comida e com isso, povo de Israel foi ao Egito (Gên.46-7)
    Gênesis 46, 7
    Os seus filhos e os filhos de seus filhos com ele, as suas filhas e as filhas de seus filhos, e toda a sua descendência, levou-os consigo para o Egito.
    com aproximadamente setenta pessoas, para trabalharem e peregrinarem no Egito, com a benção e proteção de Deus, o povo de Israel multiplicou e se tornou um grande povo na terra do Egito. Israel não tinha uma terra própria, uma pátria, mas eles tinham a promessa de Deus para com Abraão, que Ele, lhes daria a terra Canaã. Depois de 400 anos, de Israel estar na terra do Egito, Deus levantou Moisés (Êxo.3-12),
    Êxodo 3, 12
    Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte.
    para tirar Israel do Egito e levá-lo a terra de Canaã (vocês não estão mais inocentes)
    Jacó teve 12 filhos (ver: Gênesis 35-18 a 35-26)
    Gênesis 35, 18
    Então Raquel, ao sair-lhe a alma (porque morreu), chamou ao filho Benôni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim.
    Gênesis 35, 19
    Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata (esta é Bete-Leém).
    Gênesis 35, 20
    E Jacó erigiu uma coluna sobre a sua sepultura; esta é a coluna da sepultura de Raquel até o dia de hoje.
    Gênesis 35, 21
    Então partiu Israel, e armou a sua tenda além de Migdal-Eder.
    Gênesis 35, 22
    Quando Israel habitava naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. Eram doze os filhos de Jacó:
    Gênesis 35, 23
    Os filhos de Léia: Rúben o primogênito de Jacó, depois Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom;
    Gênesis 35, 24
    os filhos de Raquel: José e Benjamim;
    Gênesis 35, 25
    os filhos de Bila, serva de Raquel: Dã e Naftali;
    Gênesis 35, 26
    os filhos de Zilpa, serva de Léia: Gade e Aser. Estes são os filhos de Jacó, que lhe nasceram em Padã-Arã.
    cada filho de Jacó deu origem a uma tribo de Israel, Israel é constituído por 12 tribos, que são os 12 filhos de Jacó (os patriarcas). Levi é um dos filhos de Jacó, é o patriarca da tribo de Levi, chamados de levitas também. Após Israel entrar na terra de Canaã, Deus escolheu a tribo de Levi (os levitas) para serem os seus sacerdotes (Números 3-6, Núm. 8-14),
    Números 3, 6
    Faze chegar a tribo de Levi, e põe-nos diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam;

    Números 8, 14
    Assim separarás os levitas do meio dos filhos de Israel; e os levitas serão meus.
    para cuidarem do seu Templo, Deus fez um acordo (concerto) com a tribo de Levi, que somente os seus descendentes, os nascidos na tribo de Levi, poderiam serem sacerdotes de Deus. Quando o povo de Israel entrou na terra de Canaã, 11 tribos de Israel receberam pedaço de terra para trabalharem, a terra Canaã foi repartida entre 11 tribos de Israel, más a tribo de Levi (os levitas) que eram os sacerdotes de Deus, não receberam terra para trabalharem (Deut.10-9, Deut.18-2),
    Deuteronômio 10, 9
    Pelo que Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como o Senhor teu Deus lhe disse.)

    Deuteronômio 18, 2
    Não terão herança no meio de seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como lhes tem dito
    porque, o serviço deles, eram cuidarem do Templo de Deus, e não trabalharem com a terra, com plantações e criações de gados, no lugar da terra para a tribo de Levi (levitas), Deus deu todos os dízimos e ofertas (Números 18-19,Deut.26-12),
    Números 18, 19
    Todas as ofertas alçadas das coisas sagradas, que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor, eu as tenho dado a ti, a teus filhos e a tuas filhas contigo, como porção, para sempre; é um pacto perpétuo de sal perante o Senhor, para ti e para a tua descendência contigo.

    Deuteronômio 26, 12
    Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita do terceiro ano, que é o ano dos dízimos, dá-los-ás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem.
    que o povo levavam ao seu Templo, Deus deu para os sacerdotes e seus familiares. Veja então que, os dízimos e ofertas, Deus deu para a tribo de Levi, no lugar da terra, após a entrada na terra de Canaã, e com isso, todos os dízimos e ofertas que as 11 tribos de Israel levavam para Deus, no seu Templo, que eram de Deus, Deus deu todas essas coisas para a tribo de Levi, veja então, que o dízimo está ligado ao povo de Israel, e não tem nada a ver com os nossos dias atuais. (Observação: No velho Testamento, os sacerdotes eram os descendentes da tribo de Levi, (os levitas). No novo Testamento, o nosso Sacerdote é o Senhor Jesus, aqui mudou o sacerdote, também muda a Lei de Moisés (Hebreus 7-12),
    Hebreus 7, 12
    Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
    é por isso, que no novo Testamento, não pede e nem cobra o dízimo, foi abolido por Jesus (2Corintios 3-14),
    2 Coríntios 3, 14
    mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido;
    Estamos mortos para a Lei e para o dízimo (Gálatas 2-19)
    Gálatas 2, 19
    Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus.
    Deus colocou o povo de Israel na terra de Canaã e deu uma Lei para Israel seguir, Israel deveria ser um povo santo, habitado em uma terra santa (Canaã) em (Deut. 4-26),
    Deuteronômio 4, 26
    hoje tomo por testemunhas contra vós o céu e a terra, bem cedo perecereis da terra que, passado o Jordão, ides possuir. Não prolongareis os vossos dias nela, antes sereis de todo destruídos.
    Deus tomou o céu e a terra em testemunhas contra o povo de Israel, que eles, só poderiam permanecerem na terra, com a benção e a proteção de Deus, se eles guardassem toda a Lei, do contrario, eles seriam arrancados da terra (pelos inimigos), já que Deus, tinha tirado um povo pecador da terra de Canaã e não poderia colocar um outro pecador, dando a sua benção e proteção. A Lei que Deus deu para Israel seguir em Canaã, tinha aproximadamente 60 itens, nessa Lei, foi colocado a BENÇÃO e a MALDIÇÃO na Lei (Deut. 11-26),
    Deuteronômio 11, 26
    Vede que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição:
    diante do povo de Israel, a benção, se Israel seguisse toda a Lei, todos os itens da Lei, e a maldição, se Israel deixasse de seguir toda a Lei (Deut.27-12, Deut.27-13).
    Deuteronômio 27, 12
    Quando houverdes passado o Jordão, estes estarão sobre o monte Gerizim, para abençoarem o povo: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim;
    Deuteronômio 27, 13
    e estes estarão sobre o monte Ebal para pronunciarem a maldição: Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali.
    Para Israel evitar a maldição da Lei, Israel tinha que seguir todos os itens da Lei, sem quebrar e sem faltar nenhum item, sob pena de virem todas as maldições da Lei dada através de Moisés. Vejam em (Deut. 27-26),
    Deuteronômio 27, 26
    Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, para as cumprir. E todo o povo dirá: Amém.
    onde fala, que são malditos, todos os que não confirmarem TODOS os itens da Lei, que tinha aproximadamente 60 itens. Vou dar um
    exemplo: Se a Lei tinha 60 itens, se você guardasse e seguisse 59 itens da Lei e negasse ou quebrasse somente UM item, já vinha todas as maldições da Lei sobre você, veja a confirmação disso em: (Tiago 2-10),
    Tiago 2, 10
    Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.
    onde fala que, se você guardasse toda a Lei e tropeçasse ou quebrasse um único item da Lei, um único ponto, já vinham todas as maldições da Lei de Moisés sobre você, você seria culpado de quebrar toda a Lei, veja isso também em: (Romanos 2-25),
    Romanos 2, 25
    Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se guardares a lei; mas se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão tem-se tornado em incircuncisão.
    onde fala que, a circuncisão era um item da Lei (Levítico 12-3),
    Levítico 12, 3
    E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.
    mas ela só tinha valor, se todo o resto da Lei fossem seguido, sem faltar nenhum (Tiago 2-10, Romanos 2-25, Deut.27-26),
    Tiago 2, 10
    Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.

    Romanos 2, 25
    Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se guardares a lei; mas se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão tem-se tornado em incircuncisão.

    Deuteronômio 27, 26
    Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, para as cumprir. E todo o povo dirá: Amém.
    sob pena, de virem todas as maldições da Lei, isso também serve para o dízimo, o dízimo era um item da Lei, más o dízimo só tinha valor, se todo o resto da Lei fosse cumprido. Vejam então, que o dízimo só tinha valor para o povo de Israel, se eles seguissem todo o resto da Lei Moisés.

    Muitos hoje defendem e é a favor do dízimo, más não tem conhecimento da verdade, do que está escrito, não tem um entendimento Espiritual, e com isso, não passam de ignorantes, o amor cego e sem entendimento, estão com um véu sobre as suas cabeças, não passam de crentes tapados (tapados pelo véu) por seguirem a lição do velho Testamento, ver (2Corintios 3-14),
    2 Coríntios 3, 14
    mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido;
    (é a palavra que fala), tem um amor a Deus sim, más um amor cego, e sem
    entendimento, o mesmo amor que levou o povo de Israel a matar o Senhor Jesus (entenderemos no fins dos dias claramente, Ver (Jeremias 23-20 e Jeremias 30-24. Só os sábios entenderão – Daniel 12-10).
    Jeremias 23, 20
    Não retrocederá a ira do Senhor, até que ele tenha executado e cumprido os seus desígnios. Nos últimos dias entendereis isso claramente.

    Jeremias 30, 24
    Não retrocederá o furor da ira do Senhor, até que ele tenha executado, e até que tenha cumprido os desígnios do seu coração. Nos últimos dias entendereis isso.

    Daniel 12, 10
    Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.
    Em (Malaquias 3-10),
    Malaquias 3, 10
    Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.
    onde ele manda pagar o Dízimo. Vejam: Malaquias está no velho Testamento, Malaquias é um profeta enviado para o povo Israel, não a nós. O Profeta Malaquias, não está mandando o povo de Israel pagar o Dízimo sozinho, pagar o Dízimo isolado, más sim, juntamente com todo o resto da Lei, já que a Lei, não podia ser quebrada (Tiago 2-10, Rom.2-25),
    Tiago 2, 10
    Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.

    Romanos 2, 25
    Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se guardares a lei; mas se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão tem-se tornado em incircuncisão.
    e o Dízimo sozinho não tinha nenhum valor, trazia a maldição e não a benção. Em (Malaquias 3-10),
    Malaquias 3, 10
    Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.
    ele manda o povo de Israel pagar o Dízimo e seguir todo o resto da Lei, dada por Moisés, e com isso, Deus abriria as janelas do Céu para Israel, que veria a maior abastança (fartura, riquezas) e todas as outras nações, iriam chamarem a nação de Israel de bem aventurados (Malaquias 3-12).
    Malaquias 3, 12
    E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos.
    Vejam bem, o povo de Israel tinha por obrigação pagar o Dízimo, porque estava na Lei de Moisés, se eles não pagassem, vinham todas as maldições da Lei sobre eles, e além do mais, eles tinham que pagarem os dízimos, porque esses dízimos e ofertas eram a herança da tribo de Levi, os levitas (Números 18-24),
    Números 18, 24
    Porque os dízimos que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor em oferta alçada, eu os tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse que nenhuma herança teriam entre os filhos de Israel.
    que não receberam terra (Números 18-20),
    Números 18, 20
    Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles nenhuma porção terás; eu sou a tua porção e a tua herança entre os filhos de Israel
    ao entrarem na terra de Canaã. Vejam: os dízimos e as ofertas eram de Deus, mas Deus deu-as à tribo de Levi, no lugar da terra, ao entrarem na terra de Canaã. Se Israel não pagasse o dízimo, Israel estaria roubando à Deus e a tribo de Levi ficaria sem herança em Canaã.
    Em nenhum ponto da Bíblia, fala que, pagar o dízimo sozinho, pagar o dízimo isolado, atrai benção, ao contrário, atrai a maldição, porque você não está seguindo todo o resto da Lei de Moisés. Seguir a Lei de Moisés hoje é negar o Senhor Jesus, é trazer a maldição sobre a sua cabeça, já que, o Senhor Jesus aboliu a Lei de Moisés, conforme: (2Corintios 3-14).
    2 Coríntios 3, 14
    mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido;
    (Só os sábios entenderão (Daniel 12-10). A verdade nos liberta de todos os enganos e falsidades)
    Daniel 12, 10
    Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.
    No novo Testamento, o Senhor Jesus só fala uma vez sobre o Dízimo, em (Mateus 23-23),
    Mateus 23, 23
    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
    aqui o Senhor Jesus, não está falando para você e nem para mim, aqui em (Mateus 23-23),
    Mateus 23, 23
    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
    é a conversa do Senhor Jesus com os escribas e fariseus, eles não aceitaram o Senhor Jesus e nem a sua Doutrina, isso porque, eles estavam seguindo a Lei de Moisés e com isso, eles tinham direito e obrigação de cobrarem o dízimo do povo, senão,vinham todas as maldições da Lei sobre eles, isso porque, eles estavam no domínio da Lei do velho Testamento, só que eles, só se preocupavam de receberem os dízimos e ofertas, e não se preocupavam de ajudarem os mais pobres e necessitados (ver Isaias 1-11 a Isaias 1-18),
    Isaías 1, 11
    De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.
    Isaías 1, 12
    Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu de vós isto, que viésseis pisar os meus átrios?
    Isaías 1, 13
    Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação. As luas novas, os sábados, e a convocação de assembléias … não posso suportar a iniqüidade e o ajuntamento solene!
    Isaías 1, 14
    As vossas luas novas, e as vossas festas fixas, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.
    Isaías 1, 15
    Quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue
    Isaías 1, 16
    Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal;
    Isaías 1, 17
    aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva.
    Isaías 1, 18
    Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.
    e com isso, o Senhor Jesus chamou-os de hipócritas (Mat.23-23),
    Mateus 23, 23
    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
    Em (Hebreus 7-18),
    Hebreus 7, 18
    Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
    fala que o dízimo é fraco e inútil, isso porque, o dízimo está na Lei de Moisés e a Lei foi abolida pelo Senhor Jesus, ver: (2Corintios 3-14),
    2 Coríntios 3, 14
    mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido;
    (Atos 2-45),
    Atos dos Apóstolos 2, 45
    E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.
    vemos que, os primeiros Cristãos, vendiam tudo e repartiam entre os mais pobres e não para pastores construírem igrejas ou para fazerem programas em rádios e TVs. Em (Lucas 18-22),
    Lucas 18, 22
    Quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens e reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.
    O Senhor Jesus manda o Jovem rico vender tudo e dar aos pobres e não para pastores, padres ou lideres religiosos.
    Em (Mateus 25-35 e Mateus 25-40),
    Mateus 25, 35
    porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;

    Mateus 25, 40
    E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.
    fala que, a única forma de darmos dinheiro para Deus e ao Senhor Jesus, é através dos pobres e necessitados, se o seu dinheiro não for diretamente para os pobres, você não está dando nada para o Senhor Jesus. Um dizimista fala assim: Eu comprei um carro novo. Um não dizimista, um não temente à Deus, compra vários carros novos, até melhores, não passa de um testemunho ridículo, um falso testemunho.
    Os padres falam que, o dízimo é partilha, seria partilha, se o dinheiro fosse distribuído para os pobres e necessitados, assim como os primeiros Cristãos, conforme vemos em (Atos 2-45 e Atos 4-34).
    Atos dos Apóstolos 2, 45
    E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.

    Atos dos Apóstolos 4, 34
    Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos.
    Vemos em (Atos 4-34), que todo o dinheiro arrecadado pelos Apóstolos (pastores), era para distribuir para os mais pobres e necessitados e não para construírem templos (basta um em cada bairro), fazerem programas em rádios e TVs. ou pagarem salários
    Em (Deuteronômio 26-12),
    Deuteronômio 26, 12
    Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita do terceiro ano, que é o ano dos dízimos, dá-los-ás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem.
    vemos que Deus, manda o povo de Israel, pegar o dinheiro do dízimo e distribuir para os pobres. (damos a Jesus, (Mateus 25-35),
    Mateus 25, 35
    porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
    Muitos pastores e lideres religioso, falam que, o dízimo é devolver a Deus, dar dinheiro para pastores, padres e lideres religiosos, isso é devolver a Deus? A Bíblia fala que, quando damos aos pobres e necessitados, estamos dando ao Senhor Jesus, ver (Mateus 25-35, Mateus 25-40),
    Mateus 25, 35
    porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;

    Mateus 25, 40
    E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.
    O Senhor Jesus, só fala de dois grupos de pessoas, os que ajudam os pobres, a sua direita, irão para o céu. Os que não ajudam, estarão a sua esquerda para irem ao inferno, vemos isso em (Mateus 25-33 até Mateus 25-46).
    Mateus 25, 33
    e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.

    Mateus 25, 46
    E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna
    Deus tinha nojo dos cultos e orações de Israel, por Israel não ajudar os pobres, vemos isso de (Isaias 1-11 até Is. 1-18).
    Isaías 1, 11
    De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.
    Isaías 1, 12
    Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu de vós isto, que viésseis pisar os meus átrios?
    Isaías 1, 13
    Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação. As luas novas, os sábados, e a convocação de assembléias … não posso suportar a iniqüidade e o ajuntamento solene!
    Isaías 1, 14
    As vossas luas novas, e as vossas festas fixas, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.
    Isaías 1, 15
    Quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue
    Isaías 1, 16
    Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal;
    Isaías 1, 17
    aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva.
    Isaías 1, 18
    Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.
    Vemos de (Mateus 25-33 a Mateus 25-46),
    Mateus 25, 33
    e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.

    Mateus 25, 46
    E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna
    O Senhor Jesus falando de uma forma claramente, que, a única forma de darmos dinheiro a Ele, é dando aos pobres e necessitados, e os que ajudam os pobres e necessitados, estarão a sua direita para irem ao céu (Mateus 25-33 a 25-46).
    Mateus 25, 33
    e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.

    Mateus 25, 46
    E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna
    Gastar milhões com programas religiosos em rádios e TVs. Isso
    Não é ato de justiça e misericórdia para com os mais pobres e necessitados e com isso, tudo se torna à fé morta, conforme vemos em (Tiago 2-14).
    Tiago 2, 14
    Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?
    O dinheiro é seu, mas você não está mais inocente, você esta sabendo.
    Muitos lideres religiosos falam que, o dizimo é devolver a Deus, mas isso não esta escrito no novo Testamento,
    isso não foi falado pelo Senhor Jesus e nem por Paulo, então essas pessoas estão falsificando da Doutrina Cristã,
    são os falsificadores da palavra, que o Paulo falou em: (2Corintios 2-17 (2Corintios 4-2).(Efésios 4-14).(1Timoteo 1-7).(1Timoteo 6-5).(2Pedro 2-1). (2Pedro 2-3).
    2 Coríntios 2, 17
    Porque nós não somos falsificadores da palavra de Deus, como tantos outros; mas é com sinceridade, é da parte de Deus e na presença do próprio Deus que, em Cristo, falamos.

    2 Coríntios 4, 2
    pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus.

    Efésios 4, 14
    para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;

    1 Timóteo 1, 7
    querendo ser doutores da lei, embora não entendam nem o que dizem nem o que com tanta confiança afirmam.

    1 Timóteo 6, 5
    disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro;

    2 Pedro 2, 1
    Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

    2 Pedro 2, 3
    também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita.
    Me mostre no novo Testamento, aonde que esta escrito que, o dízimo é devolver a Deus? Falado pelo Senhor Jesus ou por Paulo?
    Deus é fiel, mas em nenhuma passagem da Bíblia esta escrito que, Deus esta trocando ou troca a sua fidelidade para com os homens em troca do dizimo, então, se os lideres religiosos vem usando a fidelidade de Deus para cobrar o dizimo do povo, tais pessoas estão falsificando a Doutrina Cristã, são os falsificadores da palavra do Senhor Jesus, já que isso, não está escrito no novo Testamento. Veja se está escrito no novo Testamento, veja se foi falado pelo Senhor Jesus ou por Paulo, seja um sábio e não um tolo sem entendimento.
    Em (Jeremias 23-20), e (Jeremias 30-24),
    Jeremias 23, 20
    Não retrocederá a ira do Senhor, até que ele tenha executado e cumprido os seus desígnios. Nos últimos dias entendereis isso claramente.

    Jeremias 30, 24
    Não retrocederá o furor da ira do Senhor, até que ele tenha executado, e até que tenha cumprido os desígnios do seu coração. Nos últimos dias entendereis isso.
    fala que, no fim dos dias (nossos dias atuais) iremos entender claramente. Só os sábios entenderão, ver Daniel 12-10.
    Daniel 12, 10
    Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.

    OBSERVAÇÃO:

    PROVÉRBIOS: 9, 10 DIZ ASSIM:
    O TEMOR DO SENHOR É O PRINCIPIO DA SABEDORIA; E O CONHECIMENTO DO SANTO É O ENTENDIMENTO.

    É COM ESTE TEMOR NO QUAL A PRÓPRIA PALAVRA NOS ENSINA TER. QUE ELABORAMOS ESTE ESTUDO SOBRÊ O DÍZIMO DOS DIAS DE HOJE. ESTE ESTUDO É VERDADEIRAMENTE A LUZ DA BÍBLIA SAGRADA, QUEM LER ESTE ESTUDO. CONSTATARA QUE TODOS OS VERSÍCULOS MENSIONADOS E EXPOSTOS SÃO ENCONTRADOS NA PALAVRA E QUE TODOS ESTES VERSÍCULOS EXPLICAM PASSO A PASSO, COMO ERA DEVOLVIDO O DÍZIMO NO VELHO TESTAMENTO E COMO É DEVOLVER HOJE A LUZ DA BÍBLIA. DESDE GÊNESIS NO VELHO TESTAMENTO ATÉ O NOVO TESTAMENTO.
    AGUARDO REPOSTA E A DIVULAGAÇÃO DESTE E DE OUTROS ESTUDOS SOBRE DÍZIMOS. PRECISAMOS COMBATER ESTA PRATICA. AS IGREJAS DEVEM E É DE DEUS ELAS VIVEREM DAS OFERTAS. E DEUS QUE SABE TODAS AS COISAS NÃO SUPRIRA A NECESSIDADE DE CADA CASA DE ORAÇÃO SUA? SÓ CEGO NÃO VÊ ISSO. MAIS ELES POR FALTA DE FÉ E OBEDIÊNCIA A DEUS E A SUA PALAVRA PREFEREM SE FIRMAR NO DÍZIMO, E PARA ISSO USAR AS AMEAÇAS DE MALAQUIAS.
    ABRAÇOS
    CESAR ALONSO CARRERA Meu email. alonsocarrera@hotmail.com

  2. CESAR ALONSO CARRERA
    fevereiro 28, 15:37 Resposta

    A PAZ DO SENHOR a todos os irmãos.
    Leio de vez em quando vários site que tem como base nos informar quanto a PALAVRA DE DEUS, correta e sem engano. E vejo respostas de muitos irmãos, quanto ao DIZIMO que me leva a OSEIAS 4. 6. no qual o próprio DEUS nos diz: “O MEU POVO ESTA SENDO LESADO, DESTRUÍDO POR LHES FALTAR O CONHECIMENTO” Qual conhecimento, CONHECIMENTO da PALAVRA DE DEUS. Falo com todo o “AMOR”. A grande maioria dos irmãos, não se preocupam em ler as ESCRITURAS, e quem não lê e ESTUDA A PALAVRA, não apreende. A grande maioria dos nossos irmãos, dizem AMÉM a tudo que o pastor fala. E nem sabem se é VERDADEIRO, e ao dizermos AMÉM, estamos aceitando como verdade, ai passamos a ser coniventes com a INVERDADE. Digo tudo isso pelas respostas que leio. Vejam neste site li duas que os irmãos dizem que os DÍZIMOS são usados para a manutenção da igreja, para pagar água, luz, gastos com reformas e construção, salários de pastores e outros. E eu digo se esta igreja. For realmente uma CASA DE ORAÇÃO como JESUS falou ser a sua CASA, esta não terá falta de absolutamente nada. DEUS mesmo coloca em cada coração dos seus, OFERTAR. Ao que mais ganhe OFERTAR mais, E, ao que menos ganhe, OFERTAR menos, e a nenhum lhes faltará nada. DEUS nos supre de todas as nossas necessidades e da sua CASA DE ORAÇÃO também. Espero ter contribuído, com algo mais que nos abra os olhos. DEUS É FIEL.

Deixe seu Comentário