Quem morreu na cruz?

Quem morreu na cruz?

Se sua resposta foi: O Homem Jesus… Sinto avisar-lhe que você está defendendo uma HERESIA antiga que foi refutado a séculos. Portanto, você também SE ENCONTRA na posição de herege!
Se sua resposta foi: O Deus Jesus… Sinto lhe informar que mais uma vez estará cometendo um grande erro teológico.
Então qual é a resposta correta? Como este assunto foi tratado ao longo da história da igreja?
Assista a exposição desta regra e entenda o porque você não soube responder.
Também veja as posições heréticas que foram refutadas aos longos da história.


HERESIAS ANTIGAS:

As heresias antigas sobre a pessoa de Cristo podem ser agrupadas da seguinte forma:

-Os que negaram a HUMANIDADE de Cristo, que são chamados de: Docetismo, apolinarismo e eutiquismo.

– Os que negaram a DIVINDADE de Cristo, que seriam o Ebionismo, e recentemente tem aparecido como Unitarismo.

-Os que negam a UNIÃO pessoal de Cristo. Estes são conhecidos como: Nestorianismo.

– Por ultimo, temos os que negam A DISTINÇÃO entre o pai e o filho, que é conhecido como: sabelianismo e o modalismo.
Tenho o pesar de informar, que a maioria dos cristãos não sabem responder, intencionalmente ou não, caem em um deste erros hereges do passado, não estou aqui para acusá-lo de ser herege, mas com amor, alertá-lo sobre os erros, e ensiná-lo.
Estou falando a respeito da mais importante doutrina para o cristianismo, a doutrina de Cristo, e deveríamos saber de cor e salteado sobre esta doutrina, mas por vivermos em um tempo onde o estudo teológico é tido como algo sem importância, onde o que importa é o emocional.
Infelizmente, a igreja hoje, esta cada dia mais distante das escrituras e abandonou por completo a sua própria historia. Precisamos retornar urgente!
A seguir, vou explicar cada um dos termos acima e infelizmente, houve respostas que são semelhantes a dos hereges do passado, algumas são idênticas!

– Docetismo: Foi uma heresia que surgiu no fim do primeiro século, diziam eles: Cristo não foi plenamente encarnado na carne, pois eles acreditavam que a matéria era má, o filho de Deus jamais entraria em algo desta espécie, é conhecido como pré-gnosticismo. Para os irmãos terem uma ideia, as epístolas de João e Colossensses, combateram esta heresia

– Apolinarismo: Este nome é dado, porque, foi o bispo Apolinário de Laodicéia ao defender a DIVINDADE de Cristo, acabou sacrificando sua humanidade. ele entendia que em Cristo, a alma divina, (ou logos) tomou lugar da alma humana.
Em suma, o Bispo ensinava que a pessoa única de Cristo possuía um corpo humano, mas nao uma mente ou um espirito humano, e que a mente e o espirito de cristo provinha da natureza divina do filho de Deus.
Mas as idéias Apolinário, foram rejeitadas pelos lideres da igreja na época.
Eles afirmaram que não era só o corpo humano que necessitava de salvação e ser representado por Cristo na sua obra redentora, mas também, nossa mente e espirito.
O Apolinarismo foi rejeitado por alguns concílios eclesiásticos, desde o concilio de Alexandria em 362 d.C. até concilio de Constantinopla em 381 d.C.

– Nestorianismo: Começo dizendo que a maioria caem nesta heresia. Provavelmente você também cometeu este erro.
Nestório foi um famoso pregador em Antioquia, era o bispo de Constantinopla.
A maioria quase que absoluta dos irmãos, respondem que quem morreu na cruz foi o HOMEM Jesus, e alguns afirmaram que Deus nao morre e tal. Nestório encontrou dificuldade com relação da Natureza de Cristo e assim como alguns hoje, tentou dividir Cristo em duas partes, ou seja, quando sentiu fome, sono, cansaço e morte, ali era a natureza humana, mas quando fazia milagres, sondava os corações, mostrou onisciência, ali era a natureza divina. Tentar dividir a natureza de Cristo é HERESIA. Para vocês terem uma ideia, Nestorio ensinou que Maria não deu á luz o verdadeiro Deus! ele seguiu o raciocínio que alguns seguiram aqui na pagina, afinal, Deus não nasceu! sendo assim Maria não deu a luz ao Deus, mas á humanidade apenas!
É importante compreender, porque a igreja não podia aceitar a ideia de que Cristo era duas pessoas distintas, NÃO TEMOS NA biblia, nenhuma indicação de que a natureza humana de Cristo, por exemplo, seja uma pessoa independente, que decide fazer algo contrário à natureza divina de Cristo. A biblia sempre trata Jesus por “ele” e não “nós”. A biblia nunca diz: “A natureza humana de Jesus fez isso” ou ” a natureza divina fez isto”, como se houvesse pessoas distintas, a biblia sempre diz o que a pessoas de Cristo fez.
Assim a igreja, ao longo da historia continuou defendendo que Jesus era UMA só pessoa, ainda que possuísse Natureza humana e divina. Portanto, se você respondeu que o homem Jesus morreu na Cruz, você esta defendendo o Nestorianismo.

– O Eutiquismo ( monofisismo) foi totalmente oposto ao Nestorianismo, ele defendeu algo muito estranho, ele cria que as duas naturezas de Cristo Humana/divina, se fundiram dando origem a uma nova natureza, ou seja, uma terceira natureza. O problema deste ensina, é que Cristo não é plenamente divino e nem humano, pois sua nova natureza é uma fusão das duas.

Fonte

Anterior 12 segredos para gastar menos no supermercado
Próximo Jesus: Filho de Deus e Filho do Homem

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 643 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

FAQ - Dúvidas Frequentes 79 Comentários

A Bíblia autoriza a pena de morte?

Não há dúvidas que sim. Dificilmente um erudito sério contestará que o texto bíblico é favor da pena capital para crimes hediondos. Quem questiona é porque interpreta a Bíblia não

Apologética Cristã 53 Comentários

Os adventistas julgam ser a única Igreja verdadeira?

Os adventistas não se consideram os donos da verdade. Cremos que temos uma mensagem especial, mas, isso em nada diminui o valor dos demais cristãos ou nega o chamado que Deus fez a eles para exaltar a Pessoa Divina de Jesus.

FAQ - Dúvidas Frequentes 14 Comentários

Apocalipse 20:10 apoia a doutrina do tormento eterno?

Diz o texto: “O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comente este artigo!