Quem será arrebatado quando Cristo voltar?

Quem será arrebatado quando Cristo voltar?

Os que serão arrebatados por ocasião da Segunda Vinda de Cristo a este mundo são apenas os que estão vivendo em comunhão com Deus – os selados por Deus! Aqueles que morreram em Cristo serão ressuscitados e subirão, juntamente com os vivos justos, nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares:

“Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” (1 Tessalonicenses 4:16, 17).

Jesus prometeu: 

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” (João 14:1-3).

Então, de que modo Jesus voltará? 

♦ De forma visível.

♦ Com poder e muita glória.

♦ “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.” (Mateus 24:30).

O que acontecerá aos que rejeitaram a Jesus e não se prepararam para a sua vinda? 

♦Pedirão aos rochedos que caiam sobre eles, para se esconderem da face do Cordeiro (Apocalipse 6:15-17).

♦ Serão destruídos pela vinda de Cristo:

♦ “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” (Mateus 25:41).

♦ “Então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.” (2 Tessalonicenses 2:8).

O que acontecerá aos que aceitaram a Jesus e se prepararam para sua vinda? 

♦ Será o dia mais alegre da vida deles, pois chegou o dia da salvação (Isaías 25:9);

♦ Serão transformados, num abrir e piscar de olhos. O corpo corruptível se revestirá de incorruptibilidade, e o corpo mortal se revestrirá de imortalidade (1 Coríntios 15:51-53);

♦ Em seguida à transformação, os salvos serão arrebatados, juntamente com aqueles que ressuscitaram incorruptíveis para a vida eterna, e subirão nas nuvens a se encontrar com Cristo nos ares (1 Tessalonicenses 4:16, 17).

Conclusão

Portanto, concluímos que:

♦ O retorno de Cristo será literal e pessoal (Atos 1:11);

♦ O retorno de Jesus será visível (Apocalipse 1:7);

♦ Quando Jesus voltar, aqueles que morreram em Cristo ressuscitarão e se unirão aos justos que estiverem vivos para o encontro com o Senhor nas nuvens (1 Tessalonicenses 4:16, 17);

♦ O retorno de Jesus será audível (1 Tessalonicenses 4:16; Mateus 24:31);

♦ O retorno de Jesus será glorioso (Mateus 16:27);

A segunda vinda de Cristo é a “bendita esperança” do Cristão (Tito 2:13), o ponto mais culminante da história. Portanto, devemos viver em estado de prontidão e alerta. Cristo voltará e Sua vinda será repentina. Só há chance de salvação enquanto estamos vivos. Portanto o tempo de espera para a volta de Jesus não demora mais que o tempo de uma vida:

“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.” (Hebreus 9:27, 28).

Deste modo, fica a pergunta: “Você deseja se preparar para a vinda de Cristo?” Quando Jesus voltar Ele colocará fim a todo sofrimento e não haverá mais morte, dor ou sofrimento algum. Que tal manter comunhão com Cristo, dedicando tempo para se relacionar com Ele, mediante o estudo de Sua Palavra e a prática da oração? Se você deseja se aprofundar mais sobre esse tema, faça o curso bíblico gratuito, “Bíblia Fácil”, disponível em nosso site: www.biblia.com.br. Que Deus lhe abençoe!

Equipe Biblia.com.br

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

Anterior O que a Bíblia diz sobre o julgamento dos justos?
Próximo O que a Bíblia fala sobre numerologia?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 438 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Bons Debates 2 Comentários

O “descanso” de Hebreus 3 e 4 fala do sábado ou do domingo?

O novo descanso mencionado em Hebreus nos capítulos 3 e 4 não pode ser entendido como uma mudança do sábado para o domingo?

Depoimentos - Testemunhos 3 Comentários

Irmão evangélico passa a crer no dom profético de Ellen G. White

  No programa Na Mira da Verdade há um quadro chamado “Bom Debate”, que tem por objetivo estimular o telespectador e ouvinte a discutir conosco um tema polêmico – de

Bons Debates 24 Comentários

30 Perguntas aos que Creem na Imortalidade da Alma

INTRODUÇÃO O autor do presente estudo é o Prof. Azenilto Brito. Teólogo, jornalista, tradutor e mantenedor do Ministério Sola Scriptura, é um dos nomes da apologética cristã adventista no Brasil.

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comente este artigo!