Serás salvo tu e tua casa

Serás salvo tu e tua casa

“Parece que Atos 16:31 afirma que no caso de eu crer em Jesus, aceitá-lo como Salvador e ser batizado, meus familiares também podem desfrutar da salvação. Isto não contradiz o ensino bíblico de que a salvação é individual?”

Vejamos o texto: “Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (Atos 16:31). À primeira vista esse texto, que trata da conversão do carcereiro e de sua família ao Deus Verdadeiro (Atos 16:27-34), parece contrariar o ensino bíblico de que a salvação é individual (ver 2 Coríntios 5:10; Romanos 14:12; Apocalipse 22:17). Porém, uma análise de seu contexto nos ajudará a compreendê-lo corretamente. Vamos ler três versos deste capítulo:

“E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa” (Atos 16:32).

“Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus” (Atos 16:33).

“Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus” (Atos 16:34).

Estes versículos nos mostram que:

1) Paulo e Silas pregaram a Palavra de Deus não apenas ao carcereiro, mas também “a todos os de sua casa”.

2) “Todos os seus” (os familiares que estavam com o carcereiro) foram batizados. Para isso acontecer eles tiveram de ter ouvido a Palavra e ter aceitado a Jesus como Salvador. Não era costume dos apóstolos batizar alguém que não cresse em Jesus e O aceitasse (Atos 8:36 e 37).

3) Não apenas o carcereiro, mas também “todos os seus” manifestaram alegria naquele momento por terem crido em Deus.

Deste modo, podemos concluir que em Atos 16:31 Paulo e Silas estavam fazendo um convite ao carcereiro para que ele aceitasse a Jesus e afirmou que, se os seus também o fizessem, seriam salvos. O contexto do verso nos mostra que para serem salvos os seus familiares tiveram também que (1) ouvir a Palavra, (2) crer e (3) ser batizados. Assim, a doutrina bíblica de que “cada um será julgado segundo suas obras” (Mateus 16:27, Apocalipse 22:12), ou seja, individualmente, é reforçada em Atos 16.

E você? Já aceitou o Senhor Jesus como seu Salvador e Deus? Se sua resposta for sim, parabéns! Mantenha-se ao lado dEle até o fim! Caso ainda não tenha O convidado para ser o seu Salvador, não perca tempo. Ele quer muito lhe salvar e deseja ansiosamente que esteja preparado para a Sua segunda vinda que ocorrerá em breve. “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hebreus 4:7).

Biblia.com.br

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

Anterior O espiritismo e os médiuns
Próximo Homossexuais deveriam deixar de ir à igreja?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 439 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Crônicas para a Alma 2 Comentários

Quer ter prazer na Bíblia e na oração?

Constantemente as pessoas, principalmente os jovens, me dizem: Não tenho mais vontade de ler a Bíblia, de orar ou ir à igreja. A resposta sempre está na ponta da língua

Crônicas para a Alma 1Comentários

Ironia nas Escrituras

Recursos retóricos como a ironia, o sarcasmo, e a hipérbole são usados nas línguas modernas, mas também na Escritura. Reconhecê-los nos ajuda a entender melhor a Bíblia.

Crônicas para a Alma 0 Comentários

Sal insípido

“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o sabor, para que servirá? É possível torná-lo salgado outra vez? Será jogado fora e pisado pelos que passam,

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comente este artigo!