Seria Jesus criatura do Pai?

Seria Jesus criatura do Pai?

“Gostaria muito que me tirassem uma dúvida: Colossenses 1:15 e Apocalipse 3:14 estão, realmente, afirmando que Deus Pai criou Jesus Cristo?”

A Bíblia é clara em afirmar que Jesus é Deus. Eis alguns textos bíblicos sobre essa verdade: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1); “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus Unigênito, que está no seio do Pai, é quem O revelou” (João 1:18); “Respondeu-Lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu” (João 20:28); “… mas acerca do Filho: o Teu trono, ó Deus, é para todo o sempre” (Hebreus 1:8); “… na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 1:1); “Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tito 2:13); “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mateus 1:23). À luz do conteúdo desses versos, não há motivo para se pensar que Jesus tenha sido criado pelo Pai. Se isso tivesse acontecido, Jesus teria sido o primeiro a nascer, o que contradiria os textos anteriormente mencionados, que declaram ser Ele Deus e, portanto, eterno.

Colossenses 1:15 diz que Jesus “é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a Criação”. A palavra “primogênito” vem do grego “protótokos” (protos = “o primeiro a nascer”, “o principal”, “o mais importante”, e tokos = “dado à luz”, “nascido”, “descendência”, “prole” – do verbo tikto = “nascer”, “dar à luz”1). A Septuaginta emprega protótokos para traduzir o vocábulo hebraico o bekôr -“primogênito”.2 Assim, protótokos significa tanto “primeiro/primogênito”, como também “mais importante/preeminente”.

“Primogênito” é empregado na Bíblia com duas ideias: (1) em sentido literal: o primeiro a nascer (cf. Lucas 2:7: “E ela [Maria] deu à luz o seu filho primogênito”; Hebreus 11:28: “… para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas”), e (2) em sentido figurado: o mais importante, o mais preeminente (cf. Êxodo 4:22: “Israel [2º filho de Isaque] é meu filho, meu primogênito”; Salmos 89:27: “Fá-lo-ei [a Davi, filho mais novo de Jessé], por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da Terra”; Jeremias 31:9: “Efraim [2º filho de José] é meu primogênito”).

Então, sendo Jesus Deus, e como tal eterno, a palavra “primogênito” é empregada, em Colossenses 1:15, para mostrar que Ele é “o mais importante” de toda a Criação, pois foi seu Criador, o Autor da própria Criação. Veja que Colossenses 1:16 explica o verso 15: “… pois nEle, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele.”

Em Colossenses 1:15, Paulo destaca a posição de Cristo em relação à Criação. Ele é apresentado como estando acima de todas as coisas criadas. A razão disso é que Ele é a causa primária da Criação, Seu Originador. Ele é o que tem todo o poder, “no Céu e na Terra” (Mateus 28:18), “porquanto, nEle, habita, corporalmente, toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:9), e “NEle, tudo subsiste” (Colossenses 1:17).

Apocalipse 3:14 diz que Jesus é “o princípio da Criação de Deus”. A palavra “princípio”, na língua original grega, é archê, e significa “início”, “origem”, “princípio”, mas também “líder” e “primeira causa”.3 A ideia de que Jesus foi o início da Criação de Deus, no sentido de ter sido a primeira coisa criada, novamente contraria os textos mencionados anteriormente, os quais afirmam que Jesus é Deus, e como tal eterno, e quem é eterno não pode ter sido criado. A palavra “princípio”, em Apocalipse 3:14, quer dizer que Jesus é o “originador”, a “causa primária”, o “líder” da Criação de Deus.

Em conclusão, dizemos que os textos de Colossenses 1:15 e Apocalipse 3:14, longe de sugerirem que o Filho foi criado, afirmam Sua eternidade e Seu poder criador.

Biblia.com.br

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

Referências

Referências:
1 DAVIDSON, B. The Analytical Greek Lexicon. Nova York: Harper & Brothers Publishers, s/d, p. 404.
2 BARTELS, K. H , in: COENEN, L. & BROWN, C Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, v. 2. São Paulo: Vida Nova, 2000, p 1851.
3 GINGRICH, F. W. & DANKER, F. W. Léxico do Novo Testamento Grego/Português: São Paulo: Vida Nova, 1993, p. 35.

Anterior 5 FATOS pelos quais o arrebatamento não será secreto
Próximo As tolices dos tolos

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 485 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Bons Debates 2 Comentários

É Correto Comemorar o Natal?

Acerca da comemoração do Natal, farei alguns comentários para que juntos possamos analisar os fatos. Particularmente não acredito que seja um pecado – ou mesmo um erro – utilizar a

Bons Debates 25 Comentários

30 Perguntas aos que Creem na Imortalidade da Alma

INTRODUÇÃO O autor do presente estudo é o Prof. Azenilto Brito. Teólogo, jornalista, tradutor e mantenedor do Ministério Sola Scriptura, é um dos nomes da apologética cristã adventista no Brasil.

Bons Debates 6 Comentários

Que tipo de vinho foi usado na santa ceia?

Com estes fatos, podemos concluir com toda a certeza de que o vinho utilizado por Jesus na santa ceia não era alcoólico.  O Senhor sabia das orientações bíblicas de que não se deve usar álcool e também de que por causa do mesmo, muitas famílias foram destruídas e, infelizmente, ainda seriam no futuro.

4 Comentários

  1. Seu argumento seria válido se Paulo tivesse argumentando isso mais Paulo não estar. Tem dois tipo de herdeiro como eu disse ou vc é herdeiro porque seu pai deixou tudo pra vc,exemplo seu pai tem uma casa e vc nasceu e se tornou herdeiro mais vc não ajudou a construir a casa ou vc e seu pai construiu uma casa junto e com isso vc se tornou p herdeiro de seu pai porque vc ajudou ele também a construir e por legitimidade vc tem direito e por isso vc é o herdeiro. já no caso de Jesus qual se aplicaria a Ele ?lembrando se o Pai criou Jesus então Jesus seria herdeiro se seu Pai moresse,com é dito um trstamento é válido quando alguém morre e por isso se torna herdeiro ou Jesus é herdeiro porque sempre esteve junto do Pai eternamente e por ter criado junto com o Pai o fez Dele também como criador? assim se tornou o herdeiro porque criou tudo e tem direito de tudo que é o do Pai e nesse caso o Pai não precisa morre.

    • Daniel Oliveira
      junho 28, 17:40 Resposta

      Rafael,

      Eu não disse que Jesus é o mais importante porque era o segundo e se tornou o primeiro. Releia meu comentário e entenda o que eu quis dizer.

      Independentemente de Jesus ser herdeiro por ser filho por ter criado ou não, a questão é que ele é herdeiro, ou seja, está recebendo algo de alguém. Mas Deus não recebe nada de ninguém.

      Em toda a bíblia, como eu já disse, o primogênito faz parte do grupo do qual é mencionado sem exceção. Em sentido figurado, pode-se dizer que Jesus é filho da criação, assim como se diz na bíblia pra sermos “filhos da luz”.

  2. Jesus não se tornou o primogênito porque ocupou o lugar do outro mais sim porque é o Criador,pois colossenses 1:16 já explica por Ele ser o Criador de tudo. A uma grande diferença de Primogênito Dentre a criação de Deus Primogênito Da criação de Deus,Jesus é herdeiro de tudo não é no sentido como nós estamos acostumado sempre imaginar,uma coisa é vc receber algo de alguém e se tornar o herdeiro, exemplo vc e uma outra pessoa constrói uma casa juntos e você vai ser o herdeiro dela porque também ajudou a construir e outra coisa vc não ajudou ela a construir mais mesmo assim a outra pessoa deixa vc como herdeiro dela,Jesus é o herdeiro no sentido de ser criado por Deus,mesmo não participando da criação mesmo assim Deus fez Dele herdeiro ?ou Jesus é herdeiro de tudo porque criou junto com Deus todas as coisas,ser sido criado e por legítimidade Ele tem direito de ser o herdeiro de tudo vc não acha? Uns de seu argumento deu a entender que Jesus é primogênito porque Ele se tornou mais importante com outro ser criado e Ele sendo o segundo criado se tornou o Primeiro para Deus e vc tenta querer passa isso mais eu também posso pensar como vc,Jesus é o Primogênito Da Criação, isso que dizer que a Criação é mãe Dele?pois Ele é o primogênito da Criação. Jesus quando é chamado de primogênito não é no sentido como vc tenta argumentar mais sim como o professor disse por Ser o Criador e por isso Ele é herdeiro,pois Ele criou com Deus então Ele se torna Ele herdeiro de tudo por direito não no sentido de ser criado mais sim de Criador. O texto de colossenses e nem Salmos está dizendo que Davi e Jesus é primogênito porque se tornou uma criatura melhor do que uma outra criatura e o autor biblico caso tivesse falado isso então vc estaria certo mais tanto Davi e Jesus é Primogênito por ser o destaque,Davi porque tornou rei e Jesus por Ser o Criador e por isso o termo Criador e caso o contrário seria o termo grego “Primeiro Criado” e não o termo “Primogênito”cada palavra é diferente e Paulo não usou Protextíoti. Caso se Paulo tivesse com isso em mente o seu argumento seria válido mais Paulo não estava e nem imaginava isso,Pai é chamado de Princípio e nem por isso é criado.

  3. Daniel Oliveira
    março 21, 14:56 Resposta

    Em que sentido a palavra primogênito se aplica a Jesus? Primeiro filho ou preeminência? A resposta clara é: nos dois sentidos. Como assim?

    A questão principal a ser discutida não é se Jesus é preeminente ou não. É óbvio que Jesus é preeminente, disso não há dúvidas.

    Mas a questão é: Porque Jesus é preeminente? Vamos deixar a bíblia responder.

    A bíblia é clara ao dizer que Jesus é preeminente porque é o primogênito da criação, ou o primeiro filho de Jeová. Hebreus 1:6 é claro ao dizer que Deus introduziu no mundo “o SEU primogênito”.

    Portanto, Jesus é o primeiro filho criado de Jeová. Jesus é preeminente porque ele é o primeiro filho, e como primeiro filho, é mais preeminente do que os demais filhos, sendo o herdeiro de tudo e aquele que tem direito ao Reino.

    Sim, primogênitos são preeminentes, e sua preeminência vem do fato de serem os filhos mais velhos.

    Só o fato de ser o primeiro filho de Jeová, o primogênito de toda a criação de Jeová, já garante pra Jesus STATUS por direito de primogenitura de ele ser preeminente sobre todas as outras criaturas. Jesus por ser o primogênito, ou primeiro filho, tem mais direito e mais primazia do que qualquer outro. Assim sendo, Col 1:15-17 mostra que a criação do universo foi um presente do Pai para o Filho, que é o herdeiro.

    Segundo a lógica trinitária, que diz que Jesus é preeminente no 2º sentido apenas, teremos que admitir que alguém que não é Jesus foi a primeira criação de Jeová, sendo seu primeiro filho primogênito, mas Jesus foi feito “primogênito” no lugar deste outro, se tornando assim mais preeminente que este outro.

    Assim, pensemos nas implicações de se negar que Jesus é a primeira criação de Deus! Não tem como fugir, só existem dois sentidos pra palavra primogênito na bíblia: ou é o primeiro filho nascido, ou então quando um outro filho que não é o primeiro assume os direitos do primeiro.

    Então os trinitários tem duas escolhas: ou acreditam que Jesus é o primeiro filho criado de Jeová, e por isso tem primazia e é preeminente, ou acreditam que Jeová criou outro antes de Jesus, mas Jeová escolheu Jesus e fez ele ser mais preeminente que este outro. Em que vão acreditar tinitários? Na bíblia ou na tradição?

    Além disso, na bíblia todo primogênito SEMPRE faz parte do grupo do qual ele é mencionado. Não há exceção.

    “Primogênito dos reis” é ele mesmo um rei.

    “Primogênito dos animais” era um animal.

    “Primogênito de Israel” era um israelita.

    O que significa “primogênito DA (não sobre) criação a não ser a criatura mais elevada?

Deixe seu Comentário