STF aprova ensino confessional em escolas públicas

STF aprova ensino confessional em escolas públicas

Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ser pertinente o ensino confessional em escolas públicas. Sendo assim, professores dessas instituições continuam autorizados a professar e promover crenças religiosas durante as aulas de religião. O julgamento foi motivado por um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) e tem sido discutido desde 2015 – quando o ministro Luís Roberto Barroso solicitou uma audiência pública com várias entidades para ouvir opiniões a respeito.

Leia também:

Igreja quer ampliar debate sobre Liberdade Religiosa

De acordo com Barroso, relator da ação, o ensino não confessional é favorável ao pluralismo e dá aos brasileiros a liberdade para que “cada um possa conduzir a sua vida de acordo com a sua crença”. Já para o ministro Gilmar Mendes, que julgou a ação improcedente, tal decisão teria impacto direto na cultura brasileira seja no nome dos estados (São Paulo, Santa Catarina e outros), monumentos – como o Cristo Redentor -, e feriados nacionais. Em defesa da ação, o ministro Luís Roberto Barroso disse não questionar as manifestações culturais de religião. “A discussão aqui é se o espaço público pode ser apropriado privadamente por uma religião para doutrinar crianças. E eu penso que não”, ressaltou o relator.

Para os ministros Marco Aurélio e Celso de Mello, o ensino confessional em espaço público não é o mais adequado. “A separação constitucional entre Estado e Igreja objetiva resguardar que […] grupos fundamentalistas se apropriem do aparelho do Estado para impor aos demais cidadãos a observância de princípios teológicos e diretrizes religiosas”, argumentou Mello.

Assista meu comentário a seguir:

Continue lendo aqui

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

Anterior Jesus e o Sábado
Próximo A Pessoalidade do Espírito Santo

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 695 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Bons Debates 2 Comentários

Arrebatamento Secreto: Fato ou Ficção?

Muitos sinceros cristãos crêem que a Segunda Vinda de Cristo ocorrerá em duas fases distintas. A primeira fase é conhecida como “o arrebatamento secreto” da Igreja e pode ocorrer a

Sem categoria 0 Comentários

As mentiras que falam sobre modéstia cristã

O cristão não deve chamar atenção para si, mas sim para a notícia: Deus e o evangelho. Isso é modéstia!

Sem categoria 0 Comentários

Ano novo. De novo.

O novo ano começou. Definitivamente. Para muitos, alegria, expectativa, desafios e metas ainda maiores. Para outros, tristeza, decepção, frustração e até depressão. À semelhança do autor de Lamentações, na Bíblia,

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comente este artigo!