fbpx
Leandro Quadros

Artigos e cursos do Prof. Leandro Quadros, apresentador na Novo Tempo.

1 Coríntios 14:34, 35 e a posição da mulher na Igreja

Algumas pessoas usam 1 Coríntios 14:34, 35 para dizer que as mulheres não deveriam ter posições de liderança. O que Paulo estava dizendo nesta passagem?

Nesta passagem Paulo afirma claramente que as mulheres devem guardar silêncio na igreja. Se esta proibição for interpretada absolutamente, como alguns o fazem, as mulheres basicamente desapareceriam da igreja. Significaria que elas poderiam proclamar o evangelho para os amigos e familiares, mas sempre que elas fossem à igreja sua liberdade para proclamar a bondade de Deus acabaria. Tal entendimento do papel das mulheres na igreja não é apoiado pela Bíblia.

Através da história Deus usou mulheres em diferentes papéis. Particularmente importante é o fato que profetisas proclamaram suas mensagens para o povo de Deus em público (Ex 15:20; Js 4:4-16; 2 Rs 22:14-20; At 2:17; 21:9). O próprio Paulo reconhecia que uma mulher podia orar e profetizar na igreja; que as mulheres não são estritamente proibidas de falar na igreja. Deus, através dos dons do Espírito, lhes concedeu esse direito e privilégio (1 Co 11:5). A questão é: “O que Paulo queria dizer quando declarou que as mulheres deveriam ficar silentes na igreja?” Devemos manter várias coisas em mente.

1. Tensões durante o culto: Um dos problemas que Paulo teve que enfrentar na igreja em Corinto foi decidir o comportamento apropriado na igreja. Diferentes grupos com diferentes ideias criaram confusão e tensões (e.g., 1 Co 1:10, 11; 14:26). Isto sugere que a fala das mulheres que Paulo proibida estava de alguma maneira contribuindo para esse estado de confusão. Isso é apoiado pelo fato que a fala das mulheres a que Paulo se referia estava relacionada a perguntas que elas estavam fazendo e possivelmente comentários que elas faziam que não contribuíam para a própria ordem na igreja. Isto é indicado pelo fato que Paulo disse-lhes que se elas tivessem perguntas deveriam faze-las para seus maridos em casa.

2. Pregação não é o assunto: A discussão não era se as mulheres deviam pregar ou ocupar posições importantes de liderança na igreja, mas sobre a atitude apropriada na igreja quando instrução estava sendo dada. Proibir as mulheres de pregar ou ensinar na igreja ou de ocupar posições de liderança é abusar deste texto. Paulo estava lidando com uma situação muito específica e estava aconselhando os líderes da igreja como lidar com ela. Ele estava regulamentando a única espécie de fala diretamente mencionada no texto, isto é, fazer perguntas.

3. As mulheres deviam ser instruídas: A advertência de Paulo não negava às mulheres o direito de aprender, mas regulamentava a forma que o aprendizado deveria assumir. Ele declarou que na igreja elas deviam aprender em silêncio, sem falar, submetendo-se à instrução que estava sendo dada. No mundo antigo era indelicado os estudantes interromperem os mestres com perguntas que em alguns casos mostravam sua ignorância sobre o assunto e rompia a experiência de aprendizado. Neste caso Paulo propunha que as mulheres não deveriam atrapalhar o mestre fazendo perguntas que o interrompiam; sua educação também poderia acontecer em casa. Neste local mais privado elas poderiam fazer perguntas a seus maridos e ser instruídas apropriadamente. O fato que era esperado que seus maridos partilhassem seu conhecimento com suas esposas indica que tal conhecimento não era posse exclusiva deles. Em princípio, Paulo estava afirmando o direito que as mulheres tinham de aprender. Este direito de aprender a respeito do evangelho simplesmente não tinha o resultado de aumentar seu conhecimento para seu desempenho pessoal. Ele implica que elas estavam sendo treinadas para ensinarem a outros.

Este texto simplesmente sugere que em algumas das igrejas havia tensões entre as mulheres e seus instrutores. Paulo tentou reprimir essa situação controlando um abuso mas não removendo os privilégios de orar, aprender, e profetizar em público (1 Co 11:5). De fato o verbo Grego sigao, “manter silêncio,” poderia também ser traduzido como “estar silente,” no sentido de não estar falando mais alto. Não deveríamos ler a declaração de Paulo como significando que as mulheres são permanentemente proibidas de falar na igreja. A razão que Paulo deu para seu conselho é que tal conduta era imprópria para mulheres Cristãs na igreja. A igreja não é o lugar para uma pessoa – homem ou mulher – entrar em controvérsias verbais com aqueles que estão no cargo de instruir a congregação. A harmonia Cristã é a regra.

Author:
Gostou? Compartilhe com quem precisa deste conhecimento:
error2
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Leandro Quadros

YouTuber e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "En La Mira de La Verdad", na Rede Novo Tempo.

13 comentários em “1 Coríntios 14:34, 35 e a posição da mulher na Igreja

  1. O mundo jaz do maligno, o ser humano é criatura de Deus, alma vivente para se tornar espirito vivificante, tem que se converter a palavra de Deus. Na bíblia diz que tem uma lista de quem vai para o lago de fogo e enxofre.
    Os que brincam com a palavra de Deus através da Religião, Deus faz perecer tanto o corpo como a alma, satanás e espirito é conhece a palavra de Deus, ele sabe que a alma vivente só e salva através do Espirito Santo e se torna Espírito vivificante.
    A doutrina espirita distorce as verdades sagradas e não tem fundamentado.

  2. Esse texto em corintios não foi Paulo que escreveu, foi adcionado posteriormente por alguns copistas das cartas de Paulo, para subjugar e suprimir a influencia das mulheres na igreja.

  3. Supondo: há um pregador no púlpito. As mulheres dever estar caladas, claro. E os homens então podem levantar questões durante a pregação ?? Não tiraria a comunhão do pregador ?? É dada a ordem Cristo é a cabeça do homem e o homem a cabeça da mulher. Para a mulher chegar ao nível espiritual do homem que ponha o véu como sinal de poderio diante dos anjos. Se ela adquire esse privilégio, logo, com o véu na cabeça ela pode subir ao púlpito. Mas com a cabeça descoberta desonra à Jesus Cristo, que é a cabeça da igreja…. Misericórdia, vamos tentar entender o mistério… Se assim Deus nos permitir !!

    1. Verdade cleide jollenbeck
      A palavra de Deus tem q se cumprir a palavra falava q no fim do tempo muitos começaria caçar sabedoria a igreja esfriaria o que vemos
      Tipo assim a bíblia fala uma coisa aí os homens da terra querem tratar a palavra de Deus como um futebol em lance de interpretação a bíblia fala cada um sustenta um tanto se nós casarmos coisas por aí até nossa fé em Deus acaba Deus abençoe

  4. Antagônico seu discurso, claramente se fala de mulheres caladas na igreja e não a homens, sendo assim poderia ter colocado facilmente como ambos ficarem em silêncio durante a instrução. Seus argumentos são inválidos para descrever os primórdios
    estabelecidas por Paulo nessa passagem.

  5. Glória a Deus
    Muito bem explicado! Deus continue lhe abençoando.
    Concordo, pois vejo todos os dias Deus levantando e usando tremendamente muitas mulheres.
    Quer sejamos Homem ou Mulher, que possamos estar nas posições que Deus nos colocou, e sermos usados para instruir e ganhar vidas para o Reino
    Shalom

  6. Prezado Prof. Leandro Quadros

    Boa noite

    Estou tentando passar um e-mail para o senhor no campo contato e não estou conseguindo está dando erro.

    Um grande abraço e felicidades
    Luiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo
ACESSE AQUI!
Download
Get a Shocking Discount!
Get 85% OFF on all our selected products
Check it out
Get 85% OFF on all our selected products
Get a Shocking Discount!
Check it out
Get a Shocking Discount!
Get 85% OFF on all our selected products
Check it out
Reserve seu lugar para assistir Aulas GRATUITAS que mudarão radicalmente a forma como você se comporta com o dinheiro, principalmente diante da crise.
Jornada Inteligência Financeira Bíblica
INSCREVA-SE
SAVE 20%
off Individual Membership every year you're a member with us
Click here to join