Leandro Quadros

4 erros comuns no preparo do sermão

Erros na Pregação

Há 4 erros que devem ser evitados pelos pregadores e evangelistas que desejam ser usados por Deus para um sermão que leve transformação à vida das pessoas:

#ERRO 1: Escolher o título do sermão primeiro

Isso é fatal porque, segundo os estudiosos, o título é a última coisa a ser produzida. Afinal, quando o título é elaborado primeiro, o orador fica “preso” ao mesmo, e a mensagem não se desenvolve. Só após a mensagem ter sido preparada, o título deve ser elaborado com o intuito de chamar a atenção para o que será dito.

#ERRO 2: Escolher o texto bíblico do sermão primeiro

Na verdade, a primeira coisa a ser feita é definir a real necessidade do público. E, com base nessa necessidade, escolher o texto bíblico que leve a solução da Palavra de Deus. Quando você estuda a Bíblia tendo em mente aquilo que seu público precisa, o Espírito Santo lhe mostrará as porções das Escrituras que Ele pode usar para ajudar os  ouvintes.

#ERRO 3: Não saber extrair do texto bíblico a ideia original do autor inspirado

Para resolver essa dificuldade, o orador precisa aprender a fazer a “Exegese” ou “Interpretação” do texto. Há regras básicas e práticas que podem ser usadas por qualquer pessoa! Uma delas é compreender o propósito específico do autor ao escrever certo livro, evangelho ou epístola. Só assim você “entrará” na mente do autor e entenderá o que,  a quem ele queria dizer e por que ele disse aquilo.

#ERRO 4: Não saber aplicar o texto às necessidades do público

Em sua congregação ou grupo de estudos bíblicos, há pessoas de diferentes faixas etárias. Ouvintes com os mais diversos tipos de problemas e carências. Por isso, é vital que saiba compreender a mensagem central do texto, e aprenda a APLICAR tal ensino à vida do seu público. Só assim o sermão será RELEVANTE e proporcionará mudanças reais.

Quer aprender a evitar esses 4 erros? Então, invista em seu dom espiritual.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

3 respostas

  1. OLÁ PASTOR MUITO BOAS SUAS DICAS POIS VÃO ME AJUDAR MUITO A ELABORAR SERMÕES ,EU GOSTO DE PREGAR ,VOU SEGUIR SEUS CONSELHOS,UM ABRAÇÃO.

  2. Na minha opinião, quando o pregador se apega muito a regras e dicas, ele termina perdendo a originalidade individual. Eu gosto do jeitão ´´cada um com o seu cada um“ desde que não fuja da obrigação que é levar CRISTO ao ouvinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes