a Bíblia fala sobre a tatuagem?

a Bíblia fala sobre a tatuagem?

Há na Bíblia dois textos objetivos que tratam a respeito de tatuagem. Leia este artigo e assista ao vídeo onde respondo sobre o assunto:

Podemos ver na Palavra de Deus pelos menos dois textos objetivos que tratam a respeito (há outros versos que podem ser bem analisados): “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27).

Aqui vemos que o ser humano, a coroa da criação de Deus, foi feito “à imagem e semelhança do Criador”. Isso indica que não precisa de “enfeites” em seu corpo, pois já foi feito semelhante ao Ser mais perfeito e belo do universo. Fazer algum tipo de marca que mude essa imagem e que traga dor naquilo que é considerado o “santuário do Espírito Santo” (o corpo – ver 1 Coríntios 3:16-17, 6:19-20) é demonstrar um certo descontentamento com a imagem de Deus, desrespeitando-O. O desejo de tatuar o corpo pode ser um indicativo de que a auto-estima precisa ser mais bem trabalhada.

Veja o que diz a Bíblia sobre o uso de tatuagens: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR” (Levíticos 19:28).

Sobre esse texto, assim se posiciona o Comentário Bíblico Adventista: “Provavelmente se refira a tatuagens (assim traduz a versão da Bíblia de Jerusalém – BJ), costume que em si não é imoral, porém certamente indigno do povo de Deus, pois tende a danificar a imagem do Criador”.

A tradução na “Nova Versão Internacional” apoia a opinião do referido comentário: “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor”.

Do mesmo modo que o apóstolo Paulo, as únicas marcas que deveríamos trazer em nós deveriam ser aquelas em favor de Cristo: “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” Gálatas 6:17.

Se você tem tatuagem, não se atormente: Jesus apaga o seu passado. Ao demonstrar arrependimento (Atos 3:19) e aceitação pelos ensinos da Bíblia (Apocalipse 1:3) em arrependimento, Deus lhe perdoa (Salmo 32:5) e lhe considera como se nuca tivesse feito tatuagem alguma! (1 João 1:9). O perdão de Deus é maravilhoso e Ele coloca a sua disposição todos os recursos para melhorar a sua auto-estima (Filipenses 2:13) a fim de que consiga se sentir bem e feliz, sem “desenhos” pelo corpo.

Anterior Trindade: 10 Perguntas Para Quem NÃO Crê
Próximo A adoração da estátua: onde estava Daniel?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 740 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

FAQ - Dúvidas Frequentes 2 Comentários

“Maria esmaga a cabeça da serpente”

É dito nos sites católicos “apologéticos” que Maria é a mulher que esmagou a cabeça da serpente, na descrição de Gênesis 3:15, onde a maioria das versões católicas vertem o

Apologética Cristã 0 Comentários

Infalibilidade ou inerrância: O profeta verdadeiro erra?

O futebol teológico da “infalibilidade” e da “inerrância” estão agitando mentes e corações no cristianismo evangélico hoje, especialmente na relação destes assuntos com a questão da inspiração profética. Grande parte

Aconselhamento Espiritual 1Comentários

Resposta de Ellen White para os fofoqueiros e criticões

Sempre teremos na nossa igreja, e fora dela também, fofoqueiros e “criticões”. Pessoas fanáticas que só olham para seus problemas como os maiores do mundo e sempre culpam os outros

1 Comentário

  1. Caique de Carvalho
    março 11, 06:40 Resposta

    Bom dia querido pastor Leandro , que nosso senhor Jesus possa continuar te acompanhando e protegendo no seu ministério,

    Esse texto de Levítico é no antigo testamento e existe muito debate sobre esse assunto e o porque não é abordado novamente na bíblia, o que a juventude fala hoje é que a questão da tatuagem é para Israel assim como as instruções sobre o modo de cortar o cabelo e de se vestir, instruções que hoje não damos mais importância. E segundo o novo testamento, podemos fazer tudo, porém nem tudo nos convém, sobre a questão da imagem de Deus, o argumento em si não se sustenta muito bem, pois não aplicamos o mesmo ponto no uso de maquiagem ou jóias, e vamos que tudo que fizermos deve ser para glorificar a Deus, e então vamos a um problema maior, que é se fazer tatuagens é da consciência de cada um e de como isso irá glorificar a Deus, quer dizer que a bíblia não proíbe as tatuagens

Deixe seu Comentário