A Diferença Entre “Leis” e “A Lei”
Entendo que “lei” no Velho Testamento designa a vontade revelada de Deus em geral. Como podemos distinguir entre os Dez Mandamentos e as outras legislações do Velho Testamento?
O termo Hebraico torah, usualmente traduzido como “lei,” designa a totalidade das instruções de Deus para o Seu povo: leis relacionadas a questões civis, instruções morais e requerimentos, e regulamentos cúlticos. Em Israel não havia uma Torá moral versus uma Torá cúltica. Existia apenas uma Torá, que incluía regulamentos lidando com tudo aquilo que deveríamos chamar de moral, religioso e questões cúlticas.
Entretanto, o Velho Testamento designa um papel especial para o Decálogo dentro do seu sistema legal, que é indicado de várias maneiras.
1. Ele está localizado num lugar proeminente no Pentateuco (os primeiros cinco livros da Bíblia). Quando o concerto é instituído, as primeiras exigências legais para o povo estão contidas nos Dez Mandamentos (Êx 20). Isto não é um acidente. Encontramos o mesmo fenômeno em Deuteronômio, quando material legal é introduzido com a primeira legislação no Decálogo (Dt 5). Ele está em ambos os casos num lugar muito elevado das instruções de Deus para o Seu povo.
2. Ele foi falado por Deus. Este é o único caso no Pentateuco no qual Deus proclama diretamente uma lei para o Seu povo sem a mediação de Moisés. Os Israelitas ouviram Sua voz falando do Sinai, e ela provocou uma impressão indelével neles (Êx 20:18-20). Isto indica a singularidade desta lei e sua primazia dentro dos códigos legais de Israel.
3. Ela foi endereçada a cada Israelita. Quando proclamou os mandamentos, Deus falou a cada Israelita como um indivíduo, usando o pronome “você” no singular. Cada um foi feito pessoalmente responsável para preservar e obedecer os mandamentos, trazendo desse modo o relacionamento de concerto para um nível pessoal. Através de Moisés os outros códigos legais foram dados ao “povo de Israel” (Êx 20:22; 21:1).
4. Ela foi gravada em tábuas de pedra por Yahweh. O próprio Yahweh escreveu com o Seu dedo nas tábuas de pedra (Êx 31:18; 32:16; 34:1). Isto nunca é declarado a respeito de qualquer outra lei e serve para enfatizar a singularidade destes mandamentos. Aquilo que Deus falou e escreveu era uma unidade auto-contida, completa em si mesma (Dt 5:22).
5. Ela é geral em natureza. Os mandamentos são basicamente imperativos para serem obedecidos sob qualquer circunstância, não limitados a qualquer período histórico específico ou por circunstâncias externas na vida dos Israelitas. Contrários às leis que regulamentavam o sistema sacrificial, que requeria que sob certas condições um Israelita tinha que trazer um sacrifício específico, o Decálogo sempre era válido, e sua reivindicação à obediência não conhecia tempo apropriado ou inapropriado.
6. Ela é o fundamento para os outros códigos de lei. O Decálogo poderia ser considerado o fundamento dos outros códigos de lei. Em Êxodo 20 a introdução ao Decálogo (verso 2) resume os capítulos anteriores do livro, e o Decálogo em si aparece para funcionar como um guia interpretativo do outro material legal. O mesmo também é verdade com respeito a Deuteronômio 5. Esse capítulo não resume aqui-lo que foi dito antes, mas na verdade é um sumário do que segue.
7. Ela possui um nome específico. Entre o corpo de materiais legais apenas os Dez Mandamentos possuem um nome próprio. De acordo com Êxodo 34:28, Deuteronômio 4:13 e Deuteronômio 10:4, eles são chamados de “dez palavras” (NJB). Ao dar um nome aos mandamentos, o escritor bíblico está enfatizando a singularidade desta lei específica.
8. Ela foi colocada dentro da arca do concerto. De acordo com Deuteronômio 31:26, as leis escritas por Moisés foram colocadas no tabernáculo “ao lado da arca do concerto do Senhor.” Somente o Decálogo foi colocado dentro da arca do concerto (Dt 10:5).
É claro que o Velho Testamento faz uma distinção entre os Dez Mandamentos e o restante dos materiais legais encontrados ali, designando ao Decálogo um propósito ou importância que é única. É o Decálogo que no novo concerto é escrito no coração do crente (Hb 8:10).
Author: Ángel Manuel Rodríguez
Copyright:
Copyright © Biblical Research Institute General Conference of Seventh-day Adventists®
Sobre o autor
Veja também
O Chip será o menor dos seus problemas!
Em entrevista ao G1, desenvolvedor que criou empresa de cibersegurança fala dos perigos na internet, de vida na floresta, do filme com Johnny Depp e por que quis ser presidente dos EUA. Essa entrevista lhe ajudará a ver que a ideia de um microchip sendo usado para identificar os adoradores da besta de Apocalipse 13 já está bastante ultrapassada.
Que seu novo ano seja cheio de surpresas agradáveis!
Estou com minha família (por parte da esposa amada) em Belo Horizonte, MG. Pela graça de Deus, desfruto com eles do espírito natalino que nos faz, como os anjos, comemorarmos
A Teologia da Última Geração
Autor: Angel Manuel Rodríguez (aposentado, foi diretor do Biblical Research Institute) Tradução: Maurício Mancuzo A teologia da última geração foi desenvolvida e popularizada na Igreja Adventista por ML Andreasen (The
1 Comentário
Vagner Dias De Matos
março 26, 19:06Professor Leandro me explique mais sobre as 7 leis de Noé, pois ouvi falar dela. Ela não está na bíblia ? Obrigado