Leandro Quadros

A mulher não pode falar em público? (1 Timóteo 2:8-15; 1 Coríntios 14:34)

A Bíblia não considera a mulher inferior ao homem, pois, ambos foram criados à imagem de Deus (Gênesis 1:26 e 27). Eva inclusive foi tirada de uma costela de Adão, DO SEU LADO, o que indica que ela era IGUAL a ele em importância. Deus não a fez do “osso do pé” de Adão, para não ser inferior e nem do “osso da cabeça”, para não ser superior. A palavra de Deus exalta a mulher. Apenas difere a mulher do homem em sua função depois da entrada do pecado. O homem agora é o cabeça do lar e ela, o coração do lar. Deus achou melhor que o homem fosse o chefe da família no contexto de pecado em que vivemos.

Os textos de Paulo referentes à participação da mulher no culto público (1 Timóteo 2:8-15; 1 Coríntios 14:34) devem ser entendidos à luz do contexto histórico e cultural dos dias dele.

Se 1 Timóteo 2:8-15 fosse interpretado sem levar em conta o porquê de Paulo ter dato tal orientação, até Ellen White, a profetisa chamada por Deus, estaria errada em pregar. Ela era uma grande pregadora e muitas pessoas se converteram com seus sermões. E mais: se devemos entender tal declaração de Paulo como sendo um princípio (ao invés de uma norma cultural) para todas as culturas, de todas as épocas, então as mulheres nos dias de hoje devem usar o véu e o cabelo comprido (1 Coríntios 11:2-16). E, não poderíamos nem mesmo apreciar as lindas vozes de nossas cantoras nos dias de culto, já que elas não podem se expressar diante do público.

Paulo falou para culturas em que era “vergonhoso” (conferir 1 Coríntios 14:35) as mulheres falarem em público (em Corinto, era indecente aparecer sem o véu ou com o cabelo cortado). O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia afirma sobre 1 Coríntios 14:35: “… os costumes dos gregos e dos judeus ordenavam que as mulheres se retirassem quando se discutiam os assuntos públicos. A violação desse costume seria considerada como uma desonra e teria sido uma vergonha para a igreja”.

Que isso era apenas uma questão cultural podemos ver no fato de que a Bíblia mencionar mulheres chamadas por Deus para serem profetisas e até mesmo ocupar cargos de liderança: Débora (juíza e profetisa – Juízes 4: 4 e 5), e as 4 filhas de Felipe (profetisas – Atos 21:9), por exemplo. O próprio Paulo contava com a cooperação das mulheres na pregação do evangelho (Filipenses 4:2, 3; Romanos 16:3, 6, 12, 15).

Hoje, em nossa cultura, não é vergonhoso uma mulher falar publicamente. Pelo contrário: a mulher está cada vez mais ocupando o seu espaço, inclusive no comando de grandes empresas. Claro que não devemos aceitar que a mulher perca o seu papel destinado por Deus. Ela é insubstituível em sua função de professora dos filhos, no preparo deles para a vida eterna.

Assim, não há nada na Bíblia que proíba e mulher, em nossa cultura, de ensinar e pregar.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

26 respostas

  1. Concordo absolutamente Leandro, o que percebo é que essa primazia do homem em pregar a palavra é antibíblica, Jesus quando disse IDE E PREGAI O EVANGELHO não apontou o sexo masculino como prioridade, pregar o evangelho é responsabilidade de todos nós!

    A mulher cristã foi silenciada nas igrejas em nome da própria fé, somos oprimidas e envergonhadas constantemente pelos homens cristãos que reduziram o nosso valor apenas para o ato sexual e maternidade. Um verdadeiro absurdo!

    Muitos até usam a questão da submissão de forma distorcida para nos infantilizar, subjugar e tirar nosso livre arbítrio.

    Essa superioridade masculina sobre a mulher que é ensinada nas igrejas cristãs não é bíblica, pois a próprio Deus declara em sua palavra somos todos iguais considerando nossa dignidade, humanidade e semelhança divina.

    Os homens cristãos se envaideceram com essa questão de autoridade, entenderam muito mal essa questão de ser cabeça, “Porque o marido é o kefalé da mulher, como também Cristo é o kefalé da igreja, sendo este mesmo salvador do corpo…”

    O conceito de kefalé tem a conotação de pertencimento, associação e conexão. Uma cabeça não é nada sem o corpo e vice-versa. Além disso, a cabeça e o corpo têm afinidade e fazem parte da mesma unidade (veja Colossenses 2:19). Como ilustração, Suzanne McCarthy afirma que podemos dizer que um homem é o dono de um cachorro, mas não podemos dizer que um homem é a cabeça de um cachorro. O homem não é do mesmo gênero ou espécie que o cachorro. Dizer que um homem é a cabeça de um cachorro simplesmente não é correto porque homens e cães são diferentes. O marido e a esposa, no entanto, não são apenas da mesma espécie, mas essencialmente são iguais. Afinidade e igualdade significam que o marido pode ser o kefalé da esposa no sentido metafórico grego da palavra. Este sentido da palavra teria sido entendido pela audiência greco-romana de Paulo em Éfeso. Kefale tbm significa ponto de origem.

    Na bíblia não existe nenhuma informação que o homem deve governar a esposa, à lidera-la como se fosse um ser incapaz de tomar decisões. Muitos pastores chegam até afirmar que é essa suposta liderança é que santifica a mulher, entretanto, entendemos pela palavra de Deus que no matrimônio a mulher deveria ser tratada como igual já que se torna uma SÓ CARNE com seu marido, e não como é exposto de um LIDER (HOMEM) e um subalterno (MULHER).

    Tragicamente, a Igreja tem sido enfaixada e de certa forma enganada pela cultura do patriarcado e do privilégio masculino, e tem sido terrivelmente lenta em perceber que a idéia do evangelho é a verdadeira igualdade.

  2. Quando vocês vão ter uma discussão honesta? Sempre a mesma história, para algumas coisas vocês cristãos levam em conta o contexto histórico para outras o rigor da literalidade do texto bíblico. Coisas absurdas que existem na bíblia, como a escravidão ou o genocídio de povos inteiros (Dt 2:34, Nm 31:14), ou esses textos que ordenam as mulheres a ficarem caladas (1 Co 14:34, 1 Ti 2:11) são justificados com a atenuante do contexto histórico, mas outros temas como a homossexualidade são tratados com o rigor da literalidade. Porque? Quem decide o que deve ser visto como literal ou histórico?

    Não podemos fazer vista grossa para um determinado texto bíblico atenuando-o pelo contexto histórico e para outro utilizar o rigor da literalidade textual. Qual é o critério?

    1. Daí para isso a “cultura atual” é válida! Mas não é válida para atualidade de valores, por exemplo: pagamos para escola dos filhos, empregada doméstica, transporte escolar e urbano, pagamos para morar (seja aluguel ou IPTU), pagamos seguros de carro e casa, pagamos plano de saúde, etc, etc, etc…… e o dízimo são os 10% de seus ganhos. Oi????? Vamos atualizar a “cultura atual” para TODOS, quem sabe????

  3. Mais ainda, igual por completo ao homem. É uma só carne. Cabeca näo é questäo de autoridade é “Kefale” que tem sentido de origem, principio. Questäo do homem entregar sua propia vida pela Mulher. Inclusive näo existe o termo de alguém seja cabeca do lar.

    1. Quando Jesus ressuscitou foi, primeiramente ,visto por mulheres.
      E foram elas quem falaram para os demais discípulos.
      Jesus fez assim para que as mulheres pudessem falar.
      E a calça do homem que a mulher nao pode usar e a cueca.
      Homem na época de Jesus usava vestido.
      Eles usavam um pano como cueca.
      Não poderia usar para não pegar doenças.

      1. Quando Jesus ressuscitou foi, primeiramente ,visto por mulheres.
        E foram elas quem falaram para os demais discípulos.
        Jesus fez assim para que as mulheres pudessem falar.
        E a calça do homem que a mulher nao pode usar e a cueca.
        Homem na época de Jesus usava vestido.
        Eles usavam um pano como cueca.
        Não poderia usar para não pegar doenças.

        Deus Fez muitas leis que devem ser respeitadas.
        Porém como a lei do sábado Ele deu autorização para o homem.
        Fazer algo quando necessário.Deus tem misericórdia de quem Ele quer ter.
        Mesmo que este alguém,não está de acordo com suas Leis.

        Então,Deus Criou as leis e pode eventualmente,em alguns casos afrouxa las.
        Pois Ele manda nas Leis .
        E maior que elas.
        Mulher não desvelar nem pregar,a menos que Deus o Permita.
        Dando -lhe O Espírito de Pastora.

  4. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’

    23 Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!
    Mateus 7:22-23
    Bom refletir, a Bíblia, não é u, livro de história, não foi forjada por homens e sim por Deus.

  5. Quando á bíblia fala de coisas contraditórias os ‘anjos guardões da palavra’ se desculpam em cultura de época. a bíblia está sendo reescrita por várias versões pra se adaptar aos dias de hoje. Está sendo modificada mesmo. Aliás se a uma verdade é única porque existem versões de verdade?Versão é contradição pura.

    1. Quando é de interesse o que está escrito na bíblia representa a cultura da época, quando não,o que está escrito na bíblia têm que ser seguido a risca.Se numa parte está escrito que mulher não pode pregar na igreja e na outra parte está escrito que mulher pode pregar então há sim controvérsias,ou pode ou não pode.

  6. Eu nunca vi tantas distorções da Palavra de Deus.

    Não era costume de época coisa nenhuma, pare de distorcer as Escrituras.
    === Veja o que o apóstolo Paulo fala ===
    “34 As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. 36 Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? 37 Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.” ( I Coríntios 14: 34-37 ).
    NO VERSO 37 ELE DIZ: SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR, não costume coisa nenhuma.

    Vamos para prática! Me mostre um só versículo uma mulher pregando ou ensinando num culto público, dentro de um templo, sinagoga ou santuário, no Velho ou no Novo testamento.
    sabe quando você irá achar? É NUNCA.

    Outra coisa: Me mostra na Bíblia uma só mulher:
    Dando a Santa Ceia;
    Batizando alguém nas águas;
    Ungindo homens com óleo da unção;
    Dirigindo uma igreja, etc.

    Para finalizar: em I Coríntios 11:5 fala da mulher: ora e profetiza . Vai a pergunta:
    QUEM ORA ESTÁ PREGANDO OU ENSINANDO?
    QUEM PROFETIZA DE VERDADE, A PESSOA FALA DE SI MESMA OU É DEUS QUE FALA ATRAVÉS DA PESSOAS????????
    Tem razão, vocês tem que distorcer as Escrituras para dar apoio a um erro que a própria líder de vocês cometeu sendo mestra para ensinar homens (proibido pela Bíblia Sagrada) I Timóteo 2:11-12.

    Me mostre um só versículo na prática e sem arrodeio uma mulher pregando ou ensinando no Velho ou no Novo Testamento, dentro de um templo, sinagoga ou santuário, num culto público.
    NÃO VAI ACHAR É NUNCA.

    Pare de distorcer as Escrituras Sagrada, é por causa de um ensino desse distorcendo as Escrituras Sagradas que está essa confusão nas igrejas de hoje.

    1. Se vocês que vem aqui só pra criticar e darem um super estudiosos da Bíblia, ofenderem os Adventistas, façam o seguinte: não entrem na página, fiquei na sua. Se vocês acham que são o dono da verdade, fique e fale lá no seu púlpito. Fale lá pra suas esposas e filhas, não aqui na página. Se vcs acham que os Adventistas são hereges por que visitar esta página? Visita as que vocês acham que são de Deus e cada um fica na sua.

      1. Pastor Leandro Quadros, eu frequentava a Assembleia de Deus ( não sou da Assembleia, sou de Cristo. ) Seguem dogmas de homens, falam que guardam as doutrinas, mas são doutrinas de homens, doutrinas sem base bíblica. Todos que não seguem essas doutrinas ( sem base bíbliica ) são chamados de hereges. Que não respeitam os “líderes” que vai pagar preço, que Deus vai jogar no inferno. Querem meter medo, graças a Deus passei a estudar, com os Adventistas e também com os Presbiterianos, especialmente, Hernandes Dias Lopes. Acompanho os adventistas pela TV e redes sociais. Como tem me ajudado, na Assembleia não pode nem ficar triste porque já dizem que não confia em Deus. Me sinto humana, aprendo muito com os Adventistas, amo a vida de vocês, amo os estudos que chegam na minha casa e celular. Amo os programas, vejo em vocês Cristo, não manipulação, inferno, dogmas de homens, vejo paz, vejo Cristo.♥️

    2. Boa noite irmão, concordo com você , há uma diferença entre evangelizar, ensinar, exortar e “Pregar em Púlpito”. Para mim, está muito claro que em funções distintas mulheres diferem dos homens, e em semelhança no evangelho, ou seja, igualam-se em evangelizar, ensinar, exortar….porém SÓ AO HOMEM É DADO SUBIR COMO LÍDER DE CONGREGAÇÃO, OU SEJA, PRESBÍTERO.Entendo que quem segue, professa a fé em que uma mulher criou as bases fundamentais será difícil e até mesmo impossível aceitar esta verdade bíblica. Só posso dizer para praticar a coisa mais simples que as escrituras nos exorta à fazer: “Peça sabedoria à Deus que ele o dará, para distinguir sofismas (verdades aparentes) da VERDADE”, ÚNICA E INDISSOLÚVEL. Não devemos sair por aí com o pressuposto que o tempo é outro, os costumes e tal pois”DEUS …É O MESMO DE ONTEM, HOJE E AMANHÔ, imutável sem variação ou sombras de dúvidas. Fiquem na Paz.

    3. Pastor Romário está com toda razão, pois as Escrituras Sagradas é para ser entendida e não interpretada como fazem muitas denominações Cristãs no mundo. Tando o Judaísmo Messiânico e o Judaísmo Nazareno afirmam que a mulher não podem pregar em público. Vai na Bíblia!

  7. Como discípula toda mulher tem da parte de Deus uma autoridade para levar adiante o evangelho, mas nas assembleias onde têm também os homens , para eles está reservado esse papel de ensinar,.Para todos os casos há distinções do que é para homem e do que é para mulher, na sociedade ou melhor dizendo no mundo não respeitam quase isso, mas na obra de Deus é com decência e ordem que tudo é regido, por isso” As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.1 Coríntios 14:34,35 ” A voz da mulher não pode sobrepor a do marido lhe abafando a autoridade, não se trata de uma lei que ficou perdida bem lá pra aqueles tempos, mas de um principio que decorre desde o Gênesis 2:18 de que a mulher é ajudadora e o marido com funções de líder recebe a ajuda dela, então se desde os tempos apostólicos houve essa decisão que o ensino na congregação ficaria por parte do homem (via de regra) , essa palavra de Deus entregue a igreja da graça não se modificou com o passar tempo, apenas alguns querem ver isso mudado. Oro para que o Espírito Santo vos ilumine.

  8. Muito se fala sobre a mulher pregar em público . Alguns acham que seja rebeldia da mulher falar em público. Aí fico pensando em algumas questões: Muitas mulheres levam o sustento pra casa além de cumprir com os afazeres domésticos. Então analisando biblicamente os maridos estão errados pois quem deve sustentar casa é função dos homens . Em segundo lugar como ficaria o ide de Jesus ? Terceiro na evangelização mundial onde o maior objetivo é salvar almas do inferno qual é a importância de ser uma mulher que está levando a palavra ? Levando em consideração que o espírito santo de Deus que nos usa ? Acho que enquanto a igreja ficar discutindo quem pode preparou não perdemos a noção de o que realmente importa salvar vidas . Muitas das coisas que tem na Bíblia foram para o contexto da época . E penso que a partir de mim quando prego não penso ser melhor do que ninguém mas simplesmente estou entregando a palavra que Deus colocou na meu coração .

  9. Eu penso como você, Leandro, mas determinadas igrejas argumentam que, no princípio, Eva foi a culpada e não Adão, e a mulher era inferiorizada por isso, já que não falava no púlpito, mas tinha a sua importância de pregação – fora do púlpito – como as mulheres Testemunhas de Jeová, por exemplo. Mas, na minha opinião, existem mulheres mais preparadas do que muitos líderes religiosos e machistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes