Como entender Efésios 4:8 e 9 onde menciona que Jesus ‘levou cativo o cativeiro’. Esse cativeiro seria o inferno?

Como entender Efésios 4:8 e 9 onde menciona que Jesus ‘levou cativo o cativeiro’. Esse cativeiro seria o inferno?

Vamos, então, ao texto bíblico citado por nosso ouvinte. Efésios 4:8 e 9: ‘Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra’

‘Ás partes inferiores da terra’ . Esta frase pode ser entendida como se referindo tanto para a própria terra quanto para o ‘inferno’ (hades ‘ sepultura) aonde o corpo de Cristo é descrito como tendo ido por ocasião da sua morte (Atos 2:31).

Entender a passagem como se referindo ao ‘inferno’ (sepultura), faz com que a passagem fale especificamente a respeito da morte e sepultamento de Cristo. Foi esta humilhação de Cristo que o levou a Sua exaltação (Filipenses 2:5-11).

Ao participar de tal experiência em sua vida, Jesus Cristo tornou-se um Sumo Sacerdote eficaz e conhecedor de todas as fraquezas da vida humana, até mesma a própria morte (Hebreus 2:14-18 e 7:25-27)

Esse mesmo Jesus que neste mundo viveu, e morreu não continua morto. Ele ressuscitou. Mas você sabia que ele não ressuscitou sozinho da morte? Mateus 27:50 a 53 relata: ‘E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.’

O que Efésios está dizendo é que quando Jesus ascendeu aos céus Ele levou para o céu com ele um grupo de pessoas ressuscitadas com Ele. Ele levou as pessoas que estavam no cativeiro da morte, cativas (isto é, redimidas) com Ele (longe do poder de Satanás) para o reino de Seu Pai. Foi uma pequena amostra da eficácia de seu sacrifício.

Um dia por ocasião de sua Segunda Vinda todos aqueles que creram nEle irão também ressurgir da tumba para serem revestidos da imortalidade.

Gostou? Compartilhe com quem precisa deste conhecimento:
error17
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20
Anterior A mudança de paradigmas sobre a Antropologia Humana
Próximo Doenças psicossomáticas: as doenças da alma

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 788 posts

YouTuber e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "En La Mira de La Verdad", na Rede Novo Tempo.

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 14 Comentários

“Adventista? Jamais”

Um internauta com o pseudônimo “Adventista? Jamais” fez a seguinte afirmação: “Você diz usar a Bíblia como sua única regra de fé pratica não é? Então me mostre onde está escrito NA

Apologética Cristã 44 Comentários

Cristianismo e socialismo

Por Davi Caldas (Reação Adventista) Uma jovem nos procurou inbox, não tem muito tempo, perguntando por que um cristão não pode ser socialista. Após respondermos ela afirmou: “Não sou adepta

Apologética Cristã 0 Comentários

Como ajudar quem está pensando em suicídio?

Dez dicas importantes para ajudar quem pensa em suicídio. 1. É preciso que leve essa pessoa a um médico psiquiatra urgentemente a fim de receber dele orientações sobre o tratamento

4 Comentários

  1. solange Pires
    maio 16, 06:39 Resposta

    Há um misterio muito maior Francisco Pereira, entre as horas que Jesus passou na cruz, quando os discipulos viram a ascenção de Jesus, ele já havia ressuscitado… muita coisa acontecer que não foram visto pelos olhos humanos e sim no mundo espiritual…

  2. Francisco Pereira y
    março 22, 18:04 Resposta

    Nada a ver essa resposta, jesus levou pessoas com ele? A mentiroso e como fica atos dos APÓSTOLOS? Só jesus subiu na presença dos APÓSTOLOS será se e tão difícil entender?

  3. Adilson de Paula
    janeiro 02, 00:47 Resposta

    Ninguém subiu ao céu era um questionamento meu. Inclusive enviei essa dúvida para o mira da verdade. Muito obrigado Pastor. Deus te abençoe.

Deixe seu Comentário