Confiando em mentiras

Confiando em mentiras

“Escute, Hananias! O Senhor não o enviou, mas assim mesmo você persuadiu esta nação a confiar em mentiras” (Jr 28:15, NVI).

Logo veio a resposta sobre quem estava certo, entre Jeremias e Hananias. Jeremias 28:16, 17 narra o fim do falso profeta, que foi exatamente o que o verdadeiro disse que seria.

Embora Hananias tenha morrido, já havia causado dano à nação. Suas obras, em certo sentido, o seguiram. Ele fez o povo “confiar em mentiras”. O verbo hebraico é hifil, uma forma causativa do verbo “confiar”. Ele fez o povo confiar em mentiras, não no sentido de forçá-los fisicamente a fazer isso, mas por meio do engano. Embora o Senhor não o tivesse enviado, ele falou em nome do Senhor, o que tinha um peso muito grande em Judá. Além disso, a mensagem de “graça”, “livramento” e “redenção” dada por Hananias certamente era algo que o povo desejava ouvir, considerando a grande ameaça que Babilônia representava para a nação. Porém, aquele era um falso “evangelho”, uma falsa mensagem de salvação que o Senhor não havia concedido ao povo. Portanto, num tempo em que as pessoas precisavam ouvir as palavras de Jeremias e a mensagem de redenção que ele trazia, deram ouvidos às palavras de Hananias, e isso só tornou a miséria delas ainda pior.

O que os versos seguintes têm em comum com Jeremias 28:15? 2Tm 4:3, 4 e 2Ts 2:10-12

As coisas não são diferentes hoje: estamos num grande conflito, numa batalha pela posse do coração e da mente de bilhões de pessoas no mundo. Satanás está trabalhando intensamente para levar o maior número possível de pessoas a “confiar em mentiras”, e essas mentiras podem vir em muitos disfarces e formas, embora sejam sempre mentiras. Pelo fato de Jesus ter dito “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6), as mentiras de Satanás podem ser a respeito de qualquer coisa, desde que não contenham a verdade.

Faça do batismo desta semana uma festa espiritual de gratidão e louvor a Deus. Receba as pessoas com muito amor e carinho.

Anterior O propósito da disciplina
Próximo A Natureza Humana de Cristo

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 713 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Crônicas para a Alma 7 Comentários

Algumas diferenças entre o ateu e o “à toa”

INTRODUÇÃO Ao ler o título desse post você pode estar pensando que me proponho a refutar os ateus. Porém, no momento esse não é esse o caso. Meu propósito é

Apologética Cristã 5 Comentários

Expiação de Jesus e juízo investigativo

“Como se poderia conciliar a passagem de Hebreus 9, que afirma que Jesus ofereceu um sacrifício para sempre, com a doutrina do juízo investigativo iniciado em 1844?” Vejamos o que

Apologética Cristã 0 Comentários

A Bíblia é inspirada? O que isso significa?

“Alguns dizem que a palavra “inspiração” não é bíblica. É verdade? Está correta a tradução de 2 Timóteo 3:16?”

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comente este artigo!