Existem Almas Debaixo do Altar? – Apocalipse 6:9

Existem Almas Debaixo do Altar? – Apocalipse 6:9

“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da Palavra de Deus e por amor do testemunho que deram”.

“O altar apresentado no quadro profético era provavelmente reminiscências do altar de bronze do santuário dos hebreus, e os mártires podem ser lembrados como sacrifícios apresentados a Deus. Como o sangue das vítimas era derramado na base do altar, e a vida da carne está no sangue, assim as almas daqueles que foram martirizados são comparadas como estando debaixo do altar” (Comentário Bíblico Adventista, Apocalipse 6:9).

“O altar corresponde nesta liturgia celeste ao altar dos holocaustos (1Reis 8:64). Os mártires, testemunhas da Palavra, são associados à imolação de seu Mestre (Filipenses 2:7). Segundo a concepção bíblica e oriental, a vida reside no sangue. Aqui as vidas dos mártires estão ‘escorrendo’ para a base do altar celeste onde se consumam os seus sacrifícios cruentos (Levíticos 4:7)” (A Bíblia de Jerusalém, Apocalipse 6:9).

As “almas debaixo do altar”, apresentadas por João nesta passagem, são uma representação simbólica aos filhos de Deus, que foram martirizados na Idade Média por causa do Evangelho. O sangue ou a vida que seus perseguidores derramaram simbolicamente clama a Deus pedindo vingança, a exemplo do sangue de Abel, em Gênesis 4:10, que clamava a Deus. Se o altar do sacrifício estava sobre a terra, e as almas são representadas como estando debaixo do altar do sacrifício, consequentemente não eram almas que estavam no Céu.

O que deixa a muitos leitores perplexos nesta passagem é o conceito popular, mas antiescriturístico, da palavra alma – uma essência imaterial, invisível e imortal que existe no homem. O conhecimento da palavra no original hebraico e grego jamais admite tal definição. Dentre seus múltiplos significados, se destacam também os de vida e pessoa. Este é o caso de Apocalipse 6:9, onde as “almas de baixo do altar” simbolizam pessoas, isto é, os mártires, sendo altar simbólico de sacrifício ou martírio. Seria um disparate indescritível a aceitação literal de que essas almas estivessem presas, debaixo de um altar no Céu. Se aceitássemos o relato como real, essas almas no Céu, e os seus ímpios perseguidores no inferno, segundo a crença popular, qual a razão de clamarem ainda por vingança, já que os seus torturadores estavam pagando seu merecido castigo?

Esta passagem traz uma mensagem de conforto para os que sofreram, sofrem e sofrerão por Cristo: o cuidado incessante de Deus em favor dos que aceitaram o Seu plano de salvação. Muitos não podem compreender por que Deus permite que alguns de Seus filhos fiéis sejam maltratados pelos ímpios. Embora o procedimento divino, por vezes, esteja além de nossa limitada compreensão, de uma coisa podemos ter certeza: Deus fará justiça dando o galardão aos fiéis e deixando que os ímpios sejam destruídos.

No capítulo seis de Apocalipse, João apresenta uma profecia dos acontecimentos que se realizariam durante a era cristã.

A referência às “almas debaixo do altar”, do verso 9, relaciona-se com a época da Reforma. Tanto a história secular quanto a sagrada nos informam que milhares e milhares dos chamados hereges foram barbaramente massacrados e mortos por todos os meios imagináveis. Felizmente, este estado de coisas teve o seu fim, com o protesto dos príncipes na Dieta de Spira, em 1529, e o incremento da Reforma através de toda a Europa. O contexto geral das Escrituras nos impede de tomar esta passagem em seu sentido literal, pois, se assim fosse, teríamos de aceitar a morte e o inferno cavalgando um cavalo literal através da Terra.

 

Livro: Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, de Pedro Apolinário.

Gostou? Compartilhe com quem precisa deste conhecimento:
error17
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20
Anterior Acesso direto a Deus?
Próximo Você sabe por que hoje é feriado?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 791 posts

YouTuber e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "En La Mira de La Verdad", na Rede Novo Tempo.

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Bons Debates 1Comentários

Pequenas Perguntas, Grandes Lições (parte 2)

Por Azenilto G. Brito – Ministério Sola Scriptura Site: http://www.c-224.com/id39.html   INTRODUÇÃO Por causa da criatividade dos críticos, Azenilto Brito continuará ampliando suas perguntas apologéticas por se tratar de um recurso

Apologética Cristã 2 Comentários

Resposta para um ateu: Deus existe? Preciso de provas!

Um ateu pergunta: “É verdade que existe um ser superior? Ou a humanidade apenas o inventou para não ficar sem explicação sobre sua existência? Se existe, preciso de provas.” Tenho

Apologética Cristã 11 Comentários

“Eu cria na Imortalidade da Alma!”

“Se as pessoas que morreram em Cristo já estão no Céu, então qual a necessidade da ressurreição? Por que elas precisariam deixar o Céu, voltar para o corpo sepultado, ressuscitar

8 Comentários

  1. Ciro N. da Silva
    março 29, 09:29 Resposta

    A paz do Senhor Jesus seja com todos vocês.
    A alma , não é o corpo físico e nem o espírito, ela é a nossa memória, o nosso intelecto, a reunião das nossas faculdades humanas, a expressão de João, é que a memória dos mártires esta guardada com Deus, não é o corpo e nem o espírito, usando o sangue de figurativo, por causa da liturgia da época, quando o sangue dos sacrifícios escorriam, por debaixo do altar. Lembrando que o sangue representa a vida para os escritores da época no sentido de alma, e para alguns escritores considerava se literalmente sangue=alma .
    Portanto leiam o parágrafo inteiro, lembrados q João estava tendo uma visão e expressando com os conhecimentos que tinha da época dele, mas envolvido com os ensinos de Jesus.

  2. Crismacleiton
    setembro 04, 16:32 Resposta

    Bom estudo porém precisa de algumas correções no mas graça e paz

  3. Assis
    abril 27, 12:47 Resposta

    Boa tarde
    O espirito que dorme mais o corpo ou só o corpo que dorme no pó da terra?
    E o rico e o lazaro historia verídica contada por Deus
    O ladrão na cruz não foi pro paraíso?
    E paulo que diz presentes no corpo ausentes de Deus, ausente do corpo presente com Deus
    João 5:24
    Em verdade, em verdade vos asseguro: quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

    • Ciro.N.Silva
      março 29, 01:02 Resposta

      Cegos porquê?
      E o quê a “catedral” tem a ver com esse assunto?

  4. Sergio
    julho 24, 23:01 Resposta

    Olá! Gostei muito do seu artigo, parabéns!

Deixe seu Comentário