Existem Almas Debaixo do Altar? – Apocalipse 6:9
“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da Palavra de Deus e por amor do testemunho que deram”.
“O altar apresentado no quadro profético era provavelmente reminiscências do altar de bronze do santuário dos hebreus, e os mártires podem ser lembrados como sacrifícios apresentados a Deus. Como o sangue das vítimas era derramado na base do altar, e a vida da carne está no sangue, assim as almas daqueles que foram martirizados são comparadas como estando debaixo do altar” (Comentário Bíblico Adventista, Apocalipse 6:9).
“O altar corresponde nesta liturgia celeste ao altar dos holocaustos (1Reis 8:64). Os mártires, testemunhas da Palavra, são associados à imolação de seu Mestre (Filipenses 2:7). Segundo a concepção bíblica e oriental, a vida reside no sangue. Aqui as vidas dos mártires estão ‘escorrendo’ para a base do altar celeste onde se consumam os seus sacrifícios cruentos (Levíticos 4:7)” (A Bíblia de Jerusalém, Apocalipse 6:9).
As “almas debaixo do altar”, apresentadas por João nesta passagem, são uma representação simbólica aos filhos de Deus, que foram martirizados na Idade Média por causa do Evangelho. O sangue ou a vida que seus perseguidores derramaram simbolicamente clama a Deus pedindo vingança, a exemplo do sangue de Abel, em Gênesis 4:10, que clamava a Deus. Se o altar do sacrifício estava sobre a terra, e as almas são representadas como estando debaixo do altar do sacrifício, consequentemente não eram almas que estavam no Céu.
O que deixa a muitos leitores perplexos nesta passagem é o conceito popular, mas antiescriturístico, da palavra alma – uma essência imaterial, invisível e imortal que existe no homem. O conhecimento da palavra no original hebraico e grego jamais admite tal definição. Dentre seus múltiplos significados, se destacam também os de vida e pessoa. Este é o caso de Apocalipse 6:9, onde as “almas de baixo do altar” simbolizam pessoas, isto é, os mártires, sendo altar simbólico de sacrifício ou martírio. Seria um disparate indescritível a aceitação literal de que essas almas estivessem presas, debaixo de um altar no Céu. Se aceitássemos o relato como real, essas almas no Céu, e os seus ímpios perseguidores no inferno, segundo a crença popular, qual a razão de clamarem ainda por vingança, já que os seus torturadores estavam pagando seu merecido castigo?
Esta passagem traz uma mensagem de conforto para os que sofreram, sofrem e sofrerão por Cristo: o cuidado incessante de Deus em favor dos que aceitaram o Seu plano de salvação. Muitos não podem compreender por que Deus permite que alguns de Seus filhos fiéis sejam maltratados pelos ímpios. Embora o procedimento divino, por vezes, esteja além de nossa limitada compreensão, de uma coisa podemos ter certeza: Deus fará justiça dando o galardão aos fiéis e deixando que os ímpios sejam destruídos.
No capítulo seis de Apocalipse, João apresenta uma profecia dos acontecimentos que se realizariam durante a era cristã.
A referência às “almas debaixo do altar”, do verso 9, relaciona-se com a época da Reforma. Tanto a história secular quanto a sagrada nos informam que milhares e milhares dos chamados hereges foram barbaramente massacrados e mortos por todos os meios imagináveis. Felizmente, este estado de coisas teve o seu fim, com o protesto dos príncipes na Dieta de Spira, em 1529, e o incremento da Reforma através de toda a Europa. O contexto geral das Escrituras nos impede de tomar esta passagem em seu sentido literal, pois, se assim fosse, teríamos de aceitar a morte e o inferno cavalgando um cavalo literal através da Terra.
Livro: Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, de Pedro Apolinário.
Sobre o autor
Veja também
Por que alguns evangélicos consideram a Igreja Adventista do Sétimo Dia uma seita não cristã?
Destacados eruditos evangélicos têm reconhecido a Igreja Adventista do Sétimo Dia como uma denominação genuinamente cristã. Podem ser mencionados, por exemplo, o presbiteriano Donald G. Barnhouse, o batista Walter R.
Josué 1:1 e 2 nega a ressurreição de Moisés?
A análise anterior revela que a argumentação de Elias Soares em torno de Josué 1:1-2, para negar a ressurreição de Moisés, é totalmente infundada1. Ele alega que no hebraico, ao
A Bíblia é inspirada? O que isso significa?
“Alguns dizem que a palavra “inspiração” não é bíblica. É verdade? Está correta a tradução de 2 Timóteo 3:16?” “Alguns dizem que a palavra “inspiração” não é bíblica. É verdade?
8 Comentários
Santos Católicos: 13 Razões Para Não Venerarmos - Leandro Quadros
abril 18, 21:20[…] De fato, Apocalipse 6:9 parece contradizer os textos acima. Todavia, elaborei uma resposta contextual sobre esse verso. Se quiser, clique aqui para vê-la. […]
Ciro N. da Silva
março 29, 09:29A paz do Senhor Jesus seja com todos vocês.
A alma , não é o corpo físico e nem o espírito, ela é a nossa memória, o nosso intelecto, a reunião das nossas faculdades humanas, a expressão de João, é que a memória dos mártires esta guardada com Deus, não é o corpo e nem o espírito, usando o sangue de figurativo, por causa da liturgia da época, quando o sangue dos sacrifícios escorriam, por debaixo do altar. Lembrando que o sangue representa a vida para os escritores da época no sentido de alma, e para alguns escritores considerava se literalmente sangue=alma .
Portanto leiam o parágrafo inteiro, lembrados q João estava tendo uma visão e expressando com os conhecimentos que tinha da época dele, mas envolvido com os ensinos de Jesus.
Crismacleiton
setembro 04, 16:32Bom estudo porém precisa de algumas correções no mas graça e paz
Assis
abril 27, 12:47Boa tarde
O espirito que dorme mais o corpo ou só o corpo que dorme no pó da terra?
E o rico e o lazaro historia verídica contada por Deus
O ladrão na cruz não foi pro paraíso?
E paulo que diz presentes no corpo ausentes de Deus, ausente do corpo presente com Deus
João 5:24
Em verdade, em verdade vos asseguro: quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
Célia
abril 23, 21:01https://padrepauloricardo.org/episodios/mors-et-vita-duelo
Vocês são cegos, guiando outro cegos.
Ciro.N.Silva
março 29, 01:02Cegos porquê?
E o quê a “catedral” tem a ver com esse assunto?
Adair Da Silva Ribeiro
outubro 30, 05:03Muito bom gostei muito me esclareceu a minha duvid. Deus abençoe muito
Sergio
julho 24, 23:01Olá! Gostei muito do seu artigo, parabéns!