Existiram os “Nefilins”?

Existiram os “Nefilins”?

Vamos ler o texto bíblico em que estes Nefilins são citados  :

Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos. Gênesis 6:4

Algumas traduções trazem o termo Nefilins como “gigantes”. A pergunta do leitor se refere a registro fóssil e podemos dizer que não há evidência fóssil destes gigantes. Não há uma descoberta, ou qualquer achado que possamos ligar com este texto. Existe muita especulação que até rendeu uma série no History Channel com o nome “Em Busca de Gigantes”. Esta especulação até inspira nossa imaginação, mas não podemos dizer que estes fósseis existem e nem que foram encontrados.
Antes do dilúvio a Terra era bem diferente. Pelo registro fóssil vemos que existia uma mega-fauna e uma mega-flora. Sabemos que as condições climáticas, relevo, alimentação e outros fatores eram totalmente diferentes. Levando em consideração todas as informações que dispomos do período ante-diluviano sabemos que os seres humanos eram diferentes. Viviam mais e com certeza eram maiores. Porém, não temos em mãos este registro fóssil humano.
O termo Nefilim vem do hebraico ?????? ????? que significa desertores, caídos, derrubados, porém tal termo é uma variação do termo ?????, uma forma causativa do verbo nafál ou nefal (cair, queda, derrubar, cortar). Ou seja, refere-se a ideia de dividido, falho, queda, perdido, mentiroso, desertor. Literalmente os que fazem os outros cair ou mentir.
Esta passagem traz muita controvérsia. Se lermos os primeiros versículos encontramos alguns versos que podem complicar a nossa interpretação.

Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas,os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas e escolheram para si aquelas que lhes agradaram.Então disse o Senhor: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; e ele só viverá cento e vinte anos”.Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos.O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.Gênesis 6:1-5

Alguns, erradamente alegam que os “filhos de Deus” eram anjos caídos (demônios), os quais se relacionaram com fêmeas humanas e/ ou habitaram os corpos de machos humanos para então se relacionar com as fêmeas humanas. Essa união deu origem a filhos, os Nefilins, os quais eram “os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama” (Gênesis 6:4).

Os “filhos de Deus” não poderiam ser anjos, porque anjos são seres espirituais (Hb 1:14) e não têm relações sexuais (Mt 22:30; Mc 12:25; Lc 20:34-36). Se estudarmos o contexto (os capítulos próximos) de Gênesis 6, veremos que os “filhos de Deus” eram os descendentes de Sete, fiéis a Deus (Gn 5) e as “filhas dos homens” eram descendentes de Caim, rebeldes contra Deus (Gn 4:1-24). Depois que houve essa união entre os dois grupos, que foi reprovada por Deus, apenas Noé e sua família permaneceram leais a Deus (Gn 6:8-10).

Se os homens ante-diluvianos eram maiores, estes Neflins deviam ser maiores ainda. Aguçando ainda mais nossa imaginação. De acordo com as lendas hebraicas (O livro de Enoque e outros livros não bíblicos), eles eram uma raça de gigantes e “super-heróis” que fizeram atos de maldade.

Tudo o que a Bíblia diz diretamente sobre eles é que eles eram “os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama” (Gênesis 6:4). Os Nefilins não eram alienígenas, mas sim seres físicos e reais, produzidos da união entre os filhos de Deus e as filhas do homem (Gênesis 6:1-4). Devemos ter cuidado em não utilizar textos duvidosos, não canônicos para sustentar nossas explicações. Também devemos ter cuidado em não criar problemas teológicos com o restante das escrituras em nossas interpretações.

Existiram mais gigantes depois do dilúvio, como vemos em Gênesis 6:4 nos diz: “Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois…”. No entanto, é provável que foi em uma escala muito menor do que antes do dilúvio. Quando os israelitas espionaram a terra de Canaã, eles disseram a Moisés: “Também vimos ali gigantes, filhos de Enoque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.” No entanto, essa passagem não diz especificamente que eram os Nefilins de quem estavam falando, apenas que os espiões achavam que tinham visto Nefilins. É mais provável que os espiões testemunharam pessoas muito altas em Canaã e por engano acharam que eles eram Nefilins. (Josué 11:21-22; Deuteronômio 3:11; 1 Samuel capítulo 17).

Recomendamos um texto simples sobre o assunto :
http://www.perguntas.criacionismo.com.br/search?q=filhos+de+deus
Veja mais neste vídeo:

Post em parceria com Onze do Gênesis

Gostou? Compartilhe com quem precisa deste conhecimento:
error17
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20
Anterior Fósseis de crânios revelam: cérebro está encolhendo
Próximo Falsos argumentos contra o dízimo

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 786 posts

YouTuber e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "En La Mira de La Verdad", na Rede Novo Tempo.

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 0 Comentários

Quem ressuscitou a Jesus Cristo? (João 10:17, 18)

INTRODUÇÃO Um ouvinte do programa “Lições da Bíblia”, que apresento na Rádio Novo Tempo diariamente, disse que eu havia me equivocado em dizer que “Deus Pai ressuscitou a Cristo”. Afinal,

Apologética Cristã 1Comentários

O que a Bíblia diz sobre as experiências fora do corpo?

Alguns imortalistas citam a experiência de Paulo revelada aos coríntios para tentarem provar de alguma maneira que existe uma alma imortal presa dentro do nosso corpo. Veremos tal citação: “É

Apologética Cristã 4 Comentários

Lutero e a imortalidade da alma

“Assim como alguém que dorme e chega a manhã inesperadamente, quando acorda, sem saber o que aconteceu: assim nós nos ergueremos no último dia sem saber como chegamos a morte

10 Comentários

  1. juan natchayev
    maio 27, 17:02 Resposta

    esse assunto precisa ser mais aprofundado com todo respeito..nas minhas pesquisas pessoais o dilúvio foi um extermínio racial para preservar a linhagem humana que estava sendo corrompida pelos caídos afim de impedir a salvação do homem e impedir a vinda cristo. se acreditamos que anjos se materializam ao ponto de comer comida terrena como esta escrito em Genesis 18 (E tomou manteiga e leite, e a vitela que tinha preparado, e pôs tudo diante deles, e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e COMERAM). então isso quer dizer que se materializam em plena condição biológica HUMANA ao ponto que se quiserem podem ter relações sexuais..mais tarde em Genesis 19 observamos que a pratica sexual com anjos caidos era comum naquela época pois os anti-diluvianos acreditavam na obtencao de poderes esotéricos e conhecimentos de bruxarias (surgiram gigantes e os homens de fama da antiguidade) nunca vi filhos de cristãos com ímpios nascer gigantes e aberrações…. versiculo (E, antes que se deitassem, cercaram a casa os varões daquela cidade, os varões de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros. 5 E chamaram Ló e disseram-lhe: Onde estão os varões que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos. Então, saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si, e disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal. Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram varão; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for nos vossos olhos; somente nada façais a estes varões, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.)..anjos de deus nao deixaram sua habitacao..mas anjos caidos deixaram o seu lugar no ceu e governaram a terra nos tempos antes do dilúvio miscigenaram e geraram uma raça abominável que eram canibais, praticavam homossexualismo eram altos com 6 dedos nas mãos nos pés duas fileiras de dentes e de olhos azuis (alguma semelhança com o que os nazistas pretendiam fazer que era recriar a raça ariana?) a raça que eles acreditavam ser a mais poderosa por que no passado realmente foram, os anakins,arianos,atlantes, ou simplesmente filhos dos caídos os rephaims ou nephilins. por que nao existem evidencias ? quem disse que nao existe, elas existem mas todas as vezes que sao entregues a instituições evolucionistas darwinistas as provas ossadas e crânios simplesmente desaparecem, lembre que se a existência de gigantes for provada um dia toda a ciência e sua teoria evolutiva darwinista cairá por terra e provará que a bíblia esta correta e a bíblia e inimiga dessas instituições chamadas órgãos competentes.

  2. Moniqt
    outubro 05, 20:48 Resposta

    Sobre Golias . Era ele um nefilins? E gigantes posteriores a ele que a bíblia relata que foram mortos pelo povo de Israel?

  3. Que interpretação tendenciosa! A bíblia sagrada deixa muito claro a existência dessa raça hibrida, fruto das relações de anjos que deixaram sua posição original ao cobiçarem e se relacionarem com as filhas dos homens. Em nenhum lugar do antigo testamento o termo filho (s) de Deus é aplicado a seres humanos. Filhos de Deus nas escrituras hebraicas eram anjos.

  4. liza Amaral
    outubro 26, 20:10 Resposta

    Boa noite…vejo sempre seus vídeos….e realmente ate hj nunca fiquei convencida 100% de nada. Vc sempre deixa …digamos…a desejar. No texto acima a bíblia diz que sobre os espias “vimos ali gigantes sobre a terra” e vc diz que eles acharam que viram gigantes sobre a terra….percebe? Isso é coisa sem significado em termos de salvação ..pq só Jesus nos salvs….contudo como eu disse. …seus comentários sempre deixam a desejar..

  5. euzair
    maio 08, 16:48 Resposta

    preciso entender mais sobre esse assunto muito importante

  6. Luiz Fernando
    maio 07, 22:08 Resposta

    Prezado Prof. Leandro Quadros

    Boa noite

    Como eu faço para adquirir o livro Imortalidade ou Ressurreição ?

    Um grande abraço

    Luiz

Deixe seu Comentário