Isaías 17 e a guerra na Síria
O conflito na Síria e a decisão dos Estados Unidos de atacar uma base militar no interior do país está despertando um intenso debate teológico sobre a ligação que estes acontecimentos podem ter com a Bíblia Sagrada.
Enquanto alguns encaram a crise atual como uma evidência das profecias bíblicas, outros condenam essa conexão como irresponsável.
Veja meu comentário aqui:
Profecia já cumprida
Embora a profecia bíblica declare que a cidade “se tornará um monte de ruínas”, alguns estudiosos afirmam que Damasco já foi destruída e que este versículo diz respeito a um ataque realizado por assírios em em 732 a.C.
Essa teoria é defendida por Hank Hanegraaff, apresentador do programa “Bible Answer Man”, que esclarece temas da Bíblia diariamente nos Estados Unidos e Canadá.
“Eles estão se baseando nas passagens de Isaías para explicar o que está acontecendo atualmente na Síria. Este é um exemplo clássico da imprensa da escatologia promovida por esses pastores, que parecem não conhecer a palavra de Deus e querer promover o sensacionalismo”, disse ele.
Hanegraaff defende que a profecia de Isaías 17 já foi cumprida há milhares de anos. “Se você olhar para o que a Bíblia realmente diz, é muito claro que o cumprimento da profecia também é relatado pelo texto bíblico. Se você olhar para Isaías 7, há uma permutação disso, e você poderá ver seu cumprimento no capítulo seguinte, em Isaías 8”.
Evidências históricas
A Dra. Candida Moss, professora de Novo Testamento e Cristianismo Primitivo na Universidade de Notre Dame, também observa que Damasco foi uma cidade repetidamente conquistada.
“Isaías viveu e escreveu no oitavo século antes de Cristo e estudiosos acreditam que a profecia original sobre a conquista de Damasco foi cumprida pelos assírios, em 732 a.C. Mas essa não foi a única vez que Damasco passou por conflitos”, disse Moss.
A especialista lembra que Damasco também foi conquistada por outros governantes, incluindo o rei babilônico Nabucodonosor e Alexandre, o Grande. Ela também explica que, no século 7 a.C., Damasco estava em meio a um cerco muçulmano liderado pelo general Khalid ibn al-Walid. Mais tarde, na virada do século 15, os exércitos turco-mongóis de Tamerlão a conquistaram, matando toda a sua população — que tiveram suas cabeças cortadas e incluídas numa torre construída por eles.
Fonte: Guiame
Sobre o autor
Veja também
Na transfiguração Jesus se encontrou com Moisés e Elias: como isso foi possível?
Qualquer tentativa de justificar a teoria espírita da reencarnação, com base no relato da transfiguração, está em direta oposição ao claro ensinamento bíblico de que “aos homens está ordenado morrerem
Resposta para um ateu: Deus existe? Preciso de provas!
Um ateu pergunta: “É verdade que existe um ser superior? Ou a humanidade apenas o inventou para não ficar sem explicação sobre sua existência? Se existe, preciso de provas.” Tenho
A habitação de Deus
Há alguma semelhança entre nós e o templo como habitação de Deus? Jesus, ao prometer o Espírito Santo, declarou que Ele moraria em seu povo: “ E eu rogarei ao
1 Comentário
Crismacleiton
novembro 26, 13:29Esses amodos irmãos não leem o contexto da bíblia é ficam criando heresias. Misericordia Jesus Cristo.